segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Guiné 63/74 - P2378: O meu Natal no mato (11): Saltinho, 1972: O melhor bolo rei que comi até hoje, o da avó Clementina (Paulo Santiago)

1. Mensagem do Paulo Santiago, com data de 19 de Dezembro:

Tinha chegado à Guiné em Outubro. Com a aproximação do Natal,na época não era o hino ao consumismo que hoje se verifica,sentia-me triste e acrabunhado. As saudades dos meus pais e irmã apertavam-me o coração.

No Saltinho na noite de Consoada, apesar do bacalhau com batatas bem regado, notava-se que todos tinham o pensamento a muitos quilómetros de distância.

No dia 25 de manhã chegou um heli com o Gen Spínola que desejou as Boas Festas ao pessoal da CCAÇ 2701 e do Pel Caç Nat 53. O astral continuou em baixo.

Na semana a seguir ao Natal, recebi uma carta do meu Pai,onde me informava das saudades que tinham sentido naquela quadra e, para as minorar, o meu lugar à mesa, na noite de 24, tinha sido ocupado por um meu conterrâneo, doente e sem família. Senti isto como uma bela prenda de Natal, oferecida pelo meu saudoso Pai.

Como já referi em memórias anteriores, em 1971, apanhei boleia em 24 de Dezembro, no heli do Spínola de Bambadinca, onde estava desde Outubro, para o Saltinho onde passei mais um Natal com os meus camaradas do 53 e da 2701. Em 6 de Janeiro de 1972, dia em que fiz 24 anos, regressei a Bambadinca, via Bissau.

A minha avó Clementina, avó materna, resolveu enviar-me, por encomenda postal, um bolo-rei, dirigido para o SPM de Bambadinca. Como chegou após o dia 24, reenviaram-no para o SPM 3948 (era do Pel Caç Nat 53). Chegou ao Saltinho, já tinha vindo eu para Bissau. Reenviaram a encomenda para Bambadinca, acabando por receber o bolo-rei em meados de Janeiro.

Estava duríssimo, mas...foi o melhor bolo-rei que comi até hoje.

Abraço com desejos de BOM NATAL

Paulo Santiago

Sem comentários: