quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1099: O cemitério militar de Guidaje (Manuel Rebocho, paraquedista)



Mapa do cemítério militar de Guidaje, fornecido pelo Estado Maior da Força Aérea. A imagem foi-nos gentilmente cedida pelo nosso camarada Manuel Rebocho.

Foto: © Manuel Rebocho (2006)


Texto do Manuel Rebocho, que é sargento-mor paraquedista na reserva, e foi operacional na Guiné entre os dias 8 de Maio de 1972 e 8 de Julho de 1974 (1)

Luís Graça

Um abraço, extensivo a todos os tertulianos.

No seguimento de outros contactos sobre a transladação dos restos mortais de camaradas que foram enterrados em Guidaje, trago hoje alguns elementos novos.

Antes de tudo, gostaria que colocasses no blogue um outro mail que te enviei e que, naturalmente por falta de tempo, não consta ainda editado (2). Porém, o importante nesse mail, era a minha sugestão, na sequência de outra opinião de outro camarada, para que encabeçasses um grupo de trabalho com o objectivo da transladação dos restos mortais destes oito camaradas.
Dizia também, que confiava com base no que “conhecia da pessoa do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea” que ele nos iria facultar o mapa das campas dos camaradas que tinham ficado em Guidaje. Com efeito, não me enganei e, em boa verdade, estou muito satisfeito por isso.

O referido e importante mapa acaba de me ser entregue, via familiares, a quem o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, a requerimento destes, o mandou entregar. Mapa que junto em anexo para conhecimento de todos os tertulianos e quantos consultam o blogue, que sei serem muitos milhares de ex-combatentes, mas não só.

Este mapa pode ser muito melhorado, quanto à sua interpretação, pois, como sabemos, o camarada Albano Costa domina e dispõe da fotografia de satélite, de toda aquela área, pelo que lhe faço aqui um convite, para além de um expresso pedido, para que represente o mapa, que agora junto, sobreposto numa fotografia de satélite.

Legenda do mapa:

Coloco a legenda noutra página, porque a legenda contida no próprio mapa está manuscrita e lê-se com muita dificuldade, para além dos nomes não estarem completos. Eu decifrei facilmente os nomes porque tenho outros documentos que me auxiliaram, documentos, estes, que me foram enviados pelo Albano Costa, a quem é devido o reconhecimento pelo esforço desta pesquisa.

Campa 1 > Manuel Maria Rodrigues Geraldes, Sold. n.º 06471572, da 2.ª CC/BC 4512/72. Filho de António Emílio Geraldes e de Ascensão dos Santos Rodrigues. Natural da freguesia de Vale de Algoso, Concelho de Vimioso.

Campa 2 > Bacote Tanga, Soldado nativo, da 3.ª Companhia de Comandos Africanos.

Campa 3 > António das Neves Vitoriano, Soldado Pára-Quedista n.º 528/72, da CCP 121.

Campa 4 > José de Jesus Lourenço, Soldado Pára-Quedista n.º 544/72, da CCP 121.

Campa 5 > Manuel da Silva Peixoto, Soldado Pára-Quedista n.º 1176/70, da CCP 121.

Campa 6 > Talibú Baió, Soldado nativo, da C C n.º 19.

Campa 1-A > José Carlos Moreira Machado, Furriel Miliciano n.º 02893771, da CC 3518. Filho de Manuel Machado e de Delta de Jesus Moreira. Natural do lugar de Sá, freguesia de Ervões, Concelho de Valpaços.

Campa 2-A: João Nunes Ferreira Soldado n.º 09477371, da CC 3518. Filho de Luís Ferreira e de Maria Martinha. Natural da freguesia de Câmara de Lobos, Concelho de Câmara de Lobos – Madeira.

Campa 3-A > Gabriel Ferreira Telo, 1.º Cabo n.º 03117871, da CC 3518. Filho de João de Jesus Telo e de Maria Filomena Ferreira Telo. Natural da freguesia de Paul do Mar, Concelho de Calheta – Madeira.

Campa 4-A > António Santos Jerónimo Fernandes, Fur. Miliciano n.º 09486271, da CC nº. 19. Filho de Domingos António Jerónimo Fernandes e de Maria da Glória Fernandes Jerónimo. Natural da freguesia de Garção, concelho de Vimioso.

Nota que considero muito importante:

Apresento a filiação e naturalidade dos camaradas do Exército, porque, em minha opinião, não se devem transladar os corpos, para os cemitérios das suas freguesias, sem autorização dos familiares. Os elementos apresentados permitem obter essas autorizações, a quem tiver condições para isso.

Quanto aos camaradas Pára-Quedistas, não apresento os mesmos elementos porque já possuo as citadas autorizações.

Tenho agora reunidas todas as condições para a transladação dos restos mortais destes camaradas: tenho os mapas, que eram imprescindíveis, e tenho as devidas autorizações das autoridades da Guiné Bissau. Faltam, porém, os meios financeiros, já que as autoridades portuguesas, segundo me informaram, não têm meios para o efeito. É a minha próxima tarefa: encontrar os meios.

Continuo, todavia, a considerar, que não devem ser transladados apenas os Pára-Quedistas, mas todos os camaradas cujos restos mortais ali se encontram. Conto convosco.

Um abraço a todos os tertulianos

E até breve. O mais tardar até 14 de Outubro, onde alguns nos conheceremos pessoalmente, o que de momento não acontece.

Manuel Rebocho


Guiné > O sargento paraquedista Rebocho (Maio de 1972/Julho de 1974), hoje Sargento-Mor Paraquedista, na Reserva, e doutorado pela Universidade de Évora em Sociologia da Paz e dos Conflitos (tese de doutoramento: "A formação das elites militares portuguesas entre 1900 e 1975").

Foto: © Manuel Rebocho (2006)
__________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 28 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P919: Vamos trasladar os restos mortais dos nossos camaradas, enterrados em Guidage, em Maio de 1973 (Manuel Rebocho)

(2) Julgo ser este o e-mail do Manuel Rebocho, que recebi em 24 de Julho de 2006 e que, por lapso ou falta de tempo, não chegou a ser dvulgado no blogue. Passo a transcrevê-lo:

Meus Caros Idálio Reis, Luís Graça e todos os TERTULIANOS

Em resposta ao mail do Idálio Reis, de hoje, dia 24 de Julho, tenho a informar:

1. Efectivamente fui eu quem esteve em casa dos pais do Lourenço, em Cantanhede; da irmã do Peixoto, em Vila do Conde; e da mãe e dos irmãos do Vitoriano, em Castro Verde. A todos prometi que havia de lhes entregar os restos mortais dos seus entes queridos. Tudo farei para cumprir a minha promessa, mesmo que pague do meu bolso.

2. Quanto ao ponto da situação:

a) As autoridades políticas e militares portuguesas não se recusam a trazer os corpos, o que vão dizendo é que não têm dinheiro;

b) Desloquei-me ao Estado-Maior da Força Aérea para solicitar os mapas do local onde foram enterrados os Soldados Pára-Quedistas. Recusaram-mos;

c) A família do Vitoriano remeteu requerimento ao General CEMFA, solicitando os mapas. Do que conheço do General CEMFA, considero que ele lhos vai entregar. Se os mapas forem recusados, a família irá recorrer a Tribunal.

d) Organizou-se, na Universidade de Évora, um Grupo de Arqueólogos, de que faz parte uma das irmãs do Vitoriano, para se deslocarem à Guiné com o objectivo de procederem às escavações para recolherem e catalogarem os restos mortais dos militares que foram enterrados em Guidage;

e) Reuni-me em Évora, com o núcleo de Estudantes da Guiné, para os auscultar sobre a eventualidade de se ir à Guiné transladar os restos mortais de alguns antigos combatentes. Todos os alunos se mostraram completamente disponíveis para ajudar e esclareceram que nem as autoridades nem as populações colocariam qualquer entrave ao que eu pretendia;

f) Solicitei audiência e reuni-me com o Senhor Chanceler da Guiné, Dr. Mbala Alfredo Fernandes, Licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora, que me informou da sua total disponibilidade para colaborar no que fosse necessário, expressando mesmo, a disponibilidade das autoridades do seu país para ceder toda a documentação possível. O Dr. Mbala considerou mesmo que o Presidente da República, General Nino Vieira, estaria disponível para nos receber.

3. Quanto à organização de uma comissão com este objectivo, considero uma ideia generosa, porquanto, já percebeste, que a tarefa não é de fácil resolução.

4. Como Lisboa fica numa posição mais ou menos central, para além de não poucas outras razões, sugiro desde já, que a comissão seja coordenada pelo Luís Graça (3) e integre todos os que tiverem possibilidades de dar algum contributo. E então, estou certo, cumprirei a minha palavra, com a vossa ajuda.

5. A partir dos elementos que me foram fornecidos pelo Albano Costa, um entusiasta de Guidage (ou Guidaje, segundo o Luís Graça) (4), ao lado dos três Pára-quedistas estão enterrados outros cinco militares metropolitanos.

6. Trabalhando eu sozinho, não podia ir além dos Pára-quedistas, por mais que isso me desagradasse. No passado fim-de-semana reuni com a família do Vitoriano, onde esta questão foi muito discutida, mas a falta de meios colocavam-nos limitações.

7. Trabalhando, neste assunto, uma comissão, considero que se terá que falar em oito corpos e não em três.

Um abraço ao Idálio Reis, ao Luís Graça e a todos os TERTULIANOS

NOTA:
Este mail vou igualmente enviá-lo ao Luís Graça.

(3) Meu caro Manuel: O coordenador da comissão só pode ser... o Manuel Rebocho. O teu exemplo de dedicação, solidariedade, camaradagem e patriotismo é inexcedível. Tu és o homem certo no lugar certo. Nós pomos o nosso blogue à disposição desta belíssima causa. E daremos a cara se for preciso. Mas a liderança está bem entregue. (LG)

(4) Guidaje (e não Guidage) é a grafia usada pelos nossos serviços cartográficos que elaboraram a respectiva carta (1/50.000)

Sem comentários: