terça-feira, 5 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1045: Pedido ao Joaquim Mexia Alves (Pel Caç Nat 52) para ajudar a desvendar o passado (Beja Santos)

E-mail do Mário Beja Santos (ex-alf mil, comandante do Pel Caç Nat 52, Bambadinca e Missirá, 1968/70), datado de 30 de Agosto último:

Camaradas Luís e Joaquim:

Despedi-me do Pel Caç Nat 52 em Agosto de 70 e a partir daí só me interessei pelas pessoas e não pelo destino da unidade militar: era o mais terapêutico para quem estava a refazer a sua vida de alto a baixo.

Escrevi uma vez ao meu substituto, o Nelson Wahnon Reis (1), para lhe desejar as maiores felicidades, mesmo sabendo da existência de profundas tensões irreconciliáveis. Pelo blogue tive a felicidade de saber da existência do Joaquim Mexia Alves e de que o 52 fora para Mato de Cão em 72. Peço pois o favor de o Joaquim, dentro das suas possibilidades, me ajudar a ter uma ideia sobre a história do 52 entre 70 e 74: nos finais de 70, creio que o 52 foi para Fá e depois? Como é que chega a Mato de Cão? Porque é que se criou um destacamento em Mato de Cão (2), a guerrilha tornou-se intolerável?

Não consigo reconhecer o militar sentado na fotografia mas não me é estranho o rosto do soldado que está de pé. Há mais fotografias dessa época, nomes que partiram e nomes que chegaram? Agradeço toda a ajuda.

Outra coisa: o Joaquim que não se preocupe das datas que estão na bruma da memória. Creio que é profiláctico não nos recordarmos de toda a gente, nem de todas as circunstâncias dos eventos e respectivas datas. Há pessoas que não nos marcam a existência ou marcando ficam imprevistamente ao lado. Descubro agora nesta viagem ao diário de 26 meses que passei na Guiné que houve seres humanos com quem partilhei o sofrimento e pesadas responsabilidades que já não existem no meu coração. O fenómeno é seguramente natural, pois evoluímos transformando em matéria viva a aprendizagem do que amamos. E ponto final nesta conversa perfeitamente subjectiva. Abraços do Tigre.

__________

Notas de L.G.

(1) V. post de 4 de aGOSTO DE 2006 > Guiné 63/74 - P1024: Pel Caç Nat 52, destacamento de Mato Cão (Joaquim Mexia Alves)

(2) o Jorge Cabral assegura que o destacamento do Mato Cão foi inaugurado pelo Pel Caç Nat 63, "já após a minha saída (em meados de 1971)": vd. post de 4 de Agposto de 2 006 > Guiné 63/74 - P1028: O Pimbas que eu (mal) conheci (Jorge Cabral, Pel Caç Nat 63)

Por sua vez, o Joaquim Mexia Alves assevera que "o Pel Caç Nat 52 esteve largo tempo em Mato Cão, chegou comigo, salvo o erro, um mês ou dois antes do Natal de 72 e por lá foi ficando ao longo de 73": vd. post de 29 de Agosto de 2006 > Guiné 63/74 - P1039: O Pel Caç Nat 52 no Mato Cão (Joaquim Mexia Alves) .

Sem comentários: