segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Guiné 63/74 - P2280: Blogoterapia (35): Freedom first, not security... Primeiro, a liberdade e depois a segurança... (Manuel Lema Santos)

1. Mensagem do Manuel Lema Santos, que é um querido camarada da Marinha, ou melhor da Reserva Naval (1):

Estimados Tertulianos e ex-Camaradas,

A função tempo não perdoa e, infelizmente, não cresce quando necessário. Neste caminho perdi claramente o fio à meada e não tenho acompanhado, como gostaria de fazer, a pedalada do nosso Blogue mas as pessoas têm de fazer opções e eu assumo as minhas.

Entretanto, também decidi simplificar algumas coisas da minha vida profissional nas quais incluo os endereços de correio electrónico. Gostaria que alterassem o meu e passassem a utilizar este de onde envio a mensagem:
mlemasantos@gmail.com

Tenho tido bastantes problemas com o lixo dos servidores da Telepac e estou a diligenciar mudar de operador. Já agora, pedia o favor de o comunicarem, aos restantes elementos da Tertúlia uma vez que tenho a minha lista de endereços mais que desactualizada e até incompleta.

Aproveito, porque li a mensagem do Jorge Tavares (2), para manifestar a minha opinião sobre o assunto e já muitas vezes o fiz quer particularmente quer em até artigos de opinião.

A Internet é um meio único de comunicação, pesquisa, registo, interacção, etc.
Protegê-la sim (todos se devem preocupar com esta vertente), limitá-la nunca, muito menos em comunidades abertas como o fenómeno Guiné em que é desejável que todos os que passaram por aquela vivência possam comunicar com todos os que estão nas mesmas condições ainda que, por opção pessoal ou outra, normalmente até nem o façam.


Tal como a liberdade, limitá-la é uma situação que deve ser devidamente ponderada e avaliada em função dos riscos para a própria Comunidade, que se deseja aberta e universal no debate e troca de ideias.

Não representará directamente o princípio de uma indesejável e mal amada hierarquização da própria comunicação entre tertulianos, filtrando?

Afinal a Tertúlia não se destina a fomentar a Comunicação, Diálogo, efectuando troca de Relatos, Acontecimentos com a finalidade de reescrever a História vivida pelos próprios Tertulianos na Guiné?

Vou regredir no tempo e no espírito com que aderi, partindo do princípio de que não devem comunicar comigo suportando o conceito numa ameaça velada de que o meu endereço de correio electrónico pode vir a ser indevidamente utilizado?

A comunidade de ex-combatentes da Guiné merece melhor!

Um abraço para todos,
Manuel Lema Santos

2. Comentário de L.G.:

Ou não será Armindo Batata, em vez de Jorge Tavares ? Julgo haver aqui uma confusão, ou por minha parte ou parte do Lema Santos. Eu julgo que ele queria referir-se ao Armindo, que nos mandou em 25 de Outubro último, uma mensagem anti-SPAM:

Caros camaradas: A generalidade das mensagens de email que recebo dos membros da tertúlia, contêm os endereços de todos os outros. Os profissionais das listas de email chamarão a estas mensagens 'um figo'. Em consequência, a quantidade de SPAM vem aumentando de forma perfeitamente inusitada. Sugiro que coloquem os endereços em CCo ou BCC de forma a circularem invisíveis na Rede, como está a acontecer com este email que está a ser lido por todos os membros da tertúlia.

Obrigado
Cumprimentos
Armindo Batata


Eis a minha resposta, passados alguns dias (29 de Outubro)... Ao mail dele, eu respondi, ao Armindo, nos seguintes termos:

Armindo:

Tens toda razão... A malta só que tem que actualizar, periodicamentre, a lista de endereços que vai crescendo todas as semanas... Lamento que tenhas decidido sair da lista, mas entendo a tua preocpuação com a
security, first... Este mail vai ser lido por ti e pelo resto da Tabanca Grande, uma vez que estou a usar o Cco (ou BBC, em inglês) para ocultar os nossos endereços... De qualquer modo, estes estão visíveis na página da nossa tertúlia... Quem tem caixa de correio no Gmail, pode sempre denunciar como Spam todas as mensagens suspeitas e/ou indesejáveis. Um Alfa Bravo. Luís


Estou inteiramente de acordo com o Lema Santos: Primeiro, a liberdade, depois a segurança... Alguns procedimentos, simples, devem ajudar-nos a protegermo-nos contra o SPAM, os hackers, os provocadores, os inimigos da liberdade, etc... Mas não entremos em paranóia... Como na guerra, ontem, a sabedoria, o bom senso, a frontalidade e a camaradagem são meio caminho andado para a sobrevivência e o sucesso de qualquer indivíduo ou grupo... Afinal, o nosso objectivo comum é... comunicar uns com os outros (Etimologicamente, do latim communicare, pôr em comum, partilhar...).

___________

Notas de L.G.:

(1) Vd.posts do Manuel Lema Santos:

13 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1842: 10 de Junho: Nós também estivemos lá (A. Marques Lopes / Lema Santos)

21 de Abril de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXXIII: Apresenta-se o Imediato da NRP Orion (1966/68) e 1º tenente da reserva naval Lema Santos

16 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1665: Operação Larga Agora, Tancroal, Cacheu, local maldito para a Marinha (Parte I) (Lema Santos)

13 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1586: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (2): Lema

7 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1571: A Operação Larga Agora, o Tancroal / Porto Batu e as cartas náuticas do Instituto Hidrográfico (Lema Santos)

11 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1420: O cruzeiro das nossas vidas (5): A viagem do TT Niassa que em Maio de 1969 levou a CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Manuel Lema Santos)

21 de Abril de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXXIII: Apresenta-se o Imediato da NRP Orion (1966/68) e 1º tenente da reserva naval Lema Santos

Sem comentários: