quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Guiné 63/74 - P2295: Hino de Gandembel, cantado no almoço da mini-tertúlia de Matosinhos (A. Marques Lopes / Carlos Vinhal)

Almoço da mini-tertúlia de Matosinhos e o Hino de Gandembel interpretado pelo camarada Almeida, da CCAÇ 2317 (Gandembel/Balana, 1968/69).


Foto 1> O nosso camarada Almeida interpretando o Hino de Gandembel, acompanhado (à viola ou à guitarra?) pelo A. Marques Lopes. Ao meio, um espectador menos atento. Imperdoável.

Foto 2> Logo na primeira fila vêem-se o Zé Teixeira, o Álvaro Basto e o António Pimentel.

Fotos: © Xico Allen / A. Marques Lopes (2007). Direitos reservados.

Texto de Carlos Vinhal:

De acordo com um comunicado oficial do nosso camarada A. Marques Lopes, no passado dia 21 de Novembro aconteceu mais um almoço, das quartas-feiras, da mini-tertúlia de Matosinhos (1). Marcaram presença o Álvaro Basto e seu pai, o António Pimentel, o Almeida (da CCAÇ 2317), o Marques Lopes, o Rocha, o Xico Allen e o Zé Teixeira.

Como é costume, aconteceu na Casa Teresa e não teria nada de especial, não fosse a presença do Almeida, que presenteou o comensais com uma espectacular interpretação, à capela, do Hino de Gandembel (*). Dentro de dias iremos inserir no You Tube e no nosso blogue uma outra versão, musicada, que o Idálio Reis nos mandou à dias, em CD-Rom, gravada pelo Almeida (que mora na Maia).

De tal forma o Almeida impressionou a assistência que foi logo, ali mesmo, combinada uma repetição da perfomance, na próxima quarta-feira, no mesmo local, desta feita com uma gravação ao vivo de imagem e som.

Não é demais lembrar que neste almoço é bem-vindo qualquer ex-combatente da Guiné, residente em qualquer parte do País.

O facto de se intitular mini-tertúlia de Matosinhos (**) não fecha o convívio a quem quiser participar nestes almoços, até porque a Dona Teresa e o marido recebem bem e agradecem a visita.

Em cima dois instantâneos do acontecimento com as legendas/comentários do co-editor.
________

Notas do co-editor CV:

(*) Aqui podem ouvir a versão interpretada pelo nosso camarada Gabriel Gonçalves

(**) Vd. último Post sobre a Tertúlia de Matosinhos de 9 de Agosto de 2007> Guiné 63/74 - P2040: No almoço da tertúlia de Matosinhos com o António Batista, o nosso morto-vivo do Quirafo (Paulo Santiago)

Sem comentários: