domingo, 9 de setembro de 2007

Guiné 63/74 - P2090: Pelotões de Reconhecimento Fox em Guileje (Nuno Rubim)





Guiné > Região de Tombali > Guileje > A Fox MG-36-24, que pertenceu aos Pipas, foi sendo sucessivamente rebaptizada: Bêbeda, Diabos do Texas... Segundo Nuno Rubim, "a matrícula da Fox é a mesma que consta numa fotografia tirada por elementos do PAIGC em Maio de 1973, quando ocuparam o quartel! Portanto a Bêbeda ( que vai ficar para a história, representada com essa mesma inscrição no diorama de Guileje ....) terá servido desde 1965 até 1973, integrada nos sucessivos Pel Rec Fox que por lá passaram"... A foto de cima foi gentilmente cedida pelo Teco (Alberto Pires), da CCAÇ 726.

Fotos: © Nuno Rubim (2007). Direitos reservados.



Guiné > Região de Tombali > Guileje > CCAV 8350 (1972/73) > O Fur Mil Op Esp José Casimiro Carvalho, no topo de uma Fox, viatura blindada do Esquadrão de Reconhecimento Fox. Juklgo tartar-se da MG-36-24. Estas unidades de cavalaria também possuíam, pelo menos, uma viatura White (MG-34-69). Este documento que faz parte do álbum fotográfico do Casimiro Carvalho, não tem data sem data nem legenda (mas só pode ser de final de 1972 ou princípios de 1973). Segundo o Casimiro Carvalho, o pelotão chamava-se Os Pipas, nome da Fox quando Guileje foi abandonada pelas NT e ocupada pelo PAIGC em 22 de Maio de 1973.

Foto: © José Casimiro Carvalho (2007). Direitos reservados.

1. Mensagem do Nuno Rubim, com data de ontem:

Caro Luís:

Quando puderes agradecia-te que colocasses a seguinte questão no nosso blogue:

Do que me foi possível averiguar, estiveram sediados em Guileje (Mejo),
temporária ou permanentemente, os seguintes Pel Rec Fox: 42, 839, 888,
963, 1165 e 3115 (1).

Gostaria de saber se algum dos camaradas tem conhecimento de outras unidades deste tipo que tivessem operado na zona de responsabilidade das Companhias sediadas em Guileje, no período da sua existência, 1964-1973.

Obrigado.

Um abraço

Nuno Rubim
2. Esclarecimento postior do Nuno:
Luís: Exactamente. Mejo era um destacamento de Guileje ( 2 Pelotões) e foi abandonado em 1969, mesmo ano ( o 2º da vigência Spínola ) em que vários outros aquartelamentos da Guiné foram também extintos. Isto ainda constitui para mim um certo mistério...

Os Pipas era o Pel Rec Fox 3115, o último em Guileje. Do meu tempo era a tal Fox denominada Bêbeda ... Obrigado.

Um abraço

Nuno Rubim

3. Comentário de L.G.:
Pedimos a urgente, oportuna, calorosa e inestimável colaboração de todos os camaradas, em especial dos de cavalaria, que estiveram no sul da Guiné, respondendo ao pedido do Nuno Rubim, coronel de artilharia na reforma, especialista em história militar e responsável pela criação de um notável diorama de Guileje, que será oficialmente apresentado ao público por ocasião do Simpósio Internacional de Guileje, Guiné-Bissau, 1 a 7 de Março de 2008. O diorama é uma peça central do futuro núcleo museológico de Guileje.
_____________

Nota de L.G.:

(1) Vd. posts de

Sem comentários: