terça-feira, 19 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1859: O património edificado, militar, religioso e civil, que lá deixámos (Torcato Mendonça)

Guiné > Zona Leste > Cidade de Bafatá > 1969 ou 1970 > Vista área da mesquita de Bafatá e moranças em redor.

Arquivo pessoal de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71).

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Cidade de Bissau > 2001 > Mercado antigo, ebelo exemplar da arquitectura colonial revivalista. A bela e tranquila Bafatá, a cidade de Amílcar Cabral, hoje com mais de 10 mil habitantes (?), merecia ser reabilitada e revitalizada. A actual Região de Bafatá, com um total de cerca de 185 mil habitantes, compreende os seguintes sectores: Bafatá (60 mil), Bambadinca (40 mil), Contoel (24 mil), Galomar5o (30 mil), Gamamudo (13 mil), Xitole (16 mil).


Foto: © David J. Guimarães (2005). Direitos reservados.



Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo > 1968 > Uma das oito casernas-abrigo construídas de raíz... Cada um albergava duas secções... Que património edificado - militar, religioso, civil - deixámos na Guiné no final da guerra ? (LG)

Foto: © Torcato Mendonça (2007). Direitos reservados.


Luís Graça:


Ora, aqui está uma área, quanto a mim, com enorme interesse. O passado, presente e futuro do urbanismo na Guiné. A influência colonial e outras que devem e têm que ser levadas em conta. Lembras-te do Mercado de Bafatá? Além disso há as construções militares, quer as do passado junto à costa, quer as nossas. Estas com significado especial e diverso, como já afloraste.

Além da História ficará o Blogue mais rico mas, principalmente nós, se o quisermos, no relato e estudo desta interessante matéria, sempre com a engenharia (construções/urbanismo) e história de mãos dadas. Acrescem o sal e a pimenta que o sentimento e os afectos das nossas vivências imprimem. Passo a subjectividade da análise, mas gosto do tema, de ter mais um Guineense connosco e de aos poucos outros assuntos irem sendo tratados.

Boas vindas ao neófito e felicidades nos projectos de vida (1).

Já viste o que tens feito com a Net e o Blogue, o amor à Guiné e o estudo gerado por toda esta envolvência, meu caro ?!

Um abraço,

Torcato Mendonça
__________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post anterior > 19 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1858: Tabanca Grande (14): Engº Luís Miguel da Silva Malú, nascido em Bedanda, em 1973, doutorando em urbanismo (Luís Graça)

Sem comentários: