segunda-feira, 5 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1563: Nunca pensei que também havia as Maria de Portugal (José Teixeira)


Guiné > Empada (Região de Quínara) > 2005 > Antiga caserna agora transformada em escola ... Por aqui passaram homens como o José Teixeira e o Mário da Conceição Caixeiro, da CCAÇ 2381, Os Maiorais (1968/70). Um, o Zé, regressou, são e salvo, a casa... Outro, o Mário, não teve a mesma sorte...

Foto: © José Teixeira (2006). Direitos reservados.


Texto do nosso camarada Zé Teixeira:

Caríssimo Luís: Saúde, paz e felicidade. De vez em quando apareço, para te saudar e saudar todos os camaradas da tertúlia que continua em crescendo, sempre com estórias novas/velhas que nos dão o fio condutor da História por nós vivida numa guerra fraticida, para que fomos empurrados e cujas marcas continuam a reflectir-se no quotidiano das nossas vidas.

Hoje dediquei-me a escrever sobre as Marias de Portugal e reconhecer humildemente que me tinha esquecido delas. Junto mais dois temas, um dos quais extraído de um artigo de jornal enquadrado no mesmo tema (o stresse pós-traumático de guerra que também afecta as mulheres dos ex-combatentes, segundo peça da jornalista Sílvia Maia, da Lusa, publicado no Correio da Manhã, em 27 de Março de 2006).

Fraternal abraço para todos, com votos de que haja saúde física e psíquica.


Sublime atitude de amor
por Zé Teixeira


Equacionar, no tempo, os efeitos nefastos de uma guerra não desejada pelo povo, como todas as guerras o são, mas muito especialmente esta em que fomos envolvidos, era até agora para mim:

a) Os milhares de mortos, na flor da juventude, entre os militares envolvidos de ambas as partes da contenda, arrastados, uns pelo dever patriótico de defender a autodeterminação e independência da sua terra face a um dominador estrangeiro que pelo facto de ocupar há umas centenas de anos pela força do poder, se julgava rei e senhor e os outros, arrastados por uma máquina poderosa do Estado que se alimentava na ideia de não querer perder um território que afirmava ser seu, remando contra ventos e marés que o mundo moderno rejeitava.

b) Os milhares de mortos duplamente inocentes entre as populações que se contabilizam em crianças, mulheres, velhos e população activa, quantas vezes barbaramente assassinados, como eu mesmo pude testemunhar, com raiva. Vítimas que viviam envolvidas entre dois fogos, arrastados e divididos por duas correntes de patriotismo opostas que se degladiavam, sem sentido lógico. A sua pátria era a Guiné, está hoje mais que provado. Quantas famílias divididas, pais para um lado, filhos para outro.

O Kebá, meu ajudante de enfermeiro, recusou-se a entra na milícia e não me acompanhava nas saídas para o mato. Um dia após insistência de minha parte, abriu-se a contar a sua história. Duas das mulheres que tinha estavam do outro lado da guerra, com alguns dos seus filhos. Ele optara por ficar em Empada e um dia fugiu e foi procurá-las com o objectivo de as fazer regressar, correndo o risco de ser apanhado entre dois fogos. Regressou de mãos vazias, pois elas recusaram a ideia. Fixou-se de novo em Empada, onde tinha terceira mulher com seus filhos. Da base do PAICG de onde elas se encontravam, algures nos arredores de Empada, partiam os guerrilheiros que nos atacavam, pelo que mais de uma vez ouvi o seu desabafo, após a refrega. “Hodje minha fidjo ê mudjer di mim vem visita a eu” . O Kebá que tive o prazer de rever em 2005, alegre e feliz, agora com toda a sua família junta.

c) Os estropiados, entre militares e civis que sobreviveram. Vitimados por uma guerra suja de matas ou morres, quer a razão (se é que alguma vez houvesse razões lógicas, que justifiquem uma guerra) pendesse para um ou outro lado em função da noção de patriotismo inculcada pelos ideológicos. Sobretudo os civis que eram apanhados entre dois fogos, numa guerra sangrenta e suja de que procuravam fugir para sobreviver. Hoje quantos deles na extrema miséria por incapacidade física ou mental de se organizarem para ganhar o pão de cada dia, ou então apoiados por familiares que têm de repartir o magro salário, se é que o usufruem, por mais uma boca que pede pão.

Registe-se as vítimas de stress traumático que não são tão poucos como parece, de parte a parte pois quase não se fala deles. Terrível doença que aniquila a personalidade do individuo, tornando mero ser vegetativo, dependente e de sociabilidade complicada, que causam terríveis problemas à família, ou se isolaram e vivem como párias, perdidos sem nexo, numa vida de que perderam o sentido.

d) As viúvas na flor da idade que de um momento para o outro se viram sós, sem o seu amado. Os projectos de vida perderam-se para sempre. O recomeço, se o houve, quão difícil foi.

e) Os pequeninos órfãos que muitos nem chegaram a conhecer o seu pai.

f) Os pais que geraram e criaram com amor e carinho seu filho, para o entregarem à Pátria em holocausto não desejado, nem consentido. Ficou a dor eterna da perda, que fez muitas mães, sobretudo, perderem a alegria de viver.

g) Nós todos, os antigos combatentes, com as marcas, sonhos terríveis que nos atormentaram e continuam a atormentar que nos ficaram em resultado de cenas vividas e não desejadas e muitas vezes não admitidas pelo nosso inconsciente, em resultado de uma educação que nos tinha sido dada, sobretudo pelos pais e pela influência da religião que professávamos. Marcas essas que agora com o envelhecimento estão a vir ao de cima.

No meu caso, sonhava continuamente com a Guiné do arame farpado. Sonhava com um povo tal como o conheci, fechado nas suas tabancas envolvidas em arame farpado, cheio de medos de um inimigo que afinal já não existia, mas que as informações que nos chegaram nos primeiros tempos de independência, quanto a mortes e perseguições a antigos combatentes, nossos companheiros de jornada, alimentavam este meu drama. Só em 2005 quando tive a felicidade de lá voltar numa romagem de saudade, pude fazer as pazes comigo mesmo e afastar fantasmas que me perseguiam.

Ora, nunca pensei que também havia as Marias [que perderam amigos ou namorados, na guerra].

A coragem de uma coragem de uma mulher aparecer no Blogue com o seu testemunho - pese embora o editor o tenha feito circular apenas pela tertúlia e no Blogue tenha querido mantê-la sob anonimato (1) - , arrastou à minha memória tantas jovens raparigas que viram partir os seus amores para o desconhecido de uma guerra num país lá longe, em África, que os mentores da ideologia política reinante afirmavam ser parte da nossa Pátria e que era preciso defender de ambiciosos estrangeiros.

Os contornos e efeitos dessa guerra eram-nos subtraídos, apenas pequenos e lacónicos comunicados com o nome dos mortos e os caixões com falecidos em combate, que as famílias com algumas posses conseguiam resgatar, eram sinais visíveis de que a guerra era a valer. Juntavam-se os discursos inflamados no 10 de Junho, para alimentar a plebe. Feira de vaidades que permitia aos Chefões tirar do guarda-fatos as vestimentas de gala e passeá-las pelo Rossio.

As jovens namoradas sonhavam com os seus amados, pintavam o futuro com os tons mais negros. Agarravam-se à esperança de que o seu ia ter sorte e voltaria são e salvo. Quantas se escondiam do mundo, dos prazeres que o quotidiano da vida lhes podia proporcionar, vestiam-se de escuro. Refugiavam-se no apelo ao seu Santinho predilecto à Virgem de Fátima e aguardavam em silenciosa esperança. O regresso do seu amor que o tempo teimava em manter afastado.

Nem a todas a sorte foi madrinha. Muitas unidas já pelos laços matrimoniais e com filhos, não voltaram a ver o seu amado. Outras transformaram-se em viúvas virgens. Uma bala assassina, enviada não se sabe por quem, um estilhaço de uma granada, roubou-lhes o que de mais belo possuíam, o sonho de construírem uma vida, um futuro em felicidade com aquele a que de alma e coração se entregaram por amor. A vida a que tinham direito.

Eles, ficaram pelo caminho, esmagados por sofrimentos terríveis ou . . . sem saberem de que morreram. Elas, tiveram de ganhar novas forças e recomeçar caminhos novos, passado o choque inicial, o sofrimento da perda que acreditava eu com o tempo se tinha esvaído num passado para esquecer. Anos de vida que se perderam, momentos felizes da vida que teimavam em manter-se no sótão da memória, marcas com muito custo afastadas.

Este e outros casos levantam, para mim, um novo drama, que sinceramente pensava que já tinha sido abafado. A fidelidade, mesmo quando factores da contingência da continuidade da vida obrigam a mudar de rumo, lá dentro fica para sempre a mágoa do amor que se foi de forma tão brutal e inglória. Drama que talvez, muitas outras mulheres mantenham vivo e silenciado, na dor e na raiva pela perda de uma vida a dois que legitimamente sonhavam e perseguiam com esperança e se esfumou num abrupto e seco telegrama a anunciar a morte "ao serviço da Pátria" do seu amado (3).

Às Marias de Portugal eu quero dedicar dois poemas que escrevi em tempos de guerra e que reflectiam o meu estado de alma.


AMOR EM TEMPO DE GUERRA

Ver-te chegar à minha vida, amor,
É sofrer.
Por saber que para a guerra vou.
Dizem que a Pátria me chama.
Já cá não estou para a semana.
Tu que nesta aventura quiseste entrar,
Acreditas no futuro ?
Estranha forma de amar.
Estranha forma de ser.
A razão do meu viver.
De lutar
Para voltar direito,
Escorreito.

Voltarei.
Gritei, na despedida, lembras-te ?
Quando o comboio apitava,
Um corpo morto ele levava,
Ficava contigo o coração.
Sentado no degrau da Estação,
Enquanto me interrogava.
Que mundo vou conhecer ?
Que Pátria vou defender ?
Será que terei de matar
para viver
...E regressar
Direito.
Escorreito.

Estranha forma de ser.
O desafio aceitar.
Dois anos tu vais ficar,
Tu e eu a sofrer.
Ambos vamos sonhar.
Estranha forma de amar.
A razão do meu viver,
De lutar para voltar
Direito.
Escorreito…


A CARTA QUE NÃO ESCREVI
(Dedicado ao camarada Mário da Conceição Caixeiro que morreu sem eu lhe poder valer) (2)

A carta que escrevi,
Não escrevi.
Ao seu destino chegou.
Atrasada.
No avião seguia, quando morri,
Levou-me o sopro de uma granada.
Dizia eu que estava bem. Era verdade.
A guerra estava parada.
À vista o fim da Missão,
Servir a Pátria amada.
Cantava.
Cantava de alegria,
Afastava a solidão,
O medo, a angústia, o desejo de voltar.
E veio a granada para me matar.
A notícia voou rápida,
Para ferir.
Levou à minha amada
A dor de me ver partir,
Sem me despedir.
A carta.
Juro que a escrevi,
Mas não escrevi
Porque morri.
Sei que a leste
Com que fé, amor !
Esperança danada
Que fez esquecer a dor,
Da mensagem levada
Pelo Crocodilo lacrimado,
Com o resto da minha granada,
medalhado.
Eu estava.
Mas não estou.
Quando cantava
A morte me levou
E a minha carta
Para ti, Amor,
Viajava, levando a esperança
Que acabou.


___________

Notas de L.G.:

(1) Vd. posts de:

24 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1544: Quem conheceu o Furriel Mil Art Fernando J. G. Ribeiro, morto na picada de Binta-Farim em Julho de 1973 ? (Luís Graça)

25 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1547: O Furriel Ribeiro pertencia à açoriana CCAÇ 3414 e morreu entre Mansabá e Mansoa (A. Marques Lopes)

28 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1554: As Marias que ficaram na rectaguarda (Luís Graça /Paulo Raposo / Paulo Salgado / Torcato Mendonça)


(2) Vd. post de 11 Fevereiro 2006 > Guiné 63/74 - DXXIV: Estórias do Zé Teixeira (2): o Conceição ou o morrer de morte macaca

Vd. também o belíssimo diário do Zé Teixeira, já publicado em 19 posts > 13 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCXXVI: O meu diário (Zé Teixeira) (fim): Confesso que vi e vivi

(3) Caríssimo Zé: Valeu a pena ? Pergunta o poeta, perguntas tu e eu, pergunta a nossa geração... Deixa-me também recordar aqui o magistral Mar Português, que o Fernando Pessoa escreveu na Mensagem (1934), o único livro publicado em vida do poeta e que mereceu um obscuro prémio num concurso de poesia lançado pelo SNI do António Ferro:

X. MAR PORTUGUÊS

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Sem comentários: