quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Guiné 63/74 - P2383: Em busca de... (14): Victor Manuel Ferreira Cardoso, meu tio, ex-1º cabo do BRT, morto em 1971 (Vitor M. Araújo)

1. Mensagem de Vitor M. Araújo

Assunto - Pedido de informações relativamente ao 1º Cabo Victor Manuel Ferreira Cardoso, Brigada de Reconhecimento e Transmissões (BRT), Guiné, morto em 1971

Saudações amigas.

Queria desde já cumprimentar os editores pelo excelente trabalho com o Blogue.

Neste blogue é visível para as novas gerações a ideia de que os camaradas de guerra estão unidos pelo vínculo forjado no campo de batalha, elo perene e por vezes mais forte que o elo familiar. Chega a ser comovente o reencontro de velhas memórias e amizades.

Mas ao contrário de muitos, não defendo a vitimização do ex-combatentes da guerra colonial (1961-1974). Pessoalmente tenho o maior apreço pelos ex-combatentes, que apesar de todo sacrifício pessoal demonstrado continuam a servir valorosamente á pátria, cada um a sua maneira.

O meu nome é Vitor Araújo, moro em Santa Maria da Feira e nasci em 1974, portanto não sou ex-combatente.

A nação não deve esquecer! A nação não pode esquecer ! A guerra já dizia Clausewitz é a continuação da política por outros meios. Os ex-combatentes lutaram e foram gigantes perante o quadro das adversidades, escassos recursos, forneceram o espaço de manobra político aos políticos, que em última instância falhararam miseravelmente.

Escrevi no Blogue porque tenho curiosidade em saber as circunstâncias que envolveram a morte de um tio que nunca cheguei a conhecer e aspectos da sua unidade. Tentei sem resultado pesquisar na Net e mesmo no motor de busca interno do blogue.

O nome do meu tio era Victor Manuel Ferreira Cardoso, natural de Espargo, freguesia de Santa Maria da Feira. O seu posto era de 1º Cabo do Exército da BRT - Brigada de Reconhecimento e Transmissões. Faleceu em 10/06/1971 em combate (aparentemente vítima de um morteiro)

Cumprimentos, desejo de boas festas.

2. Resposta do editor de L.G.:

Vitor:

Muito obrigado por nos ter escrito, obrigado pelo seu apreço em relação a todos nós, ex-combatentes da Guiné. Vou encaminhar o seu pedido para os meus camaradas, alguns dos quais poderão ter pistas que levem ao conhecimento, mais pormenorizado, das cirscunstâncias em que viveu e morreu, na Guiné, o seu tio e nosso camarada, Victor Cardoso... Publicarei o seu texto no nosso blogue, tornando ainda maior a probabilidade de encontrar antigos camaradas da unidade ou sub-unidade a que pertencia o Cardoso. Tenha um Natal, em paz e alegria. Luís Graça

Amigos e camaradas: Preciso da vossa ajuda, mais uma vez... Não tenho qualquer ideia do que fosse a BRT, na Guiné...Brigada ou Batalhão ? Creio tratar-se do Batalhão de Reconhecimento das Transmissões. Povavlemente o nosso camarada Cardoso era 1º Cabo Cripto.

Segundo averiguei no portal do Exército, a história do BRT é a seguinte:

(i) Em 1952 foi criada a Chefia de Cifra do Exército (CHECIE);

(ii) Em 1959 surge o SRT - Serviço de Reconhecimento das Transmissões;

(iii) Em 1965, é criado o BRT - Batalhão de Reconhecimento das Transmissões;

(iv) Em 1982 o BRT passou a designar-se Batalhão de Informações e Reconhecimento das Transmissões (BIRT);

(v) Finalmente,em 1993 é criado o Batalhão de Informações e Segurança Militar (BISM), herdeiro das tradições e missões do SRT, BRT e BIRT.

1 comentário:

Anónimo disse...

VICTOR MANUEL FERREIRA CARDOSO - nasc freg. Espargo, conc. Santa Maria da Feira; mobilizado pelo BRT-Trafaria [Batalhão de Reconhecimento das Transmissões]¹ para servir na Guiné, em rendição individual. Com o posto de 1º Cabo de Transmissões, chegou a Bissau em Out70 e foi colocado no Campo Militar de Instrução do Cumeré (a sul de Nhacra). Faleceu na 5ªfeira 10 de Junho de 1971, por motivo de ferimentos em combate².
¹ (em 1970-72, a CHERET [Metrópole] era comandada pelo TCor Alfredo Maria Lopes de Mesquita Guimarães)
² (vd dia 09Jun71: 2 mortos em combate no PelMort2174, que - a 2 meses do final da comissão - permanecia sediado em Nhacra; e vd também o post2147 de Carlos Vinhal [03.10.2007], em http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2007/10/guin-6374-p2147-ainda-os-ataques-bissau.html)