domingo, 24 de setembro de 2006

Guiné 63/74: P1111: A primeira mina, os primeiros suores (Joaquim Mexia Alves)


Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xitole > CART 3492 (1972/74) > 1972 > O Alf Mil Mexia Alves ostentando o seu ronco, a primeira mina que levantou na estrada Bambadinca-Xitole. O Mexia Alves era de operações especiais e esteva na Guiné, durante o período de Dezembro de 1971 a Dezembro de 1973: pertenceu originalmente à CART 3492 (Xitole / Ponte dos Fulas), antes de ingressar no Pel Caç Nat 52 (Bambadinca, Ponte Rio Udunduma, Mato Cão) e depois na CCAÇ 15 (Mansoa ).

Foto: © Joaquim Mexia Alves (2006)

Caro Luis Graça:

No início da nossa estadia no Xitole e salvo o erro, logo na primeira coluna vinda de Bambadinca à qual a nossa Companhia montou segurança, calhou-me, a mim, e ao meu pelotão, como não podia deixar de ser, o ponto mais afastado do Xitole para montar segurança à dita cuja.

Se bem me lembro era junto a um pequeno pontão, pois a partir daí era terreno da Companhia de Mansambo [, a CART 3493, 1972/73].

Aí chegados enquanto colocava o pessoal na mata, os guias e picadores foram picando a estrada junto ao pontão e chamaram-me porque detectaram uma mina.

As penas de periquito ainda esvoaçavam por todo o lado e, cheio de sangue na guelra, decidi levantar a mina.

Mandei afastar os que estavam mais perto e lançei-me ao trabalho, não me lembrando agora se tive alguma ajuda no início.

Depois de escavar a coisa,passou-se à parte mais dificil que era desarmar o detonador, para depois, pelo sim pelo não, puxar a dita mina com uma corda, não fosse o diabo tecê-las.

A mim pareceu-me que tudo isto demorou uma eternidade, mas segundo me disseram até foi rápido. Sei que suei rios de água e não era por causa do calor.

Lembro-me de pensar em desistir a meio e rebentar com aquilo, mas o orgulho e o pensar o que é que o pessoal vai dizer, levaram-me a continuar e acabar o trabalho.

Ao que sei, foi a primeira mina levantada no Batalhão [BART 3873, Bambadinca,1972/1974).

Na minha fraca memória, vem-me à ideia que deixámos uma qualquer mensagem de ronco no sítio da mina. Enfim, gabarolices.

Diziam que pagavam não sei o quê pelas minas levantadas, mas não me lembro de ter recebido nada.

Mais tarde e já no Pel Caç Nat 52, com o clima e outras coisas, cometia a rematada estupidez louca de ir pisando o caminho à frente do Pelotão, o que os soldados africanos muito apreciavam, só me valendo o facto de Deus nunca estar distraído.

Envio prova fotografica do feliz evento, chamando a atenção para a qualidade da revelação da fotografia, feita num estúdio de um qualquer curioso militar no Xitole, de qual não lembro a identificação.

Abraço do
Joaquim Mexia Alves

Sem comentários: