quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Guiné 63/74 - P2310: Encontro internacional em Lisboa, em 2010: Nós e os que combateram com e contra nós (Nuno Rubim / Luís Graça)

Guiné > Região de Tombali > Cufar > Ilhéu de Infanda > CCAÇ 1621 (1966/68)> Progressão das NT > Foto cedida, ao Moura Ferreira, por pessoal da CCAÇ 1621, por ocasião do último convívio da unidade (Junho de 2006)...

E a propósito que é feito deste nosso camarada e amigo, o Hugo Moura Ferreira, funcionário (refiormado) do Ministério dos Negócios Estrangeiros, ex-Alf Mil (que esteve na Guiné, entre 1966 e 1968, em Cufar, na CCAÇ 1621, e depois e em Bedanda, na CCAÇ 6), e que eu não eu vejo desde as provas públicas de doutoramento do nosso Leopoldo Amado, na Universidade Clássica de Lisboa ? (1)

Foto: © Hugo Moura Ferreira (2006). Direitos reservados.


1. Mensagem do Nuno Rubim, coronel de artilharia na reforma, duas comissões na Guiné, membro da nossa Tabanca Grande, coração maior, especialista em dioramas, reputado historiógrafo, etc.:

Caro amigo Luís

Nesta tua citação no blogue em 27 /11/ 2007 - e passo a transcrever :

"3. Comentário de L.G.:

'Guiledje na Rota da Independência da Guiné-Bissau'... É com regozijo que o nosso blogue se associa a esta bela iniciativa e sauda fraternalmente a sua comissão organizadora... Este simpósio internacional, que também podia ser realizado em Portugal, não celebra a derrota de ninguém, mas
sim a vitória de dois povos que continuam ligados por laços históricos, afectivos, culturais e linguísticos... Como de um lado e de outro temos dito, esta iniciativa faz parte de um projecto mais vasto de desenvolvimento integrado e sustendo - o 'projecto Guiledje' -, e no essencial representa o
triunfo da vida sobre a morte, a vitória da paz sobre a guerra, a primazia da memória (viva) sobre o esquecimento e o branqueamento da história, a afirmação da esperança no futuro, o reforço da amizade e da solidariedade entre os nossos povos"(...)

sintestizaste de uma forma extraordinariamente feliz e objectiva os sentimentos que nos animam a todos neste projecto. Bem hajas por o teres feito !

E realmente, porque não ser realizada, um dia, uma réplica aqui em
Portugal ?

Um grande abraço
Nuno Rubim

2. Comentário de L.G.:

Fica aqui a minha tímida sugestão e o enérgico desafio do artilheiro Nuno para, em 2010, realizarmos, aqui, na nossa terra, um encontro internacional sobre a Guerra da Guiné... Sob os auspícios do nosso blogue...se ele ainda existir, e nós estivermos no pleno uso das nossas faculdades, físicas e mentais...

Pode ser que tenhamos a coragem de nos metermos numa aventura dessas, convidando, para partilhar connosco estórias e emoções , os velhos combatentes que lutaram com e contra nós, da Guiné-Bissau, de Cabo Verde e de Cuba... Mais, o paisano do Pepito, é claro, que nunca foi combatentes de armas na mão, mas é um homem que ama a sua terra e quer pôr a memória (ainda viva...) da guerra colonial/luta de libertação ao serviço da construção do futuro.
___________

Nota de L.G.:

(1) Vd.post de 29 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1794: Blogoterapia (21): Falar da guerra, com pudor... e com alegria do novo Doutor, Leopoldo Amado (Luís Graça)

Sem comentários: