terça-feira, 12 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1065: Recordações do Saltinho e do Xitole (David Guimarães)


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Saltinho > 2001 > O David J. Guimarães junto à ponte do Saltinho. Segundo o testemunho deste antigo combatente (1970/72), o Saltinho era um aquartelamento que ficava a 20 Km de Xitole na estrada para Aldeia Formosa (hoje, Quebo).
Em 2001 revisitou com amigos (inbcluindo o médico Dr. Vilar) os sítios por onde passou (Sector L1/Zona Leste).

Foto: © David J. Guimarães (2005)

Mensagem de David J. Guimarães (ex-furriel miliciano da CART 2716, aquartelada no Xitole, 1970/1972, e pertencente ao BART 2917, sedeado em Bambadinca) (e-mail com data de Agosto, que não posso precisar).

Luís e Paulo: Mais memórias e recordações....

O Polidoro Monteiro - na altura a que te referes - ainda Comandava o BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) pois que nós regressámos em Maio de 1972...

Quanto ao Paulo (1), creio bem que nos conhecemos, lá mesmo no Mato. O Saltinho foi uma Companhia que não teve problemas na altura da Comissão que fez - (1970/72) pois que esse Batalhão de Galomaro (2) foi enquadrar aquela zona de intervenção um mês antes de nós irmos para Bambadinca e por aí fora até ao Xitole...

Poderei dizer que quase todos os Furriéis desse batalhão andaram comigo na Recruta: de nomes lembro-me do Belarmino e do Moreira (este açoriano), que estavam no Saltinho, e do Barbosa, que estava em Galomaro, creio eu. Era um Furriel grandalhão que encontrei um dia no mato e ele gritou:
- Oh puito - olhei de imediato e sabia quem era, tantas vezes ele me tinha chamado por mim na sua língua de S. Miguel... Andou também na recruta comigo....

Os nomes passam, estes retive-os. Aliás, o Saltinho na circunstância e o Xitole eram companhias que se visitavam muitas vezes e eram o quebra-cabeças para quem vinha na coluna de Bambadinca ao Xitole e por vezes seguiam ao Saltinho (3)... Para nós, quando íamos ao Saltinho era dia de festa, embora o trajecto não fosse fácil: aquela estrada colonial era mesmo assim, charcos de água e cuidado não se vá enterrar uma viatura...

O Paulo diz lembrar-se da minha cara: era natural, e na altura decerto que convivemos. Mas os nomes passam e através das fotografias, um ou outro ainda ainda conseguimso reter as carinhas jovens. Enfim, o tempo... Ainda bem que encontro o Paulo agora... A história dele é curiosa, sim, eles tinham essa função de andar a acudir aqui e ali por aquela zona, muito provavelmente o que a CCAÇ 12 também também...

Uma coisa tenho a certeza: o Pel Caç Nat 53, como ele diz, era o pelotão dos Anjos da Guarda da CCAÇ do Saltinho... Pelo que me deram a conhecer, sei que no fim da Comissão em 1972 o Saltinho passou a ser um local bem de guerra e quem para lá foi a seguir comeu bem nos olhos. Sei que o Xitole esteve sempre na mesma como entre 1970 e 72: de vez enquando lá vinham os canhões saudá-los e os locais de emboscadas mantinham-se. Enfim, tudo se complicava para aquelas zonas...

Quanto ao Dr Vilar (Marques Vilar) (4), ele efectivamente é da Murtosa, trabalhou no Hospital de Aveiro e aposentou-se do Estado. Sei que tem consultório para aqueles lados: há dias estive com ele no convívio que tivemos da CART 2716 ...

Pronto - agora tipo professor - Luís procura o João Paulo Dinis da RDP - ele foi Furriel connosco de 70 -72 e fez programa de rádio lá - acho que era importante uma colaboração dele para sabermos o que se fazia de paz na guerra e para ele relatar o Programa das Forlças Armadas da Rádio - sei que ele esteve lá.... Bissau...

Um abraço ao Luís e outro ao Paulo: se me reconheceste na fotografia, melhor, estamos meios sintonizados - e a nossa Companhia aumenta e bem....

Como Vacas de Carvalho diz por aí, estou feliz agora com os meus amigos e sinto-me lá nos mesmos locais a conviver com eles, isso é que mais importa...

Um abraço, David Guimarães

__________

Nota de L.G.:

(1) Vd. os seguintes posts do Paulo Santiago, entre outros:

26 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P914: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (1): Bissau

29 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P923: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (2): Bambadinca


30 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P926: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (3): Saltinho e Contabane

5 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P938: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (4): branco com coração negro no Rio Corubal


12 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P955: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (5): O pesadelo da terrível emboscada de 17 de Abril de 1972


20 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P975: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (7): ainda as trágicas recordações do dia 17 de Abril de 1972


23 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P980: A tragédia do Quirafo (Parte I): o capitão-proveta Lourenço (Paulo Santiago)

25 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P986: A tragédia do Quirafo (Parte II): a ida premonitória à foz do Rio Cantoro (Paulo Santiago)

26 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P990: A tragédia do Quirafo (parte III): a fatídica segunda-feira, 17 de Abril de 1972 (Paulo Santiago)

28 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P1000: A tragédia do Quirafo (Parte IV): Spínola no Saltinho (Paulo Santiago)

(2) Vd. post de 25 de Julho de 2006 > > Guiné 63/74 - P985: CCAÇ 3490 (Saltinho), do BCAÇ 3872 (Galomaro, 1971/74)

(3) Vd. post de 20 de Maio de 2005 > Guiné 69/71 - XXII: O inferno das colunas logísticas na estrada Bambadinca-Xime-Xitole- Saltinho

(4) Médico do BART 2917, psiquiatra. Há tempos (há um mês e tal) o Paulo Santiago tinha-me dado notícias dele, a meu pedido:

"Hoje, à hora de almoço, ligou uma senhora aqui para casa a perguntar quem tinha
ligado para o consultório do Dr Vilar. Expliquei-lhe o motivo do meu telefonema
dizendo-me a Srª ser a esposa do Vilar, que tinha ido dar umas consultas a
Condeixa, e quando chegasse lhe transmitia a minha mensagem.

"Ligou-me o Vilar, há meia hora, e falámos para aí uns 15 mikes. O gaijo está cada vez mais maluco. Não quer saber de internet, telemóvel só tem no carro para
chamar a Polícia se alguém lhe bater.Diz (...) só atender o telefone às horas de expediente, que são: 2ª e 6ª feiras, 15,00-19,00 horas para o 234865153 (Murtosa), 3ª e 5ª feiras, 14,00-19,00 para o 234427326 (este é em Aveiro).Diz estar tão apanhado que o maior problema dele, é não ter problemas. Pelo nome não está a ver quem tu [Luís Graça] és , mas está disposto a beber uns copos contigo. Telefona-lhe e logo vês como está a peça).

Sem comentários: