segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Guiné 63/74 - P1432: Pensamento do dia (10): Honrar os que morreram no Ultramar (António Rosinha)

Guiné-Bissau > Bissau > 1984 > TECNIL: Projecto de construção do novo cais... Dos portugueses e de Portugal (da nossa engenhaia, história, cultura, língua, etc.), o que é que ficou na Guiné, pergunta o Tó Rosinha, antigo topógrafo da TECNIL no período do pós-independência.

Texto e foto: © António Rosinha (2006). Direitos reservados.


Texto do António Rosinha (1), inserir na série Pensamento do Dia (2):

Já se passaram mais de 30 anos sobre o fim das várias frentes de guerra, Guiné, Angola, Moçambique, Índia (também aqui morreram militares), e Timor (onde igualmente morreram militares). Não falemos de Macau, Cabo Verde, São Tomé, São João Batista de Ajudá...

Chamemos-lhe guerra do Ultramar, Colonial, de África... Foi uma guerra de tal dimensão, que quando os nossos filhos e netos souberem que em Guileje, Guidaje e Madina do Boé,já nem o português/crioulo se fala, e que foi principalmente nessas terras que se deu o desenlace final, (com intervenção internacional, inclusive mensalmente debatido na ONU), dirão os netos e dizemos nós, tanto suor e NEM O CRIOULO FICOU?

É verdade, qualquer político guineense que vá àquelas terras, ou fala Francês ou leva um tradutor da lingua étnica.

Uma maneira de honrar os que morreram no Ultramar, era Portugal não deixar morrer a língua. Mas parece que fica muito caro. Eu mesmo já conheci um bom professor de português, em Bissau, de nacionalidade russa, porque Portugal não garantia alojamento para professores portugueses .

Outra maneira de honrar os que morreram no Ultramar, era imitar o que se fez na I Grande Guerra, em que tambem morreram militares nossos, no Norte de Moçambique, Sul de Angola e La Lis em França. E parece que a Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, pelo menos no concelho onde moro, quer tentar fazer alguma coisa (Vila Franca de Xira).

Como praticamente em todos os concelhos morreram militares no Ultramar, é convencer as autarquias a proporcionar uma praça , praceta ou jardim, onde colocar um monumento para nele figurar o nome, posto, freguesia e colónia, onde o militar morreu. E, neste caso, parece ser pacífico os autarcas abraçarem esta causa com simpatia.

Se repararmos nas sedes de concelho onde existe o monumento aos mortos da Grande Guerra, é uma homenagem muito conseguida, principalmente para os familiares, descendentes e conhecidos. O monumento em Belem a nível nacional tambem está perfeito, mas não tem a mesma aproximação e o mesmo impacto para a história.

Penso que da pirâmede humana desta tertúlia, e a nível local, pode surgir um empurrão. Só aos empurrões e carolices é que em Portugal se faz alguma coisa.

__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 29 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1327: Blogoterapia (7): Furriel Miliciano em Angola, em 1961; topógrafo da TECNIL, em Bissau, em 1979 (António Rosinha)
(2) Vd. último pensamento do dia: 24 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1209: Pensamento do dia (9): O nosso humor de caserna (João Tunes)

Sem comentários: