sábado, 28 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P2005: Convívios (21): BART 3873 (Bambadinca 72/74), em Viseu, no dia 16 de Junho último (Álvaro Basto)

Viseu> 15 de Junho de 2007> Encontro do BART 3873 ( Bambadinca 72/74)> Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Casimiro Barata, António Silva, Álvaro Basto, António Barroso; Silva, Eduardinho, Lima Rodrigues, António Azevedo; Maçães, Mourão, Ceia, Artur Soares e Carlos Nunes (os que vão assinalados a azul e a bold, são membros da nossa tertúlia).


Viseu> 15 de Junho de 2007> Encontro do BART 3873 ( Bambadinca 72/74)> Da esquerda para a direita: Ex-Alf Mil António Barroso, ex-Alf MIl Mourão, ex-Major Jales Moreira e ex-AlfMil Lima Rodrigues.

Fotos: © Álvaro Basto (2007). Direitos reservados

1. Mensagem do Álvaro Basto, com data de 10 de Julho último.

Caro Luís Graça,

Em primeiro lugar gostaria de dar as boas vindas, na sua nova função de co-editor do Blogue, ao Virgínio Briote. Face à dimensão que este blogue atingiu, creio que sem estas ajudas desinteressadas não conseguirias dar conta do recado. Bem hajam todos quantos trabalham para manter o espaço desta Tabanca Grande viva e animada.

Seguidamente gostaria de te pedir para que logo que possível desses conta no Blogue de um encontro realizado no passado dia 16 de Junho, em Viseu, do pessoal do BART 3873 (Bambadinca 72/74).

Estiveram presentes representantes das diversas CART que o compunham (Xime, Mansambo, Xitole e naturalmente Bambadinca). Aliás fiquei espantado por tanto ouvir falar do nosso Blogue no encontro e nada ter, quer antes quer depois, aparecido no Blogue sobre o assunto.

Esta reunião anual vem sendo organizada desde 1975, segundo creio, tendo sido o seu principal mentor durante muito tempo o Ex-furriel enfermeiro da CCS, o Sousa. Creio que ultimamente tem sido o ex-Major Jales o principal obreiro dos encontros, mas aceitem as minhas desculpas se estiver enganado.

Esta reunião assumiu para mim um papel de enorme importância já que foi a primeira vez que estive presente e ainda bem. Da CART 3492 (Xitole) a que pertenci e de quem "tratei da saúde" o melhor que sabia e podia já que era enfermeiro, estavam praticamente todos os oficiais (faltou o Mexia Alves que não pode estar presente) e sargentos, estando ainda um grande número de cabos e praças. Nem um dos Primeiros Sargentos quis faltar e lá esteve a marcar presença com as suas fotografias a tentar descobrir quem era este e aquele.

Foi realmente um reencontro de todas as emoções e acredita, Luís, que eu nem imaginava quanto carinho e estima sentia ainda por todos eles. Quanto recalcamento havia por aqui para só este ano ter tido a coragem de os rever. E felicidade das felicidades... fomos todos sãos para a Guiné, e voltámos todos vivos e ainda estamos todos sãos e vivos. Só essa constatação quanto nos vale, especialmente quando lemos as estórias que lemos no Blogue de quantos e quantos que nunca chegarão a sentir esta felicidade do reencontro.

Aproveito para enviar algumas fotos do pessoal da CART 3492. Infelizmente não conseguimos uma foto completa do grupo todo, já que quando estas foram tiradas muita gente tinha ido embora

Quero deixar aqui as minhas desculpas por não ter anotado o nome de todos, mas foram emoções a mais para um só dia e acabei por me esquecer.

Recebe um grande abraço
Álvaro Basto

2. Comentário do co-editor C.V.: Na ausência do Luís Graça, que está para o Norte, aqui fica a notícia do teu emocionado reencontro com os teus camaradas do BART 3973. Aceita as nossas desculpas pelo atraso na publicação da notícia. De qualquer modo, ela aqui fica, também na esperança de que mais camaradas que passaram pelo sector L1 da Zona Leste nos três últimos anos da guerra (de 1972 a 1974) apareçam aí, um dias destes, a entrar pela nossa Tabanca Grande adentro.

Por sua vez, o Virgínio Briote também fica sensiblizado pelas amáveis palavras que lhe diriges, por ocasião da sua 'tomada de posse' como co-editor do blogue. Todos não somos demais para fazer deste espaço da blogosfera algo que nos surprende todos os dias e de que começamos a ter orgulho. C.V.

Sem comentários: