sábado, 24 de novembro de 2007

Guiné 63/74 - P2301: Tabanca Grande (41): Santos Oliveira, 2.º Sarg Mil de Armas Pesadas Inf.ª (Como, Cufar e Tite, 1964/66)



Fernando Santos Oliveira
2.º Sarg Mil Armas Pesadas Inf.ª

1964/66





1. Mensagem de 10 de Novembro de 2007 do nosso camarada Santos Oliveira para o nosso tertuliano Mário Fitas

Caríssimo Amigo Vicente

De acordo com a nossa conversa telefónica de ontem, vou tentar escrever o que sei dizer, mesmo com imprecisões cronológicas, datas e ausência de muitos nomes, que durante cerca de 40 anos procurei varrer das minhas lembranças.

No entanto, os factos vividos jamais foram esquecidos, sobretudo os que foram menos maus, pelo que te narrarei e documentarei, sempre que possível, o que tu próprio testemunhaste, embora num período curto (do mesmo modo que todas as Unidades que por mim passaram, ou eu por elas passei).

Gostava, ainda de referir que passei, entre a minha chegada e a despedida, cerca de 20 dias com o Pel Indep de Morteiros 912 e que não sei distinguir quem foram os militares (afora os 2 Cabos e 7 Soldados que sempre estiveram comigo) que pertenciam à minha Secção de 20 homens.

Assim, apresento-me:
2.º Sarg Mil Armas Pesadas de Infataria (EPI, Mafra, 1963);
Tirocinado Ranger (CIOE, Lamego, 1963/64);
Tirocinado Pára-quedista (BCP, Tancos, 1964);
Mobilização pelo RAL 1 (Lisboa, 1964), com destino a Rendição Individual de militar morto em combate, pelo chamado fogo amigo, quando em Missão inadequada à sua Formação de Armas Pesadas, integrava um Grupo de Combate, em Patrulha.


2. Em 19 de Novembro Mário Fitas dirigia-se ao Luís Graça

Caro Chefe da Tabanca Grande:

Não posso ficar indiferente ao aparecimento do Santos Oliveira no blogue. Em Cufar, juntos comemos da batata já a apodrecer, com o bacalhau que não havia, mas tivemos um grande petisco um dia quando comemos gazela com feijão frade, bem bom! Arroz não havia naquela terra distante.

O Fernando Santos Oliveira é um bom homem e um extraordinário Morteirista. Nos meus primeiros tempo de Cufar, era ele que conseguia calar a malta de Cufar Nalu nas horas das nossas refeições, curiosamente coincidentes com as horas de carreira de tiro deles.

O Fernando tem muito para contar. Mas já agora mando algumas notque ele teve a amabilidade de me mandar e espero que ele, para além destas notas, mande as suas cartas de morteiro do Como, Cufar e Tite.

É uma honra para a malta de armas pesadas. As notas da guerra do Joaquim Fernando Santos Oliveira são a forma respeitável como ele viu e viveu a guerra.

Um abraço para toda a Tabanca.
Mário Fitas


3. Em 20 de Novembro o co-editor CV endereçou mensagem ao Santos Oliveira

Caro Camarada Santos Oliveira:

Os editores do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné vêm convidar-te a formalizares a tua entrada na nossa Tabanca Grande (nome alternativo do Blogue) e autorizares a publicação do trabalho que enviaste ao camarada Mário Fitas.

Para seres membro deste importante depositório de estórias, recordações, memórias, testemunhos, depoimentos,. etc. de ex-combatentes da Guiné, basta que digas que sim ao nosso convite, que mandes uma foto tipo passe, actual, para que te conheçamos no nosso próximo encontro, e uma foto dos teus tempos de Sargento Miliciano.

Claro que ficas obrigado a contar as tuas estórias devidamente ilustradas (quando for o caso) com as tuas fotos guardadas há tanto tempo. Vais ter o prazer de aumentar o nosso espólio e de ver as tuas experiências partilhadas com camaradas teus que sentiram o mesmo que tu, nos diversos Chãos e nos diversos anos que durou a guerra na Guiné.

Se nunca foste, aconselho-te a ir à nossa página da Tertúlia , onde poderás verificar que o nosso objectivo é unicamente não deixar esquecer a nossa geração e dar a conhecer um bocado da História de Portugal que se vai desvanecendo, como se a culpa da manutenção da guerra fosse nossa (milicianos e recrutados à força) e não das más políticas seguidas pelo regime de então.

Ficamos a aguardar a tua resposta.

Da parte dos editores, recebe um fraterno abraço
Carlos Vinhal, co-editor.


4. Mensagem de Santos Oliveira com data de 23 de Novembro, para Luís Graça

Camarada Luís Graça

Saudações

Ontem, à noite, o nosso camarada Mário Vicente deu-me umas dicas para aprender a entrar nas leituras cronológicas do Blogue. Acho que consegui e dei de caras com a transcrição de um mail em que sou solidário com uma opinião do Torcato Mendonça. Surpreendeu-me, pela positiva.

Como bem sabes (a tua formação militar em Armas Pesadas, foi igual à minha) o nosso Ofício não era ser-se Apontador (fossem Morteiros, Canhões sem Recuo ou Metralhadoras Pesadas), mas Comandar um Grupo de Homens, de duas esquadras e dois Morteiros. Tudo o restante está de acordo.

Como tenho dito, sou um principiante inexperiente e até inocente, na arte da Internet; procurarei evoluir, como foi referido pelo Torcato, até poder manejar a comunicação na Net, (como muito bem o fazem os miúdos de hoje) como outrora o fazia com a G3. Assim o espero.

Isto porque me sinto extremamente honrado, pelo público convite, para integrar o Blogue. Disso, já deves ter conhecimento, (com a minha inexperiência de permeio), de que o Carlos Vinhal tem todos (???) os elementos. Desculpa-me não ter seguido os passos sem pisar minas. Parece que o fiz.

Já há para aí algum material publicável; ajustem-no ao Blogue, enquanto não rotinar a minha escrita.

Quero, finalmente, garantir que apenas escrevo como sempre tenho vivido, pelo que é importante saberem que tudo o que for apresentado por escrito (para ti, para o Blogue ou para um qualquer Camarada), é publicável. Fica autorizado. Nada tenho a esconder ou a recear, mesmo que a Verdade venha a doer ou a magoar.

Publicamente, quero agradecer ao companheiro Mário Vicente (Fitas), porque desde o seu início no Blogue (creio) sempre me motivou e incentivou a que aderisse; igualmente ao Torcato por também ter dado um empurrão.

Aos Editores Luís Graça, Carlos Vinhal e Virgínio Briote, as minhas felicitações e os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido em prol da classe de Veteranos em extinção e da História de Portugal, que um dia será reescrita, com verdade, para os nossos tetranetos poderem aprender nas Escolas.

Aos restantes Camaradas do Blogue, igualmente um Bem haja pelos vossos contributos.

Ao grosso dos Veteranos, peço-vos apenas: não sejam Ex-Militares, ex-Alferes, ex-Furriel, ex-Cabo ou ex-Soldado, porque, desse Direito Histórico, por mais que o tentem apagar, não o conseguirão. Todos, somos portugueses como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Mouzinho de Albuquerque, etc, etc. e, um dia, daqui a muitos anos, seremos honrados, não por sermos Colonialistas (historicamente, os nossos antepassados não são!), mas por termos sido portugueses que cumpriram (muitas vezes contrariados) o dever e a obrigação, sem desertar ou fugir.

Pessoalmente, o meu muito obrigado.

Neste Natal, que se aproxima, para todos os portugueses, os votos das maiores felicidades.

Fraternais saudações, do
Santos Oliveira

Sem comentários: