terça-feira, 13 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1587: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (3): Vitor Junqueira / Sousa da Castro

1. Comentário do Vitor Junqueira (1):

Estimados amigos e camaradas,

Une-nos um laço honroso, mais forte do que o aço da metralha com que o IN tentou mandar-nos desta para melhor.

Na nossa Tertúlia, no nosso Blogue, cabem todos aqueles que, tendo integrado as Forças Armadas, se bateram em nome de Portugal. Como diz o João Tunes, de livre e expontânea vontade ou absolutamente a contra-gosto.

Conquistámos o direito indeclinável ao título de ex-combatentes. No nosso espaço cabem também os filhos, os cônjuges e os amigos dos ex-combatentes. Nesta casa que é nossa, reservemos um lugar especial para o inimigo de ontem, que nunca o foi do povo português. E que com igual dignidade se bateu pelo direito a uma Pátria.

Já não me parece legítimo, por respeito à própria carta de princípios que enforma a linha editorial do Blogue, que a nossa porta se possa abrir a desertores, fujões e traidores. No dia em que um qualquer poeta alegre viesse a fazer parte desta família, eu seria forçado a pedir a minha desvinculação.

Mantenhas para todos,
Vitor Junqueira
Ex-Alf Mil CCAÇ 2753 (Os Barões)
Bironque, K3, Mansabá (Ago 1970/ Jul 1972)
Pombal

2. Comentário do Sousa de Castro:

Caros ex-combatentes e camaradas da Guiné:

Sendo certo que muitos de nós não concordava com a guerra nas ex-colónias, por convicções politicas, havia muitos outros, por falta de informação - se calhar a maioria -, que foi para a guerra com ideia de ir cumprir o dever para com a Pátria, que era necessário o sacrifício de todos em defender aquilo que achávamos ser justo.

Não aceito que uma pessoa politicamente informada deserte para o outro lado, porque aí estava um dos nossos com arma na mão para nos abater na primeira oportunidade. Para mim a palavra desertor não faz parte do meu vocabulário. Como é que me sentiria hoje a olhar para os vários monumentos que existem por todo o País e lendo o nome daqueles que caíram em defesa daquilo que acreditavam ?! Não faz sentido.

Sousa de Castro

Ex-1º Cabo TRMS Radio

CART 3494 / BART 3873

Xime e Mansambo (Bambadinca)(Jan 72 / Abr 74)
Viana do Castelo

________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post anteriores:

3 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1560: Questões politicamente (in)correctas (25): O ex-fuzileiro naval António Pinto, meu camarada desertor (João Tunes)

13 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1585: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (1): Carlos Vinhal / Joaquim Mexia Alves

13 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1586: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (2): Lema Santos

Sem comentários: