quarta-feira, 13 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1846: 10 de Junho: Cerimónia no Cemitério nº 1 de Leça da Palmeira (Carlos Vinhal)

Cerimónia no Cemitério nº.1 de Leça da Palmeira, no dia 10 de Junho de 2007, em Memória dos Militares leceiros falecidos na Guerra Colonial (1961/74) (Carlos Vinhal)

Os ex-combatentes da Guiné, Manuel Agostinho, António Maria e José Oliveira (Cartaxo), com a preciosa e indispensável colaboração da Junta de Freguesia, organizaram no dia 10 de Junho, no Cemitério nº 1 de Leça da Palmeira, no Memorial aos Combatentes da Grande Guerra ali existente, uma singela mas tocante cerimónia.

A Junta de Freguesia de Leça da Palmeira fez-se representar pelo seu Presidente, Dr. Pedro Tabuada, Tesoureiro, senhor Eduardo Pereira e Vogal, senhor Basílio Ramos.
Esteve também presente o senhor Tenente-Coronel Gonçalves em representação da Delegação do Porto da Liga dos Combatentes.

Assistiram ao acto muitos ex-combatentes com as suas famílias, assim como familiares dos homenageados.

Foram descerradas duas lápides lembrando os leceiros falecidos na Guerra do Ultramar entre 1961 e 1974 em Angola, Guiné e Moçambique.
Seguiu-se ainda a deposição de uma coroa de flores.

Usaram da palavra o Ten Cor Gonçalves, o Dr. Pedro Tabuada e finalmente o camarada Manuel Agostinho que realçou o facto de não haver no Concelho de Matosinhos um Memorial que lembre, reconheça e perpetue o esforço dos jovens matosinhenses na Guerra do Ultramar.

Às 12 horas foi celebrada uma missa na Igreja Matriz pelo Padre João, nosso conterrâneo, sufragando a alma dos nossos camaradas falecidos.


Foto n.º 1 - Descerramento das Lápides evocativas dos militares falecidos

Foto n.º 2 - O Tenente-Coronel Gonçalves quando usava da palavra

Foto n.º 3 - José Oliveira, António Maria e, Manuel Agostinho no uso da palavra


Foto n.º 4 - Memorial aos Combatentes, agora também dedicado aos Mortos da Guerra do Ultramar de Leça da Palmeira


Texto e fotos: Carlos Vinhal

Sem comentários: