domingo, 25 de novembro de 2007

Guiné 63/74 - P2302: Memórias de um comandante de pelotão de caçadores nativos (Paulo Santiago) (14): Ilustres visitantes no Saltinho

Paulo Santiago
ex-Alf Mil
Pel Caç Nat 53
Saltinho
1970/72




Visitantes ilustres no Saltinho (*)

Sendo a CCAÇ 2701 uma das Companhias do Batalhão sediado em Galomaro, havia alguma dependência, operacional e logistica, daquela Companhia perante o Batalhão localizado em Aldeia Formosa (ou Quebo).

Era os obuses 14 do Quebo, já aqui evocados em memória anterior, que nos davam protecção, quer no quartel, quer em patrulhamentos ou operações para os lados de Contabane.

No aspecto logístico, era possível, aconteceu comigo, pessoal que se encontrava em Bissau regressar ao Saltinho, via Aldeia Formosa, apanhando o Nord-Atlas, fazendo posteriormente a cambança do Corubal, na zona de Ura Candi. Até à margem esquerda vinham militares de Aldeia, na margem direita estavam os militares da CCAÇ 2701 ou do Pel Caç Nat 53.



Rio Corubal> Ura Candi> Local de cambança e respectivas canoas

Foto: © Paulo Santiago (2007). Direitos reservados



Houve um incidente nesta cambança que poderia ter tido um desfecho trágico.
Durante algum tempo, em 1971, operou no TO do CTIG um avião (P2 V5 ?) que diziam ter base em Cabo Verde.

Aconteceu, na altura em que se efectuava uma cambança, aparece um daqueles aviões, o piloto, inexperiente na Guiné, olha para o mapa, vê assinalada uma zona de duplo controle e vá de mandar umas rajadas de metralhadora em direcção às canoas, com o pessoal, apercebendo-se do engano, a gesticular para a aeronave. Os militares de Aldeia conseguiram, via rádio, que o piloto tirasse o dedo do gatilho.

Felizmente só houve danos numa canoa, mas o piloto deve ter ficado convencido que acertara em alguém, pedindo uma evacuação para o Saltinho, onde chegou um heli quase ao mesmo tempo que os militares vindos da cambança.

Este incidente serviu para alegrar o olhar ao pessoal, pois no heli vinha uma bela (pelo menos era branca) enfermeira pára-quedista, e, não havendo ninguém para evacuar, foi juntamente com a tripulação beber algo ao bar, provocando grande ajuntamento à porta daquele.


Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Fiofioli > Março de 1969 > Operação Lança Afiada. O temível helicanhão. Um Alouette III, com canhão lateral de calibre 20 mm. (**)


Foto: © Paulo Raposo (2006). Direito reservados.

Voltamos à cambança do Corubal poucas semanas após aquele incidente. Vinham de visita ao Saltinho o Comandante do BCAÇ, sediado em Aldeia Formosa, Ten Cor Agostinho Ferreira, o Oficial de Operações Major Pezarat Correia, Comandante da CCAÇ 18, Cap Mil Rui Ferreira e um Fur Mil de Informações do qual não recordo o nome.

O Ten Cor Agostinho Ferreira, mais conhecido pelo petit-nom Metro e Oito era um daqueles oficiais superiores, por serem raros, que dava nas vistas pelo seu trato e pela sua jovialidade.

O Rui escreve no Rumo a Fulacunda (***) que aquele Ten Cor acompanhava-o no mato em operações. Conheci outro com as mesmas características, o Ten Cor Polidoro Monteiro, comandante do BART de Bambadinca.

As visitas foram bem recebidas, prolongando-se a sessão de copos até alta madrugada no bar de oficiais e sargentos.

No dia seguinte, eu e o Clemente acompanhámos os visitantes até ao Xitole onde estava programado um almoço em casa do comerciante Jamil Nasser.
Coluna não existiu, fomos os seis, um pouco apertados, num único jipe. Maluqueiras...

O almoço foi um chabéu muito bem confecionado pelo empregado do Jamil.

Estava também presente o comandante da CART do Xitole. Comeu-se muito bem, e, como é costume dizer-se, bebeu-se muito melhor. Terminado o repasto, bem bebidos, lá nos voltamos a enfiar os seis no jipe em direcção à cambança, onde às 15,30 horas estaria pessoal para cambar os nossos visitantes para a outra margem do Corubal.

Correu tudo conforme o previsto. No regresso da cambança, com o jipe mais leve, só eu e o Clemente, este que sempre foi um pouco acelerativo, vinha a andar nos limites e, quando saíamos da tabanca de Ura Candi para flectir para a picada Xitole-Saltinho, inopinadamente aparece-nos um poste do arame farpado à nossa frente, sendo logicamente atropelado.

Passados poucos dias tivemos mais quatro visitantes, vindos de Fá, onde se formava a 2.ª CCmds Africanos. Era o Major Comando Miquelina Simões, o Ten Comando Oliveira, o Fur Mil Comando Bebecas que conhecia de Lamego, e o 2.º Sarg Cmd Teixeira.


O Major Miquelina Simões tinha feito uma comissão, penso como Capitão, em Aldeia Formosa conhecendo bem o Régulo Sambel de Contabane, antes da destruição desta tabanca. Como Contabane se situava agora junto do Saltinho, daí a razão da visita.

Nesta comitiva chamava a atenção, pela maneira como usava a farda, pelo lenço preto à volta da cabeça com a boina por cima, o Sarg Teixeira, com quem vim depois a ter várias conversas, acompanhadas a cerveja, em Bissau.


Recordo uma. O Teixeira já tinha mais de uma comissão na Guiné, e diziam que operacionalmente era fora-de-série, penso que tinha algumas condecorações, das quais nunca me falou. Falou-me sim, da primeira porrada que apanhou.

Num ano, não sei precisar, apareceu na Guiné o primeiro heli-canhão. Para o testar é marcada uma operação para o dia 1 de Outubro desse ano, onde o Teixeira segue no comando de um grupo de combate. Não encontram guerrilheiros, mas há população, controlada pelo IN, que foje à aproximação dos militares e quando entra numa bolanha vem o heli-canhão, limpando tudo, velhos, mulheres e crianças.


O Teixeira ficou lixado e, quando regressou ao quartel donde partira, tratou abaixo de cão o comandante da operação, dizendo-lhe que só encontrava uma desculpa para aquela mortandade - em Portugal abria naquele dia a época de caça, onde os caçadores, após um ano de paragem, atiravam a tudo que mexesse, o heli-canhão fizera o mesmo.

Levou com dez dias de prisão.

Paulo Santiago
___________

Notas do co-editor CV:

(*) Vd. Último post da série, de 7 de Novembro de 2007> Guiné 63/74 - P2246: Memórias de um comandante de pelotão de caçadores nativos (Paulo Santiago) (13): O batuqueiro de Contabane e o livro do PAIGC

(**) Vd. post de 6 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P941: O meu testemunho (Paulo Raposo, CCAÇ 2405, 1968/70) (13): Operação ao Fiofioli

(***) Vd. post de 4 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2026: Antologia (61): Rumo a Fulacunda: uma estória que ficou por contar ou a tragédia das CCAÇ 1420 e 1423 (Rui Ferreira)

Sem comentários: