quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Guiné 63/74 – P2213: Dando a mão à palmatória (2): Rui Fernandes, o fotógrafo do pintor Augusto Trigo (Virgínio Briote)





Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Varela > 2007 > Antigo restaurante e café, hoje em ruínas. O painel Luta Felupe é da autoria do artista guineense Augusto Trigo, que vive em Portugal. A foto é de Rui Fernandes, nosso prezado leitor.

Fotos: © Rui Fernandes (2007). Direitos reservados

1. Mensagem de Rui Fernandes, com data de 25 de Outubro último, enviada ao editor do blogue:

Exmo Dr Luís Graça:

Desde há vários dias que ando para lhe escrever sobre um artigo saído no blogue, sobre o artista Augusto Trigo (1). Somente agora tenho essa oportunidade.

Foi com satisfação que li este artigo sobre o autor de várias pinturas e painéis, algumas das quais se encontram na Guiné-Bissau, seu país natal, principalmente em Bissau.

Achei estranho, no entanto, não ser em lado nenhum referida a fonte das mesmas. Desde há cerca de dois anos e meio que sou leitor assíduo do blogue e sempre verifiquei a identificação do autor das fotos, muitas das quais com a indicação de direitos reservados.

As fotos agora divulgadas - embora fique bem assente que em nada estou contra, antes pelo contrário, julgo o artista ser merecedor deste singelo tributo - , deveriam referir terem sido retiradas do sítio AD-Bissau.

Fui eu o autor das mesmas e cedi-as à AD. Para algumas foi necessária a intervenção de terceiras pessoas para que me permitissem a obtenção das mesmas, tendo sido para duas delas o amigo Pepito.

O painel "Etnias da Guiné" encontra-se em Bissau, no Ministério do Comércio, organismo oficial.

O painel "Painel de 1977" e a "Paisagem" encontram-se, o primeiro na sala de reuniões de um Banco-BCAO e o outro num hall do mesmo, também em Bissau.

O painel que retrata o porto, encontra-se na Casa do Estivador, junto ao Forte da Amura.
Paisagem, de Augusto Trigo

O mural "Luta felupe" encontra-se numa parede de um ex-restaurante-café em Varela.

Etnias, de Augusto Trigo


Necessitei de cerca de 3 meses, nas horas vagas, para através de um programa de imagem recuperar digitalmente este mural. O edifício em que se encontra, está abandonado há anos e em avançado estado de degradação. Situado junto à falésia de Varela sofreu já a derrocada parcial do pátio devido à erosão marítima. A parede em que se encontra o mural está a abrir brechas e sofre a influência das chuvas devido a infiltração das mesmas através das falhas de telhas. Não tardará muito, sofrerá a derrocada final, com perda total deste património.

Sendo este blogue frequentado por elementos de várias profissões, penso que seria engraçado numa próxima ida à Guiné de alguém com experiência na matéria verificar da viabilidade de recuperação do mesmo. Não será fácil, penso eu, mas aqui fica uma dica.

Envio-lhe em anexo a foto original da qual recuperei este mural.

No site da AD encontram-se mais duas fotos:

(i) Tá-Mar- painel retratando uma imagem da Nazaré e localizado na sala de jantar do restaurante

(ii) Tá-Mar em Bissau-velho.

(iii) Ladrilhos- localizado num prédio de quem sai do edifício dos Correios pela esquerda da sua fachada, passa a lateral do Mercado Central e é no quarteirão a seguir depois do actual Bonjour (supermercado).

Com os meus cumprimentos,
Rui Fernandes


2. Comentário do co-editor vb:

As nossas desculpas ao Rui Fernandes pela omissão cometida. E os nossos agradecimentos pelo trabalho e o esforço que teve em trazer ao nosso conhecimento o Augusto Trigo, para muitos de nós, um artista guineense desconhecido. Oxalá surja algum mecenas, português ou guineense, que salve da morte anunciada o belíssimo painel Luta Felupe. O Rui terá sempre aqui um espaço, aberto, generoso, solidário, para divulgar e defender os artistas guineenses, nomenadamente os artistas plásticis. vb

_____________

Nota de vb:

(1) Vd. post de 14 de Outubro de 2007
Guiné 63/74 - P2177: Artistas guineenses (1): Augusto Trigo, nascido em 1938, em Bolama

Sem comentários: