sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1101: Foi você que pediu a carta de Bula? (Luís Graça)


Guiné > 1965/66 > A famosa jangada que atravessava o Rio Mansoa em João Landim, ligando Bissau com a região do Cacheu. Actualmete a travessia faz-se poor uma ponte. Esta parte do Rio Mansoa é coberta pela carta de Bula (1/50.000), doravante disponível on line.

Foto: © Virgínio Briote (2005)


1. Recebemos no sábado passado, dia 16, um curioso e-mail, subscrito por Pedro Correia da Silva:

Olá. Tenho um cunhado que esteve na Guiné, na região de Bula nos anos 60 como alferes miliciano.E como muitos outros ficou profundamente marcado. As memórias da Guiné são muito importantes para ele.

Estive a procurar na Net mapas da Guiné para fazer uma gravura e oferecer-lhe no dia 19 (faz anos). O mapa que ele mais gostaria seria o mapa militar que você tem no seu site, mas infelizmente não encontro o da região de Bula.

Se o tiver, é possível mandar-mo para este email ?

Agradeço-lhe uma resposta rápida pois hoje já é dia 16.

Cumprimentos, Pedro Silva

2. Eis a surpresa que quisemos fazer a este nosso antigo camarada, cujo nome desconhecemos, através do seu cunhado Pedro, através do seguinte e-mail, com data de 19:

Caro Pedro:

(i) Acabei de satisfazer o seu pedido. A carta de Bula (1/50.000) passou a estar, hoje, disponível, on line, no nosso blogue. É uma carta magnífica. O seu cunhado, que hoje faz anos, vai gostar. Com este pequeno presente, dê-lhe também um abraço de parabéns, do Luís Graça & Camaradas da Guiné, incluindo o Humberto Reis que gentilmente nos cede as imagens digitalizadas de todos estes mapas que honram a cartografia militar portuguesa. O seu cunhado, nosso antigo camarada que andou por aquelas terras, que apareça por aqui um belo dia destes… Gostaríamos de o conhecer…

(ii) Amigos & Camaradas da Guiné: Mais um inestimável serviço do nosso blogue… Obrigado ao Humberto. Este mapa andava perdido num dos meus três computadores… O Carlos Fortunato também andava à procura dele, já que está a planear a sua próxima viagem à Guiné.

A imagem é de boa qualidade, graças também à fotolitografia da Papelaria Fernandes (em geral, são os melhores trabalhos, os desta casa)… e à posterior digitalização feita na Rank Xerox. A imagem original tem 10 MB. Como habitualmente, a imagem que está disponível on line foi reduzida a um 1/3 da dimensão original…


3. O Pedro não perdeu tempo a agradecer o nosso e-mail e o nosso presente de aniversário: "Caro Luís Graça - Chegou mesmo a tempo. Obrigado, Pedro Correia da Silva"...

Por nossa parte ficamos felizes por saber que alguém, que esteve em Bula, durante a guerra colonial, ficou feliz por receber como presente de aniversário a carta de Bula, em formato digital.

Sem comentários: