segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1160: Lembranças de Nova Lamego (Tino Neves, CCS/BCAÇ 2893): A fatídica noite de 15 de Novembro de 1970

Photobucket - Video and Image Hosting
Guiné > Zona Leste > Nova Lamego > 1970 > Povoação e quartel velho de Nova Lamego (Gabú). Principais edifícios civis e militares.



Photobucket - Video and Image Hosting


Guiné > Zona Leste > Nova Lamego > 1970 > Emblema do BCAÇ 2893 (1969/71), unidade de que faziam parte as CCAÇ 2617, 2618 e 2619, além da CCS 2893, a que pertencia o nosso camarada Constantivo Neves, ex-1º Cabo Escriturário (1).

Texto e Fotos: © Tino Neves (2006). Direitos reservados. Fotos alojadas no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2006 Photobucket Inc. All rights reserved.


Para quem não esteve lá e não conheceu a vila de Nova Lamego... Na primeira foto, de cima, como podem reparar, estava o Quartel situado no centro da Vila, formando um rectângulo e ocupando alguns edifícios civis.

A foto, cedida pelo Tenente Roseira Coelho (2), já vinha com as marcas sem as respectivas anotações, mas eu vou apontá-las. São da minha autoria, espero não errar
nenhuma:

(1) Caserna das Praças;
(2) Casas civis (para alugar);
(3) Loja dos irmãos Libaneses;
(4) Depósito de géneros;
(5) Estação dos CTT (civil);
(6) Destacamento de Engenharia;
(7) Messe de Oficiais;
(8) Messe de Sargentos;
(9) Parque e Oficinas Auto;
(10) Refeitório;
(11) Dormitório de alguns Sargentos;
(12) Sala do Soldado
(13)Parque de Jogos

Lembranças de Nova Lamego, desde 1/12/1969 a 4/9/ 1971: Comecemos pela Flagelação de Nova Lamego em 15/11/1970.

Nesse dia fatídico, fazíamos um ano que tínhamos embarcado, na Rocha Conde de Óbidos, no navio Uíge. O nosso Comandante resolveu fazer uma festa, em comemoração desse dia, convidando um Oficial, um Sargento e um Praça em representação dos aquartelamentos mais próximos, pois, para além dum jantar melhorado para todos os presentes, também foi organizada uma festa de variedades no edifício do cinema da vila.

Como é natural, festa que se preze, não pode prescindir de um momento de fogo de artifício... Apesar de ninguém ter pensado e esperado que isso acontecesse, tivemos uma visita inesperada: sem que fossem convidados, os Turras vieram contribuir com a sua parte.

Agora a parte séria da coisa... Passo a descrever o que ficou inscrito nos manuais da História da Unidade:

Dia 15/11/70

BCAÇ 2893 COMEMOROU ANIVERSÁRIO DE COMISSÃO NESTA PROVÍNCIA; FOI CONVIDADO DE HONRA O EXMº CMDT CAOP-2.

GRUPO INIMIGO, CONSTITUÍDO APROXIMADAMENTE POR 150 ELEMENTOS, FLAGELOU NOVA LAMEGO DURANTE 35 MINUTOS, COM FOGO DE 4 MORTEIROS 82 (CERCA DE 122 GRANADAS) E ARMAS LIGEIRAS, CAUSANDO ÀS NT 3 MORTOS (1 SARG.), 4 FERIDOS GRAVES (1 MILÍCIA) E 8 LIGEIROS; A POPULAÇÃO SOFREU 8 MORTOS, 50 FERIDOS GRAVES, 30 LIGEIROS. AS NT REAGIRAM COM FOGO DE MORTEIRO 81 E DE CAN / S / R, MANOBRA DE ENVOLVIMENTO E PERSEGUIÇÃO, APOIADAS PELA FAP, CAUSANDO AO IN BAIXAS PROVÁVEIS; ARTª CABUCA E PICHE BATERAM COM FOGO DE OBUS PROVÁVEIS ITINERÁRIOS DE RETIRADA DO IN.

O Sargento morto era da CCAÇ 5 (Canjadude), e estava mais a esposa de passagem para Bissau, de férias, mas resolveu ficar mais um dia para participar na festa do aniversário do Batalhão. Morreu, junto a sua esposa, no quintal de sua casa. Deixaram órfãs 2 crianças (um casal) de tenra idade.

Os outros 2 militares eram da minha Companhia (CCS): O Soldado Básico Seixas e o Soldado Maqueiro Joaquim Rodrigues, que foram atingidos pela única granada de morteiro que arrebentou dentro do quartel, quando ambos estavam escondidos debaixo de uma viatura GMC - que estava estacionada junto ao dormitório de alguns Sargentos: vd foto acima, ponto [11]-, quando a mesma caiu a 1 metro deles.

Este acontecimento foi notícia na Metrópole como Chacina em Nova Lamego .

A nossa sorte foi os FIAT estarem na zona de Bafatá, e estarem em contacto com o comando de Bafatá e por sua vez o comando de Bafatá em contacto connosco. Ao aperceber-se do acontecimento, deu ordem aos FIAT para virem em nosso socorro, se não as morteiradas não seriam somente 122.


Photobucket - Video and Image Hosting

Guiné > Zona Leste > Nova Lamego > 1970 > Um Natal triste, o de 1970...


Também em face do acontecimento, vieram a Nova Lamego os repórteres da RTP fazerem as respectivas mensagens de Natal. Eu também falei, tenho isso em cassete de vídeo (reportagem de 30 minutos, comprada à RTP). E tirei também uma foto alusiva ao Natal para enviar à família, a mesma que passo a mostrar.
__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. posts de 3 de Outubro de 2006:

Guiné 63/74 - P1146: Constantino Neves, ex-1º Cabo Escriturário da CCS do BCAÇ 2893 (Lamego, 1969/71)

Guiné 63/74 - P1145: Na fonte... com o Inimigo (ou a água quando nasce é para todos) (Tino Neves, CCS do BCAÇ 2893, Nova Lamego)


(2) Presumo que fosse tenente-aviador, da FAP.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
nas minhas pesquisas sobre o fatídico dia 15 de Novembro de 1970 deparei-me com o vosso blogue. O meu pai também aí estava e sei da vontade dele em ter a primeira página do jornal da Metrópole onde se falava de Chacina en Nova Lamego, pois apesar de não ter querido alarmar a nossa família foi dessa forma que ficaram a saber. Foi no DN, foi no Século? De que dia? Sabem? Se me souberem ajudar, agradeço desde já.
Cumprimentos e bom trabalho na Blogosfera.
Helena Batista