terça-feira, 24 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P1988: Álbum das Glórias (20): CCAÇ 2402, Amadora, Junho de 1968: o meu pelotão (Beja Santos)



Amadora > Regimento de Infantaria nº 1 > 1968 > "Eu, aspirante a oficial miliciano, e o meu pelotão na CCAÇ 2402 (1), Amadora, Junho de 1968" (BS).

Foto e legenda: © Beja Santos (2007). Direitos reservados.


1. Mensagem do Beja Santos:

Caro Raul [Albino], junto mais 2 fotografias para as tuas memórias (2). Nessa altura, não se sabia ainda que eu seria transferido para o CTIG (3), e muito menos por que razões. Salvo erro, tenho aqui praticamente todas as praças. Espero encontrar-me em breve com o Horácio e oferecer-lhe estas lembranças.

Um abraço do Mário

2. Comentário do Raul Albino ao Post 1975 (1)

O Beja Santos julga que estarão na foto os pelotões 3º e 4º da CCAÇ 2402. Como a ordem dos pelotões sofreu alterações na Guiné em face da antiguidade dos substitutos, não sei se o meu grupo estará de facto na foto. Não me consegui identificar na fotografia. O mais natural é que os grupos sejam os do Medeiros Ferreira e Beja Santos, que na altura seriam, salvo erro, o 2º e 4º pelotões. Após a reorganização o 1º virou 2º, o 2º virou 4º e o 4º virou 1º, o 3º que era o meu grupo, manteve-se 3º por mero acaso.

Raul Albino


__________

Notas de L.G.:

1) Vd. post de 20 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1975: Álbum das Glórias (19): Eu e o Zé Manel [Medeiros Ferreira], duas baixas da CCAÇ 2402 (Beja Santos)

(2) Em relação à foto publicada no Post P 1975, o Raul mandou a seguinte email ao Beja Santos (extracto):

(...) Esta fotografia é uma preciosidade. Só te pedia para me identificares que grupo era este, onde foi tirada a foto e me indiques algum graduado de que te lembres (nome e posição na foto). Julgo que o Medeiros Ferreira é o que está ao teu lado. Verdade? (...)

(3) Vd. post de 15 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1282: História da CCAÇ 2402 (Raul Albino) (1): duas baixas de vulto, Beja Santos e Medeiros Ferreira

Os aspirantes a oficiais milicianos da CCAÇ 2402 eram, originalmente, os seguintes, em Junho de 1968: Francisco Silva, José Manuel Medeiros Ferreira, Mário Beja Santos e Raul Albino. A CCAÇ 2402, pertencente ao BCAÇ 2851 partiu para a Guiné a 24 de Julho de 1968, sem o Beja Santos (que foi em rendição individual, indo comandar o Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70) e o Medeiros Ferreira (que desertou, na véspera da partida, tendo-se exilado na Suíça onde se licenciou, pela Universidade de Genebra, em Ciências Sociais).

Sem comentários: