quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Guiné 63/74 - P2246: Memórias de um comandante de pelotão de caçadores nativos (Paulo Santiago) (13): O batuqueiro de Contabane e o livro do PAIGC

Guiné > Zona Leste > Contabane > 1972 > À direita, o batuqueiro que um dia ofereceu ao Paulo Santiago, comandante do Pel Caç Nat 53, o livro do PAIGC e um cinturão, tendo desaparecido no dia seguinte...

Foto: © Paulo Santiago (2007). Direitos reservados


Capa do manual escolar do PAIGC O Nosso Livro - 2ª Classe, editado em 1970 (Upsala, Suécia) (1)

Foto: © Luís Graça & Camaradas da Guiné (2007). Direitos reservados.


1. Mensagem do Paulo Santiago (ex-Alf Mil, comandante do Pel Caç Nat 53, Saltinho , 1970/72):

Boa Noite, Luís:


Era minha intenção contar, numa futura memória (2), como me veio parar às mãos o livro da 2ª classe [do PAIGC]. Atendendo aos posts publicados, julgo oportuno divulgá-lo neste momento.

Uma noite, em Contabane, quase no fim da comissão, e após uma tarde de batuque, o batuqueiro veio ter comigo, chamou-me para o meio do Reordenamento, retirando de junto dos tambores o referido livro e um cinturão,usado pelos guerrilheiros, tendo-me oferecido os dois.

No dia seguinte já não o encontrei, tinha seguido, ainda cedo, para uma outra tabanca qualquer. Não o voltei a ver. Não sei, até hoje, qual o motivo da oferta do livro e do cinturão.

Conhecia o referido batuqueiro há muito tempo, era frequente passar, periodicamente, pela zona do Saltinho.

Abraço
P. Santiago

2. Comentário de L.G.:

Obrigado, Paulo, por me teres contado a história do livro, conforme o meu pedido... Não há gestos inocentes ou neutros ou inteiramente desinteressados: o teu amigo batuqueiro deveria ser um simpatizante ou até um militante do PAIGC... Andando de aldeia em aldeia, como os dgilas, até podia ser um agente duplo, fazendo simultaneamente o jogo da PIDE/DGS e do PAIGC... Qualquer das duas hipóteses é verosímil...

De qualquer modo, ele sabia que tu ias valorizar este ronco... Incapaz de compreender o que dizia o livro, como a imensa maioria dos guineenses - a começar pelos teus e os meus soldados, que eram soldados de 2ª classe, porque justamente não sabiam ler nem escrever o português -, o teu batuqueiro achou que era uma honra, para ele, oferecer um objecto fétiche como este ao alfero, comandante do reordenamento de Contabane... Repara que é um belo manual, com desenhoa cores, muitas letras, e no fim uma fotografia, a cores, do Amílcar Cabral, que muitos guineenses, simpatizantes e militantes do PAIGC, nunca terão visto ao vivo... Admitamos até que o teu batuqueiro foi apenas um correio, encarregue de te levar a encomenda... Se assim foi, a mensagem do remetente só podia ter uma leitura:

- Tuga, a razão não está na força das tuas armas, mas na justeza da nossa luta...

A verdade é que a encomenda ficou em boas mãos e, trinta e cinco anos depois, aqui está uma bela estória, que já contaste aos teus filhos e que agora transmites aos teus velhos camaradas de Guiné... Obrigado, amigalhão.
_____________________

Notas dos editores:

(1) Vd. post de 27 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2221: PAIGC: O Nosso Livro da 2ª Classe (1): Bandêra di Strela Negro (Luís Graça / Paulo Santiago)

(2) Vd. post de 23 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2064: Memórias de um comandante de pelotão de caçadores nativos (Paulo Santiago) (12): Evocando todos os militares do 53

Sem comentários: