domingo, 9 de dezembro de 2007

Guiné 63/74 - P2339: Tabanca Grande (44): Henrique Cabral, Fur Mil, CCAÇ 1420 (Mansabá, 1965/67), editor do Blogue Entre Fogo Cruzado

1. Mensagem do camarada Henrique Cabral, do dia 4 de Dezembro de 2007, dirigida ao nosso Blogue

Camaradas,

Tomei a liberdade de me dirigir a todos vós porque, a descoberta dos vossos relatos e fotografias na blogosfera me trouxeram recordações de locais e situações, por mim também vividas bem de perto.

Assim, e passados mais de 40 anos de ter andado por Fulacunda, Mansoa, Braia, Encheia, Uaque, Jugudul, Bissorã, K10, Olossato, Cutia, k3 (Farim) e Mansabá, resolvi partilhar também com todos vós, as imagens que por lá recolhi, nesses tempos bem difíceis.

Imaginei então um filme a preto e branco em que cada um possa, com pequenos textos fáceis de ler, dar voz às imagens e acrescentar algo que contribua para o conhecimento daquilo que por lá vimos, ouvimos e sentimos.

O eventual contributo de novos items e imagens será bem vindo.
Venho deste modo convidar-vos a participar no "ENTRE FOGO CRUZADO" o que muito me lisongearia.

Considerando ser o meu sítio, apenas um complemento aos vossos, tive a iniciativa de colocar nele, algumas ligações para eles.

Saudações cordiais,
Henrique

In illo tempore:
Furriel Mil Cabral
CCAÇ 1420
BCAÇ 1857
Na Guiné de 1965 a 1967

Agora:
Henrique de Sacadura Freire Cabral
Queluz, Dezembro 2007


2. No dia 9 de Dezembro de 2007 o co-editor CV respondia:

Caro camarada Henrique Cabral:

Em nome do editor do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, estou a agradecer o teu contacto e o facto de teres na tua página um link para a nossa.

Já agora abro um parêntesis para te dizer que o nome oficial do nosso blogue não é Tabanca Grande como indicas, mas o que está acima. Entre nós usamos os termos Tabanca Grande ou Caserna Virtual, para dar um ar de igualdade e camaradagem entre os tertulianos.

Tratamo-nos por tu, independentemente dos antigos postos militares, da idade e até da posição social. Verdadeiros camaradas não se distinguem entre si.

Deixo-te o convite para, se quiseres, entrares na nossa Tabanca Grande, onde cabe sempre mais um camarada que tenha pisado qualquer chão da Guiné. Teríamos assim mais oportunidade de trocar conteúdos, estórias, experiências e fotos dos nossos tempos.
São nossos tertulianos também os civis que, por qualquer circunstância da vida, estão indelevelmente marcados pela Guiné de então, hoje Guiné-Bissau.

Tu e eu temos em comum o facto de termos andado por terras do Óio. Estive em Mansabá 22 meses em quadrícula, entre Abril de 1970 e Fevereiro de 1972. Conheço Mansoa, Cutia, Bissorã, K3, Farim, Bafatá e Bissau, claro.
Muito pouco, comparado com aqueles que intervinham em tudo quanto era sítio.

Já andei Entre Fogo Cruzado. Está muito bem elaborado.
As belíssimas fotografias a preto e branco dão-lhe uma particularidade que realça sobretudo o teu gosto e sensibilidade pela imagem, mais do que pelas palavras.
A memória da guerra em si, não é o mais importante, mas a beleza da paisagem daquela terra e, os usos e costumes daquele povo nosso irmão.
Parabéns.

Em meu nome, no do Luís Graça e dos restantes camaradas e amigos do nosso blogue desejamos-te os melhores êxitos e uma vida longa para a tua página.

Os nossos cumprimentos

Carlo Vinhal
Co-editor

3. No mesmo dia Henrique Cabral voltava ao contacto

Caro camarada Carlos,

Para que fique bem claro, eu é que agradeço a tua disponibilidade e atenção dada ao meu sítio e a possibilidade de nele colocar um link para a Tabanca Grande que considero um excelente trabalho. Um manancial de documentos vivos da guerra na Guiné escritos na primeira pessoa.

Eu sei que o actual e verdadeiro nome não é Tabanca Grande mas...se me autorizarem, prefiro, gosto mais dele. É mais sintético, abrangente, recua no tempo e aproxima-nos.

Fico muito grato pelo convite que me fazes e quando arranjar veia lá estarei. No entanto o meu forte não é a escrita e muito menos o romance. Sou muito sintético e até telegráfico demais.

De facto andámos pelos mesmos sítios...já lá vai tanto tempo. Mas quando revejo as minhas fotos é com se fosse hoje. É por isso que imaginei o meu sítio assim - impessoal e intemporal. Aberto a todos, pois todos nós por lá vimos aquelas imagens em qualquer chão. Esta apresentação pretende dar relevo a pormenores da vida daquela gente que muitas vezes não contava para nada...senão para ser usada.

Ficaria muito lisonjeado com palavras tuas nos comentários e caso queiras, podes mesmo enviar-me uma foto e texto.

Muito obrigado pelos votos encorajadores.

Um abraço
Henrique

4. Comentário de CV

Camaradas e amigos tertulianos, podem e devem visitar o sítio do nosso camarada Henrique Cabral em http://entrefogocruzado.wordpress.com/ porque é um local calmo, cheio de fotografias a preto e branco, de belas paisagens e gente da Guiné.

Como o nome do blogue sugere, o povo esteve e estará sempre entre fogos cruzados. Muitas vezes serviu e serve de moeda de troca, outras, é vítima inocente. No entanto raras vezes lhes pedem opiniões quanto ao seu próprio futuro e sobre o caminho que querem seguir.

Transcrevo a seguir, com a devida vénia ao Henrique, da rubrica Acerca de... um trecho em que ele se apresenta, e ilustro com uma das belíssimas fotos que lá se podem ver.




5. O Autor

Acerca de...





em 1965.

Foi mais um a chegar… dos muitos atiradores integrado numa Companhia de Caçadores de tropa-macaca mas trazia na bagagem uma kodak e a cabeça cheia de ideias.

Andava sempre por aí… só desaparecendo às vezes quando o chamavam para dentro do aquartelamento para “fazer os serviços”. Mas voltava… voltava sempre com a mesma curiosidade de nos conhecer.

Por vezes as coisas não lhe corriam bem mas nunca o deixava transparecer… antes aproveitando o que de bom esta terra tinha para lhe oferecer: o pôr do sol esfuziante, não fora a deprimente época das chuvas; o verde das matas e seus sons inesquecíveis, não fora os perigos que escondem; a água quente dos rios, não fora algum dos seus habitantes menos agradáveis; as noites claras de lua cheia e cruzeiro do sul, não fora os indesejáveis mosquitos.

Usou 3 máquinas fotográficas que sucessivamente se foram avariando devido às péssimas condições a que eram sujeitas, tendo disparado cerca de 3000 vezes.







em 2007

Passados 40 anos decide mostrar parte do seu espólio fotográfico apenas com o intuito de partilhar, com todos, essas recordações.

A guerra não é o tema central mas como realidade bem dura que foi, não pode ser omitida.

Propositadamente são excluídas certas imagens e não são referidos nomes de pessoas ou lugares, tentando apenas fazer um filme a preto e branco do dia-a-dia da gente, em qualquer chão guineense.

Henrique Cabral
Novembro 2007

Fotos: © Henrique Cabral (2007)(site Entre Fogo Cruzado)

Sem comentários: