domingo, 11 de fevereiro de 2007

Guiné 63/74 - P1514: Hoss, o paraquedista: meu amigo e vizinho (Paulo Santiago)

Guiné > Bissau > Brá> 1970 > Em primeiro plano, o Hoss, 1º cabo enfermeiro da Companhia de Caçadores Paraquedistas nº. 122, e amigo do Tino Neves (1).

Foto: © Tino Neves (2006). Direitos reservados.

Mensagem do nosso camarada Paulo Santiago que, nos últimos tempos, tem dedicado toda a sua atenção à difícil situação de saúde mãe. (Desejamos-le todos que a senhora sua mãe recupere o mais rápido possível.

Luís:

Apesar, das minhas preocupações actuais, que tu conheces, venho todos os dias visitar o blogue, inclusive quando andei por Leon e Galiza (se os Albergues tinham Net, lá ía dar uma espreitadela).

Esta tua página tem sido, para mim, revitalizante, melhor que qualquer outra droga, para combater o stress e as vicissitudes que nos vão aparecendo.

Lembras-te da história que há tempos te contei sobre o meu julgamento em Junho passado ?Falava nas minhas testemunhas abonatórias, o Coronel Clemente e o ex 1º Cabo do 53 A. Cosme. Claro, também tinha as testemunhas de defesa, presentes na altura dos incidentes. E quem estava entre essas testemunhas? O Hoss, lembrado hoje pelo Tino Neves (1).

Como o mundo é pequeno, aqui no nosso blogue. Emocionei-me!

O Hoss, Sílvio Fagundes Abrantes, é meu conterrâneo, aqui de Aguada de Cima, já lhe mostrei alguns posts quando,por vezes vem aqui a minha casa. Aliás, mandei há pouco recado pela minha filha, para ele vir cá para lhe mostrar a mensagem do Tino.

Não conhecia aquela do SPM, mas era de facto um tipo muito conhecido.Também almocei com ele algumas vezes em Bissau, no quartel dos Páras, onde tinha fama de grande temeridade. Era 1º Cabo Enfermeiro, mas, além da bolsa de primeiros socorros, levava uma MG42.

Teve grandes problemas de stress pós-traumático, bebia imenso, não dormia e ficou com a saúde abalada. Tem uma mulher que sempre o amparou e tem dois filhos excelentes.

Deixou de beber, uma gota que seja, há uns cinco anos,e hoje anda fino, apesar dos diabetes. Por vezes, ainda tem pensamentos perturbantes, que passam com alguma rapidez.

No meu julgamento, não conseguiu responder às perguntas da juíza, confessando-me no fim que não as tinha ouvido, naquele momento pensava na maneira de apertar o pescoço ao advogado(meu inimigo de estimação) que me tinha montado a armadilha. Somos muito amigos. E, para o mundo continuar a ser pequeno, o substituto do Sílvio (Hoss) foi o Vitor Tavares (2).

Um grande abraço
Paulo Santiago
(ex-Alf Mil do Pel Caç Nat 53,
SPM 3948,
Saltinho , 1970/72):

PS - A minha mãe continua hospitalizada mas com algumas melhoras.

_________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 10 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1512: Estórias de Bissau (11): Paras, Fuzos e...Parafuzos (Tino Neves)

(2) Vd. posts do Vitor Tavares, que também é amigo e vizinho do Paulo Santiago:

25 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1212: Guidaje, de má memória para os paraquedistas (Victor Tavares, CCP 121) (1): A morte do Lourenço, do Victoriano e do Peixoto

9 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1260: Guidaje, de má memória para os paraquedistas (Victor Tavares, CCP 121) (2): o dia mais triste da minha vida

26 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1316: A participação dos paraquedistas na Operação Ametista Real: assalto à base de Kumbamory, Senegal (Victor Tavares, CCP 121)

Sem comentários: