sábado, 14 de abril de 2007

Guiné 63/74 - P1661: Tertúlia: Notícias de Lafões, do Rui Ferreira, do Carlos Santos e da nossa gloriosa FAP (Victor Barata)


Guiné > Bissalanca > Restos do motor da DO 27, do Furriel Piloto Aviador Baltazar... De vez em quando, embora com menos frequência do que o pessoal do Exército, o pessoal da FAP também sofria acidentes graves (e quase sempre mortais). 

Esta imagem foi-nos enviada pelo nosso camarada Victor Barata, que vive hoje em Viseu, e que foi especialista de Instrumentos de Bordo, na nossa gloriosa FAP (1969/1974). Esteve na Guiné, de 1971/73, "na linha da frente das DO 27". Aterrou em tudo o que era bocado de pista (1). Pedi-lhe para me dar mais pormenores sobre este trágico acidente.

Foto: © Victor Barata (2007). Direitos reservados.

Mensagem do Victor Barata, com data de 2 de Março de 2007:


Olá, Camarada Luis.

Pode parecer que ando ausente da tertúlia, mas na realidade não é verdade, todos os dias de manhã e à noite, vou recuperar energias tertulianas para combater as carências sócio-afectivas em que mergulhou este País!

Convidei para almoçar comigo há cerca de 15 dias o Rui Alexandrino e o Carlos Santos, foi para mim uma satisfação conhecer mais um elemento da Guiné, o Carlos Santos, pois o Rui já conhecia. Fez o favor de, tal como a ti, oferecer-me a sua obra Rumo a Fulacunda com uma dedicatória comovente, como só ele sabe fazer (2).

Pois bem, alvitrei durante o repasto propor aos nossos camaradas Tertulianos uma recepção neste lindo jardim que dá pelo nome de Lafões (área geográfica que compreende os concelhos de Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul) já com programa elaborado e tudo, solicitando ao Rui, que precisa de se entreter, que fosse o interlocutor contigo para que tal fosse uma realidade.

Segundo a informação do Rui e transmitida por ti, vai haver um almoço em Pombal com o Vitor Junqueira!?...

Vou fazer os possíveis para estar presente a representar a minha FAP [Força Aérea Portuguesa], mas não podemos nem queremos estar à vossa espera para o ano, é muito tempo, e esta confraternização aqui é reclamada por mim, pelo Rui Alexandrino, pelo Martins Julião, pelo Carlos Santos,etc, Vamos lá a fazer um esforço, acreditem que não vamos ficar mal com o programa a proporcionar-vos.

Vamos, Luis, fala lá com a malta, faz o teu esforço a que estas habituado para atingir este objectivo!

Um grande abraço.

Victor Barata
Telemóvel > 917 567 868

Comentário de L.G.:


Victor: Como eu já em tempos de tinha dito, a pista pode ser curta mas é toda tua... Na nossa caserna cabem todos os camaradas, sejam eles terrestres, voadores ou anfíbios. A FAP, tão dignamente representada por ti, é bem especialmente bem vinda à nossa tertúlia e ao nosso blogue...

Também te disse que, sem ter privado convosco (contrariamente ao meu camarada da CCAÇ 12, o Fur Mil Humberto Reis, que adorava viajar pelo ar e fotografar os cantinhos da Guiné), eu sempre tive uma especial, secreta, admiração pelos malucos dessas máquinas voadoras que eram as DO 27 e que nos traziam notícias do mundo, do outro do mundo...

Já não gostava tanto, como também te disse, muito sinceramente, quando elas, em vez do carteiro, transportavam o senhor major de operações ou o senhor comandante de qualquer coisa... Ou sejam, quando de frágil caranguejola eram promovidas a um coisa que pomposamente se chamava o PCV. Do PCV tenho as piores recordações da mimnha vida na Giuné...

A tua proposta - que eu sei que é também do Rui e da rapaziada da tertúlia de Viseu - é irrecusável. Por mim, proponho que o 3º encontro da nossa tertúlia seja nas terras de Lafões. Ms o povo é quem mais orden(h)a...

Dá-me uma valente abraço ao Rui, ao Carlos e ao Julião. Outro para ti. E faz-me o favor de ma ndar estórias desses gloriosos malucos das máquinas voadoras. A minha homenagem, sentida, aos que perderam a vida na Guiné. Encontramo-nos em Pombal.

_____________

Notas de L.G.

(1) Vd. posts de:

10 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXLI: Ajudem-me a encontrar o tenente evacuado em 1973 do Corredor da Morte (Victor Barata)

9 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXXXIX: Victor Barata, MELEC da FAP (1971/73)

(2) Vd. post de 17 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1285: Bibliografia de uma guerra (14): Rumo a Fulacunda, um best seller, de Rui Alexandrino Ferreira (Luís Graça)

Sem comentários: