quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Guiné 63/74 - P1283: Os nossos intendentes, os homens da bianda (Fernando Franco / António Baia)

Photobucket - Video and Image Hosting


Guiné > S/d > Parte de um documento das NT, de contrapropaganda, em português e em crioulo de caserna, dirigido aos guerrilheiros do PAIGC e à população sob o seu controlo: "Bó presenta na otoridade: Tabanca está contente, tabanca tem bianda, tabanca tem doutor. No mato só mofineza, no mato só fome, no mato só muri"...

A bianda tinha um papel fundamental no moral das nossas tropas... À Intendência competia pôr, a tempo e horas, nos seus entrepostos os comes-e-bebes (do arroz às batatas, do uísque à cerveja) indispensáveis a cada uma das unidades de quadrícula ou de interveção, estacionadas no interior...

Foto: © José Teixeira (2006). Direitos reservados. Foto alojada no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2006 Photobucket Inc. All rights reserved.



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Vista aérea da tabanca de Bambadinca, tirada no sentido sul-norte. Em primeiro plano, a saída (lado leste) do aquartelamento e posto administrativo, ligando à estrada (alcatroada) Bambadinca-Bafatá. Ao fundo, o Rio Geba Estreito, por onde chegavam, vindos de Bissau - depois de passaram por pontos temíveis como a Ponta Varela e o Mato Cão - as embarcações civis, motorizadas, de pequeno calado, fretadas pelo BIG- Batalhão de Intência Geral.

Na foto, assinaladas com um círculo a amarelo, são visíveis as instalações do Pelotão de Intendência (PINT), junto ao Rio Geba. Por aqui passava grande parte do abastecimento em géneros, destinado às numerosas unidades da Zona Leste (que estava dividida em 5 sectores).O abastecimento dos frescos (legumes, fruta...) era, em geral, feito por aeronaves (DO 27), que também traziam o precioso correio...


Foto do arquivo de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71). © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.




Guiné > Bissau > Batalhão de Intendência Geral (BIG) > 1974 > O Fernando Franco, 1º cabo Caixeiro. Foto: © Fernando Franco (2006)

Guine > Região de Tomboli > Cufar > PINT 9288 > 1974 > O 1º cabo enfermeiro Báia. Foto: © António Báia (2006). Direitos reservados.

Já aqui falámos do nosso intendente Fernando Franco: esteve no BIG (Batalhão de Intendência Geral) em Bissau entre 1973 e 1974 numa CIAG (Companhia de Intendência de Apoio Directo). Desencontrámo-nos no 10 de Junho de 2006, em Belém, viémos a conhecer-nos, pessoalmente, na Ameira, a 14 de Outubro de 2006 (1).

No final de Junho ele mandou-me a chapa da praxe: "Luís, conforme o pedido aqui vai uma fotografia de quando ainda era magro, em Bissau, onde estive, de 20 de Abril 1973 a 11 de Setembro 1974. Como podes ver pela data a minha unidade, CIAD, foi quase das últimas a sair da Guiné"... Enquanto ouvia o Adeus, Guiné... e o barco ou o avião não chegava...

Mais recentemente (4 de Outubro de 2006), ele teve a gentileza de mandar-me os seus dados biográficos: Nascido e criado em Lisboa (Bairro da Graça), trabalhou e estudou de noite. Na tropa, tirou a especialidade em Administração Militar e embarcou para a Guiné como 1º Cabo Caixeiro, integrado numa CIAD (Companhia de Intendência de Apoio Directo), em 20 de Abril de 1973. A sua comissõa foi até mesmo ao fim da nossa presença na Guiné... Rgressou a casa a 11 de Setembro de 1974.

"Casado há 32 anos, tenho um casal de filhos e mais recentemente uma netinha. Profissionalmente passei pela área de escritório e contabilidade. Nestes últimos 16 anos, estive na área dos camiões pesados (compras de material), e actualmente estou no Desemprego, ou à espera da reforma. Seja o que Deus quiser! Um forte abraço. Fernando Franco"... Mora na Venda Nova, Amadora.

2. Outro camarada da Intendência, que eu conheci em 14 de Outubro de 2006, na Ameira (2), foi o António Báia, 1º cabo enfermeiro num PINT (Pelotão de Intendência)... É amigo do Fernando Franco (cujo e-mail partilha provisoriamente.

Reza assim a sua biografia: Nasceu em Beja em 1951, foi sempre bom rapaz, tendo trabalhado como serralheiro até assentar praça na mesma cidade em Janeiro de 1972. De seguida foi tirar a especialidade de enfermeiro em Coimbra, acabando por seguir para a Guiné, em Abril de 1973, integrado numa Companhia de Intendência, com sede em Bissau. O seu pelotão foi destacado para Cufar ( PINT 9288 – Cufar, Os Pioneiros). Regressando para o Continente em 11 de Setembro de 1974.

"Casei há 28 anos, tenho um rebento do melhor que se pode pedir. Profissionalmente e após findar o serviço militar, ingressei como funcionário Ministério Justiça, mas actualmente já estou aposentado. Um grande abraço. António Báia"... Mora nos Moínhos da Funcheira, Amadora.
____________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 15 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1177: Encontro da Ameira: foi bonita a festa, pá... A próxima será no Pombal (Luís Graça)


(2) Vd. post de 20 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1195: Ameira: O nosso encontro fez-me bem à alma (Fernando Franco)

Sem comentários: