domingo, 16 de setembro de 2007

Guiné 63/74 - P2109: Tabanca Grande (34): António Manuel Salvador, ex-1º Cabo Enf, CCAÇ 4740, Cufar, 1972/74, hoje funcionário da KLM, Amsterdão

Guine > Região de Tomboli > Cufar > PINT 9288 > 1974 > O 1º cabo enfermeiro Baia. Foto: © António Baia / Fernando Franco (2006). Direitos reservados.

1. Mensagem de 7 de Julho que, por lappso, só agora é publicada:


Remetente: António Manuel Salvador, um camarada da diáspora

Assunto - Informação geral sobre alguns episódios na Guine, zona de Tombali/Cufar 72/74

Amigo Luís:

Foi deveras surpreendente ao ver o vosso blogue na Internet aqui na Holanda, Amsterdão.

Estou aqui desde treze de outubro de 1974. Cheguei, a Lisboa, vindo da Guiné a 3 de Agosto de 1974, mas a minha estadia em Portugal foi de pouca dura. E por aqui ando. Trabalho no aeroporto de Amesterdão, vou a portugal várias vezes ao ano. Como sou funcionário da KLM tenho as viagens mais baratas.

Falando um pouco de mim na Guiné... Eu era primeiro cabo enfermeiro numa companhia de açorianos, a CCAÇ 4740, os Leões de Cufar. Por lá andámos até para lá do fim (normal) da comissão. Já tínhamos os 24 meses quando foi o 25 de Abril e como não aparecia a rendição e não podíamos entregar aquilo sem mais nem menos, depois lá apareceu uma companhia com 7 meses e que nos rendeu. A bianda nunca faltou mas o conduto era as vezes o mais desejado...

Amigo Luís, o que eu gostava de saber era o seguinte: vi no blogue umas fotos de um barco a arder e um jipe todo desfeito. Ora eu assisti a tudo isso! Quando cheguei ao local,o cenário era horrível. Tenho aqui na minha agenda de 1974 em que se diz que morreram três pretos e dois brancos. A um deles chamavam-lhe o Jeová, não sei se seria essa a religião dele...

Luís Graça, o que gostava de saber era se o Furriel Pita tinha escapado porque foi o único que ainda dava sinal de vida. Quem deve saber isso ao certo, é o António Baia porque era ele o enfermeiro do Pelotão de Intendência. Pelos vistos ele mora na Amadora mas de resto não sei mais nada (1).

Antes que me esqueça, este acidente com as minas foi a 2 de Março de 1974, a um sábado.

Estou a ir férias 19 de Julho a 13 de Agosto... Se por acaso tiveres o número do telefone do Baia, ele que me ligue para 261932410, zona de Torres Vedras. Eu moro perto de Santa Cruz.

Sem mais me despeço, enviando um forte abraço a todos os tertulianos.

2. Comentário de L.G.:

Caro António: Foi bom saber notícias tuas… Só agora te respondo, porque só hoje li a tua mensagem, recebida na minha caixa de correio do local de trabalho. Estou a pôr a correspondência em dia… Enfim, meteu-se também o período de férias… Agora temos um endereço de email colectivo, para onde deve ser canalizada, de futuro, a correspondência do blogue: https://webmail.ensp.unl.pt/owa/redir.aspx?URL=mailto%3aluisgracaecamaradasdaguine%40gmail.com

O episódio trágico que relatas, já me tinha sido referido por dois camaradas ligados à Intendência, o Baia e o Franco. Já nos encontrámos duas vezes. O Baia não tem mail. Podes contactá-lo através do vizinho e amigo dele, o Fernando Franco ( https://webmail.ensp.unl.pt/owa/redir.aspx?URL=mailto%3afasfranco%40netcabo.pt ). Este episódio, já publicado no blogue (1), também vem descrito no livro do António Graça de Abreu ( https://webmail.ensp.unl.pt/owa/redir.aspx?URL=mailto%3aabreuchina%40netcabo.pt ), Diário da Guiné, publicado em 2007 (2). Hei-de divulgar essa parte do Diário do António, que estava em Cufar nessa altura.

Quanto a ti, convido-te para fazer parte da nossa tertúlia ou Tabanca Grande, se isso for do teu interesse. Basta que me/nos mandes as duas fotos da praxe e me/nos fales um pouco mais do teu tempo de Guiné, em Cufar. Vejo que somos vizinhos: eu nasci na Lourinhã. E de vez em quando passo por Amsterdão, em viagem. Tudo de bom para ti, e desculpa o atraso.

PS - Vou também publicar a tua mensagem, estes dias próximos. Estamos com algum atraso devido às férias, muito embora já sejamos três editores… em part-time.

________

Notas de L.G.:

(1) Vd. posts de:

16 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1284: A Intendência também foi à guerra (Fernando Franco / António Baia)

16 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1283: Os nossos intendentes, os homens da bianda (Fernando Franco / António Baia)

(2) Vd. posts de:

5 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1498: Novo membro da nossa tertúlia: António Graça de Abreu... Da China com Amor

6 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1499: A guerra em directo em Cufar: 'Porra, estamos a embrulhar' (António Graça de Abreu)

27 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1552: Lançamento do livro 'Diário da Guiné, sangue, lama e água pura' (António Graça de Abreu)

Sem comentários: