sábado, 17 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1607: Artur Soares, ex- Furriel Mecânico Auto, CART 3492, Xitole, 1972/74 (Joaquim Mexia Alves)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xitole > CART 2716 / BART 2917 (1970/72) > A casa da ferrugem, a oficina da mecânica auto. Foto tirada em 2001.

Foto: © David Guimarães (2005) (ex-Fur Mil At Artilharia Minas e Arm). Direitos reservados.



Vila Nova de Gaia > Carvalhos > Quinta da Paradela > 10 de Junho de 1989 > 1º Convívio do pessoal do BART 3873 > Lá está o grandalhão do Mexia Alves, de barbas, o 1º da 2ª fila, de pé, a contar da direita para a esquerda, com malta da CART 3494 e da CCS do BART 3873.

O BART 3873, sedeado com a respectiva CCS em Bambadinca (1972/74), tinha três unidades de quadrícula no Sector L1: CART 3493 (Mansambo, 1972/1973); CART 3494 (Xime e Mansambo, 1972/1974); CART 3492 (Xitole, 1972/74).

O Alf Mil Op Espec Mexia Alves pertenceu originalmente à CART 3492, antes de ingressar no Pel Caç Nat 52 (Bambadinca) e na CCAÇ 15 (Mansoa).

Foto: © Sousa de Castro (2006) (ex-1º cabo de transmissões da CART 3494, Xime e Mansambo, 1972/74). Direitos reservados.

Mensagem do Artur Soares para o seu camarada da CART 3492 (Xitole, 1972/74).


Olá, Mexia Alves:

Foi com grande satisfação que recebi o teu mail, só que não tive oportunidade de te responder.

Eu já andava para te escrever, porque vi o teu endereço electrónico no Blogue do Luís Graça.

Andava eu a navegar na Internet à procura de alguma informação sobre a Guiné e ex-militares, na esperança de encontrar alguém das nossas guerras, quando vi o Blogue do Luís Graça e, claro, percebi logo que o nome do Mexia Alves me dizia alguma coisa. Tudo isto, depois de ter colocado aquela mensagem no livro de visitas do SAPO.

Tenho lido com atenção as mensagens e visto as fotografias que tens enviado para o Blogue, são passagens reais e verdadeiras, que nos fazem bem recordar os bons e os maus momentos que por lá passámos. Eu por vezes até fico emocionado, mas recordar é viver e é sinal que estamos vivos.

Como sabes, eu fui Furriel Mil Mec Auto e, depois de virmos da Guiné, nunca mais vi ninguém, nem do nosso Batalhão, o BART 3873, nem da nossa Companhia, a CART 3492. A única pessoa a quem mando as Boas Festas, pelo Natal, é ao Maçães que vive em Póvoa de Varzim e que era o Furriel Vagomestre.

Já lá vão quase 33 anos e fiquei emocionado ao ver as Fotos do que resta do Aquartelamento do Xitole, bem como da casa do Jamil (fotos do David Guimarães).

O Batalhão tem feito convívios anuais? Se tiveres outros contactos, agradeço que mos envies, pois faz bem ao ego, contactar e saber das pessoas com quem convivemos durante 27 meses em condições bastante difíceis.

Eu vivo em Figueira da Foz, como vês, quase somos vizinhos, pois é bastante perto de
Monte Real. Por hoje não te maço mais, recebe um forte abraço do amigo Soares.

Manda notícias.

Artur Soares

2. Resposta do Joaquim Mexia Alves:


Caro Artur Soares:

Que alegria ver a tua resposta. Vivemos muito perto, por isso temos de nos encontrar, para almoçar ou qualquer coisa.

Deixo-te o meu telemóvel: 913455362. Já agora entra em contacto com o Luís Graça, para passares a fazer parte da Tertúlia do blogue da Guiné e nos contares as tuas recordações da Guiné e eu me ir lembrando de tantas coisas que passámos.

Estou a lembrar-me de uma GMC que de vez em quando tinha de parar para atestar de óleo. Estou enganado? Não foi dessa GMC que caiu em andamento um dos nossos guias de que não me lembro o nome e não sei se chegou a falecer?

No blogue vais encontrar outros camaradas do nosso Batalhão, como o Sousa de Castro e outros. Fico à espera do teu contacto e então conversaremos sobre os encontros que já houve do Batalhão.

Abraço forte e amigo do Joaquim Mexia Alves,
Ex- Alf Mil Op Esp
Termas de Monte Real

Telf 244 619 020 / Fax 244 619 029

Sem comentários: