terça-feira, 22 de maio de 2007

Guiné 63/74 - P1777: Blogues que nos citam (1): Rumos e Culturas, de Carlos Palmeiro




Blog de Carlos Palmeiro , de 26 anos, Rumos e Culturas é apresentado como um "espaço dedicado à publicação de textos sobre os mais variados temas... opiniões independentes sobre o mundo social, político e cultural que partilhamos, lado a lado com a publicação de crónicas e histórias sobre todos os assuntos possíveis… todos mesmo... um blog em metamorfose quase constante". O autor interessa-se por fotografia, turismo, viagens, desporto e aventura, ambiente, política, sociedade, Portugal, blogosfera...

Com a devida vénia transcrevemos um excerto de um texto, ainda recente, sobre o nosso blogue (para o qual o Rumos e Culturas teve a gentileza de fazer uma hiperligação permanente):

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2007 > Luís Graça & Camaradas da Guiné

Não é de há muito tempo que venho lendo as crónicas publicadas no blog colectivo Luís Graça & Camaradas da Guiné, contudo, soube desde o primeiro momento que o visitei, que viria a ser um visitante frequente. E assim tem sido.

O endereço foi-me dado por um professor que muito prezo, um homem simples mas dotado em tudo o que lhe conheço, Dr. Mário Beja Santos, uma das personalidades que nele publica. São dele algumas das mais interessantes crónicas que li, peças de um romance que anda a ser escrito… pedaços de história que me deixam agarrado ao ecrã do computador até à última linha.

Operação Macaréu à Vista, nome do romance, é de uma riqueza informativa inquestionável, crónica narrativa de momentos passados na Guiné, numa descrição marcada por um poder de recordação imenso e por um humor subtil que julgo ser uma das grandes qualidades dos diversos relatos. Apesar de todo o romance estar disponível no blog, a sua publicação em livro é imprescindível, pois nem toda a gente acede à blogosfera, e um documento como este deverá chegar a todos.

O editor do Blog, Luís Graça, professor na Universidade Nova de Lisboa, tem vindo a acolher no seu espaço um grupo de camaradas seus da Guiné, que vão publicando em conjunto crónicas documentais, a que chamo, sem sentido pejorativo, pedaços de história, que, quer pela qualidade, quer pela quantidade de informação, já constituem um acervo histórico singular sobre a guerra colonial na Guiné, para consulta obrigatória não só por pessoas que viveram idêntica experiência de guerra ou tenham presenciado esse período em Portugal ou nas colónias, mas sobretudo para aqueles que como eu, se encontram afastados desse período histórico por razões geracionais.

O blog, para além do espaço de publicação, conta ainda com ligações a outros sítios e blogs da mesma área temática, existe inclusive a possibilidade de consultar cartas militares da Guiné (muito interessante), enfim, um projecto muito bem organizado, uma mais valia para a memória da guerra colonial (...).

Sem comentários: