terça-feira, 9 de outubro de 2007

Guiné 63/74 - P2170: As Duas Faces da Guerra: Espero ver alguns de vós na estreia do filme em Lisboa (Diana Andringa)

Guiné-Bissau > Guerra de libertação, guerra colonial, guerra do ultramar, o verso e o reverso, ou as duas faces, as múltiplas facetas, de uma dura e terrível realidade, a da guerra de 1963/74 ... O filme-documentário, de 1 hora e 40m, da portuguesa Diana Andringa e do guineense Flora Gomes terá a sua estreia, em Lisboa, no dia 19 de Outubro, 6ª feira, 23h00, no grande auditório da Culturgest, no âmbito do DocLisboa2007 , o 5º Festival Internacional de Cinema Documental (18-28 de Outubro de 2007). Haverá outra exibição, dia 22, 2ª feira, à mesma hora, no Cinema Londres (Sala 1).

Foto: Programa do doclisboa2007: 5º Festival Internacional de Cinema Documental, 18-28 de Outubro de 2007 (com a devida vénia...). Não temos legenda, mas pelo que se depreende da foto três guineenses (entre eles, um militar com galões de coronel) posam, para o fotógrafo, junto ao monumento de uma antiga unidade das NT, a CCAÇ 3, julgo eu... (embora as insígnias sejam de... cavalaria). Divisa: Glória com Valor... A ser o monumento (ou o que resta dele) da CCAÇ 3, a que pertenceu o A. Marques Lopes, a foto terá sido tirada em Barro.


1. Mensagem que o editor do blogue mandou à Diana Andringa:

Cara amiga Diana:

Obrigado pela sua lembrança e gentileza (1). Os meus parabéns pelo filme, parabéns pela sua persistência, empenho e paixão pela Guiné e os guineenses. Ao fim de 40 anos, alguém teria que fazer um filme-documentário sobre as "duas faces da guerra".

Lancei um desafio à malta da nossa tertúlia, para irmos ver o filme em conjunto... Pelo menos os que moram aqui na área da Grande Lisboa... Sei que é a desoras... De qualquer modo fiz a divulgação devida... Mas o nosso blogue está inteiramente disponível para um texto seu ou do Flora... Disponha. Até ao DocLisboa2007 podemos falar muito mais do v/ filme.

Seria interessante também que pudesse ser exibido e discutido em Bissau, no próximo Simpósio Internacional de Guileje (1-8 março de 2008), que está a ser organizado pela AD (2) . Vou contactar o Pepito (3). Sei que o filme vai estrear esta semana em Bissau. Saudações. Luís Graça


2. Resposta da jornalista e realizadora Diana Andringa :


Por enquanto aceito os parabéns pela persistência, pelo filme prefiro esperar que o veja...

Sei que o Pepito (3) já o viu, no Centro Cultural Português em Bissau - onde estreou dia 5 e houve, segundo me disseram, uma enchente, entusiasmo, emoção, palmas, risos, loas, algumas críticas (cada participante tem na cabeça um filme a que o nosso não pode, obviamente, corresponder, acontecerá o mesmo em Lisboa) e onde vai ser repetido hoje - e talvez também em Iemberem, perto de Guilege, para onde um grupo da Fundação Mário Soares, que está a trabalhar com os arquivos guineenses, o levou, e onde foi visto com entusiasmo, apesar de muitos não conseguirem seguir as intervenções em português.

Já escrevi também ao Pepito a dizer que terei muito gosto em que o filme passe na TV comunitária que estão a criar. E claro que, se ele quiser, será com todo o gosto que verei o filme exibido no Simpósio de Guilege.

Tenho pena de não ter podido acompanhar a estreia em Bissau, até porque acredito que o filme será visto de forma diferente na Guiné, em Portugal e em Cabo Verde e, se alguns risos podem ser comuns (nomeadamente nas falas de um dos entrevistados, o "mais velho" Sulei Baldé), a emoção variará, já que, ainda que se não queira, os "nossos" mortos pesam sempre mais que os do adversário.

Aqui, uma antiga aluna minha, que não conhece a história deste tempo, chorou ao ouvir e ver dois soldados contarem a história terrível que viveram com 22 anos. Para vocês, essa história será quase banal, mas recordará outras, próximas. Na Guiné, cada imagem de arquivo é uma galeria de mortos: na luta de libertação ou nos conflitos posteriores.

Espero ver alguns de vós na estreia em Lisboa (4). Mais tarde, se quiserem, poderemos organizar outros visionamentos.

Abraço,

Diana

__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 8 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2165: As Duas Faces da Guerra, filme-documentário de Diana Andringa e Flora Gomes, no DocLisboa2007 (18-28 Outubro 2007)

(2) Vd. posts de:

6 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2084: Guileje: Simpósio Internacional (1-7 Março de 2008) (1): Uma iniciativa a que se associa, com orgulho, o nosso blogue

7 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2086: Guileje: Simpósio Internacional (1-7 de Março de 2008) (2): Programa provisório

(3) O Pepito já me respondeu:

Luís: Por nós, a visualização do filme durante o Simpósio (2) é uma óptima ideia. Eu gostei muito do filme e da abordagem.

abraço
pepito

(4) Já vários camaradas responderam positivamente ao meu desafio e convite:

Gabriel Gonçalves, Humberto Reis, José Martins, Luis R. Moreira, Mário Fitas... (Cito de cor).

Acho que a melhor data é a da estreia, dia 19, 6ª feira, às 23h. Além disso, o auditório da Culturgest é grande (600/700 lugares), não havendo à partida problemas de lotação esgotada... Oxalá houvesse! Falaremos dos pormenores, através de e-mail.

1 comentário:

Anónimo disse...

... que, no próximo 16 de Outubro vamos conhecer «a guerra de Joaquim Furtado» (tal-qualmente anunciada na tv pública). Mas naquele mesmo dia, vão também decorridos exactos 40 anos sobre a
morte em combate de um militar, cujo corpo não foi recuperado. Para vergonha de todos nós, camaradas-de-armas directos e indirectos, continua o seu nome a não constar em listas oficiais – sejam elas lapidares ou electrónicas –, dos nossos mortos-em-campanha. Não sendo infelizmente caso único, nesta circunstância são aqui nominalmente referidos os demais, EM FALTA, mas relativos tão somente à CArt1690, subunidade já por diversas ocasiões referida neste weblog:
– AGOSTINHO FRANCISCO DA CÂMARA; nat. Madeira; Soldado ApLGF; mortalmente atingido por fogo IN cerca das 17:00 de 16Out67 (2º dia da Op.Imparável), perto de Sinchã-Jobel.
– FERNANDO DA COSTA FERNANDES; nat. Santo Tirso; Alferes Miliciano comandante do 2ºGrComb; mortalmente atingido por fogo IN em 18Dez67 (Op.Invisível), perto de Sinchã-Jobel.
– VITOR DA SILVA GONÇALVES; nat. (???); Soldado; atingido por fogo IN em 18Dez67 (Op.Invisível), perto de Sinchã-Jobel.
– ARMINDO MARQUES PAULINO; nat. distrito Braga; Soldado; capturado no destacamento de Cantacunda no início da madrugada de 11Abr68 e (com outros 11 militares) levado para a Conakcry e encarcerado na prisão de La Montaigne, onde veio a falecer vítima de cólera, em data não conhecida; (nas mesmas circunstâncias foi capturado o Soldado Cozinheiro LUÍS DOS SANTOS MARQUES (nat freg. Pena Verde, conc.Aguiar da Beira), também mortalmente vitimado pela cólera em 16Mar69 (salvo melhor informação), permanecendo no entanto o seu óbito como ocorrido em «20Dez70»...!, quase um mês após os demais militares portugueses haverem sido resgatados àquele cativeiro).