sábado, 5 de maio de 2007

Guiné 63/74 - P1734: II Encontro em Pombal (13): Paco Bandeira: Lá longe, onde o sol castiga mais.. (J. L. Vacas de Carvalho / J. Mexia Alves)




Videoclipe (2 m 32 s) > "Lá longe, onde o sol castiga mais" ... (Letra e música de Paco Bandeira, n. 1945, e que fez a guerra do Ultramar em Angola, como 1º cabo de transmissões) ... Vozes: Joaquim Mexia Alves e J. L. Vacas de Carvalho. Viola: J. L. Vacas de Carvalho. Para reproduzir o vídeo, basta clicar duas vezes na imagem (1).

Vídeo: © Luís Graça (2007). Direitos reservados.Vídeo alojado no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau_Videos. Copyright © 2003-2007 Photobucket Inc. All rights reserved.

Pombal > 28 de Abril de 2007 > 2º encontro da malta do nosso blogue > Restaurante O Manjar do Marquês > Fim de tarde > Audiência: Eu, o Paulo Santiago e o seu filho João, o Humberto Reis e a Teresa, o Victor Tavares, o Artur Soares e o António Barroso.... A este pequeno grupo ainda se juntaria depois o Tino Neves e a esposa (acabados de chegar... de Coimbra). Artistas: o J. L. Vacas de Carvalho, viola e voz; e o Joaquim Mexia Alves, voz. O resto da maralha, desafinada, também deu uma ajuda... Para a próxima, temos que ir a treinos e trazer as letras decoradas... Somos acometidos de saudade e de emoção ao ouvir estas velhas letras e músicas com que passámos as noites em branco, de Bambadinca ao Xitole, ou de Guidaje a Guileje... (LG).

A letra do Paco Bandeira rezava assim (e já agora com música)...

Refrão

Lá longe
Onde o Sol castiga mais,
Não há suspiros nem ais
Há coragem e valor.

À noite
Com os olhos postos no Céu
Pedimos ao nosso Deus
Que nos dê a salvação.

1

Quem nunca viu
Quem nunca andou a combater
Não dá valor, não faz ideia o que é sofrer
Ter de matar, para não morrer
Saber sofrer sem chorar, saber chorar e sorrir.

2

E quando algum do nosso grupo cai
Ainda é pior ainda sofremos mais
Faz-nos sentir, faz-nos pensar
Talvez da próxima vez
Seja eu quem vai tombar.
__________

Nota de L.G.:

(1) Vd. posts de:
1 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1717: Tertúlia: Encontro em Pombal (8): Ah, tigres! Ou uma dupla de fadistas (J.L. Vacas de Carvalho / J. Mexia Alves)

1 de Maio de 2007 Guiné 63/74 - P1720: Tertúlia: Encontro em Pombal (9): (Não) me tirem daqui (Sousa de Castro / Vacas de Carvalho / Mexia Alves)

Sem comentários: