terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Guiné 63/74 - P1412: A minitertúlia de Matosinhos e... Leça da Palmeira (Carlos Vinhal / Xico Allen)

Matosinhos > Porto de Leixões > Casa Teresa > 27 de Dezembro de 2006 > A nossa minitertúlia: Da esquerda para a direita: o Xico Allen (que vive em Lavadores, V.N. Gaia), o Carlos Vinhais (que é de Leça), o Zé Teixeira (que é da Senhora da Hora), o Luís Graça (que é de Alfragide, Amadora) e o Marques Lopes (que também é da Senhora da Hora, Matosinhos).

Foto: © Xico Allen / A. Marques Lopes (2007). Direitos reservados


Matosinhos > Porto de Leixões > Casa Teresa > 27 de Dezembro de 2006 > A nossa minitertúlia: Ds esquerda para a direita, o Xico Allen, o Carlos Vinhal, o Teixeira (não faz parte da tertúlia, mas esteve também na Guiné como oficial miliciano), o Zé Teixeira, o Luís Graça, o Marques Lopes, o Santos e o Samúdio.

Foto: © Xico Allen / A. Marques Lopes (2007). Direitos reservados.


Texto do Carlos Vinhal.
Fotos do Xico Allen, enviadas pelo A. Marques Lopes, já que o Xico Allen não tem mail.

 Caríssimo Luís:

Que tenhas tido a felicidade de viveres umas Festas alegres junto dos teus, pelas lindas terra do Norte, é o meu desejo.

É inevitável que me refira à tua presença em Matosinhos quando nos deste a honra da tua companhia no almoço do dia 27 de Dezembro (1). Fiquei muito contente por visitares a terra que me adoptou.

Numa próxima vez, com um pouco de organização e tempo, podíamos propriciar-te, caso não conheças estes arredores, um pequeno passeio turístico pelo Concelho de Matosinhos.

Temos em Leça da Palmeira um bonito Museu com obras expostas dos pintores da terra, Agostinho Salgado (1905-1967) e Augusto Gomes (1910-1976) , além de António Carneiro que sendo amarantino (1872-1930) também se inspirou nas paisagens de Leça.

Em Leça da Palmeira viveu e está sepultado o poeta António Nobre. Também aqui viveu, morreu e está sepultado Óscar da Silva, músico e compositor, contemporâneo da célebre violoncelista Guilhermina Fuggia com quem ele aliás chegou a tocar.

Em Matosinhos viveu a poetisa Florbela Espanca. Notável matosinhense é Siza Vieira (1933) que toda a gente conhece. Haverá mais notáveis dos quais não me lembro de momento, além de outros mais conhecidos só a nível local.

Destes últimos tenho que realçar Jorge Bento (1915-2004) figura incontornável da cultura leceira que tem editados imensos livros sobre Leça da Palmeira, suas gentes, costumes e monumentos. Quando nós éramos ainda muito pequenos, punha-nos a ouvir o Lago dos Cisnes e outras obras clássicas no Salão Paroquial, nos intervalos do cinema. Ele próprio organizava grupos de teatro, pintava cenários e cartazes. Uma figura multifacetada que deixou saudades. Felizmente já tem uma rua com o seu nome cá na freguesia.

Matosinhos tem uma Igreja Matriz com traço de Nicolau Nasoni, estilo Barroco, cujo Altar-Mor exibe uma talha dourada digna de ser admirada. Lá podemos ver a célebre imagem do Senhor de Matosinhos, atribuída a Nicodemos.

A futura Ponte Móvel, que substituirá em breve a que porventura terás visto e que liga Matosinhos a Leça da Palmeira, será o 4.º maior vão do mundo, no género.

Não se pode esquecer uma visita ao novo aeroporto Sá Carneiro todo em linhas futuristas.

Em Leça do Balio podemos ver o austero Mosteiro onde casou D.Fernando I com D. Leonor Telles de Menezes.

Mais para norte, encontramos o meu concelho de nascimento, Vila do Conde. Esta é uma cidadezinha muito bonita e asseada onde podemos ver o majestoso Convento de Santa Clara e o aqueduto que levava a água até lá; podemos ainda ver a Igreja Matriz (século XVI ou XVII), Pelourinho, a zona histórica onde encontramos a Casa do Vinhal (Museu das Rendas de Bilros e com a qual não tenho nada a ver), etc.

Na minha freguesia natal, Azurara, podemos ver a igreja matriz começada no século XVI, onde eu iria ser baptizado um pouco mais tarde, 12ABR1948.
Muito para ver.

Luís, queria contactar o Xico Allen, mas reparei que não tenho o contacto dele e não o encontro na lista dos tertulianos. Se ele não faz questão de manter secreto o seu endereço, peço-te o favor de mo mandares, para eu lhe pedir que me envie as fotos do nosso almoço.

Desculpa o tempo que te roubei. Um Novo Ano cheio de êxitos.

Recebe um abraço do amigo

Carlos Esteves Vinhal
Ex-Fur Mil Art MA
CART 2732
Mansabá 1970/72
Leça da Palmeira
Telemóvel > 916032220

Comentário de L.G.:

Obrigado, Carlos. És um guia excepcional e um homem que ama a a terra onde vive e que, como tu muito bem me explicaste, é a cidade de Matosinhos... & Leça da Palmeira (!)., uma terra com carácter, história e património (natural e cultural).

As fotografias que me pedes, aqui estão. Obrigado ao Xico Allen e ao Marques Lopes. Aproveito para te dizer que o Xico faz questão de, como Jesus Critso, não ter mail nem computador, vendo o nosso blogue na casa dos amigos... Diz ele que se fartou de computadores quando trabalhava na Caixa Geral de Depósitos. E do que gosta mesmo é pôr-se a caminho da Guiné, através as areais do deserto...

De qualquer modo, sabes onde encontrar estes amigos, às 4ªas feiras, à hora do almoço, na Casa Teresa, frente ao Porto de Leixões. Um belo sítio para quem gosta da boa mesa, do bom peixe e de dois dedos de conversa entre amigos e camaradas da Guiné. L.G.
______

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 29 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1393: Saudações tertulianas na chegada do novo ano de 2007 (1) : Luís Graça / Pedro Lauret

(...) "Na quarta-feira passada, tive o privilégio de estar com a nossa minitertúlia de Matosinhos: o A. Marques Lopes, o Xico Allen, o Zé Teixeira, o Carlos Vinhal e o Samúdio (um Gringo de Guileje que conheci agora pessoalmente e que é do tempo de escola do Carlos Vinhal). Almoçámos todos numa simpática tasca, a Casa Teresa, junto ao Porto de Leixões. Faltou o Albano, que estava adoentado. Falei com ele pelo telefone. Esteve também o Santos, que não é ainda da nossa tertúlia, e que esteve em Guileje com o José Casimiro Carvalho (que vive na Maia)" (...).

Sem comentários: