terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2417: Tabanca Grande (51): Carlos Silva, ex-Fur Mil da CCAÇ 2548/BCAÇ 2879 (Jumbembem 1969/71)


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > Março de 2007 > As antigas instalações para sargentos, que faziam parte do edifício (integrado) onde estava instalado o comando do Batalhão do Sector L1 (No meu tempo, BCAÇ 2852, 1968/70, e BART 2917, 1970/71)... O fotógrafo foi o Carlos Silva, hoje advogado... Segundo ele, "o caramelo que está com o télélé, é o nosso camarada Camilo, de Lagoa, da CCAÇ 1565 (Jumbembem), que vai à Guiné anualmente, 2 e 3 vezes, integrando expedições humanitárias. O tipo é mais apanhado do clima do que eu"... Segundo me disse o Xico Allen, em 27 de Dezembro de 2007, quando estive com ele e o resto da minitertúlia de Matosinhos, o Camilo será um dos elementos integrantes da caravana (sete jipes e carrinha, num total de vinte e tal pessoas) que, em princípio, partirá de Portugal para a Guiné-Bissau, por via terrestre... O Carlos Silva sei que também vai... Espero que o cancelamento do Rali Lisboa-Dacar, devido à alegada insegurança ma Mauritânia, não venham resfriar o entusiasmo e afectar os planos dos n0ssos camaradas que querem também assistir ao Simpósio Internacional de Guileje.

Foto: © Carlos Silva (2007). Direitos reservados.


Carlos Silva , ex-Fur Mil CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Jumbembem, 1969/71 (1)

1. Mensagem de Carlos Silva, com data de 13 de Dezembro de 2007, dirigida a Luís Graça e a Virgínio Briote

(i) Caro Luís:

Recebi o teu mail, de 20 de Julho de 2007 (1). O meu silêncio deve-se ao facto de que tenho o tempo de todo o mundo e não tenho tempo para nada. Trabalho, viagens dentro e fora, preguicite aguda, etc.

Não estou enganado em datas. Fiz o CSM no CISMI em Tavira, Armas Pesadas, no 2.º trimestre de 1969, fui para Aveiro, RI 10, e rapidamente e em força para o TO da Guiné, CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Farim, porque fazia lá muita falta, embora na minha opinião eu deveria ter ficado por cá.

Mas uma coisa é certa, se não tivesse ido para aquelas paragens, hoje não estava integrado na tua família, na nossa grande família, a dos tugas, não teria ido pisar, obrigatoriamente (e algumas vezes, voluntariamente, conhecer) o chão e as gentes da Guiné.

Eu não estou nas fotos que te enviei e relativas a Bambadinca (1). O caramelo que está com o télélé, é o nosso camarada Camilo, de Lagoa, da CCAÇ 1565 (Jumbembem), que vai à Guiné anualmente, 2 e 3 vezes, integrando expedições humanitárias. O tipo é mais apanhado do clima do que eu. (Vd. foto acima reproduzida).

Mas, já agora, aproveito para enviar-te as minhas fotos para fazeres o favor de colocar no quadro de honra da Tertúlia da Tabanca Grande.

Não envio mais fotos, porque, como te disse anteriormente, tenho um manancial delas que ultrapassam as 3000, além daquilo que escrevi. Portanto, a oferta de 2 ou 3 DVD será para se realizar durante um Bate-Papo actual e ex-Chez Toi do nosso tempo d’ouro, 22 anos nas terras calientes do mato e das bazucas na 5ª Rep em Bissau.

Esta referência ao Bate-Papo já deve ser familiar para ti, pois consta no roteiro dos restaurantes de Bissau, no site do Simpósio Internacional sobre Guiledje, à disposição dos conferencistas do Simpósio do qual fazes parte (2).

A propósito, o bicho penetrou-me e, como tal eu e mais camaradas do meu Batalhão, vamos a 24 de Fevereiro ou a 2 de Março para Bissau.

Gostaria de participar ou assistir ao Simpósio mas no citado site não encontro qualquer indicação para inscrições e respectivos custos. Tu tens conhecimento destes procedimentos? Se souberes agradeço, que me informes.

(ii) Caro Virgínio:

Meu camarada velhinho

Eu pisei o Chão que tu pisaste, K3 – Farim, Lamel, Jumbembem, Norobanta, Cuntima e vice-versa, bem como, as Tabancas abandonadas do nosso Sector, mas só a partir de 69/71, já tu felizmente te encontravas no ar condicionado, a beber outro tipo de bazucas e a comer outra espécie de berbigão à europeia.

Então, meu malandro, integraste o célebre BCAV 490, da Ilha do Como, e estreante do nosso Sector?

Pois eu já li tudo sobre aquela batalha, existente no Arquivo Militar Histórico, e tenho a História da vossa Unidade que fui buscá-la de propósito e muito fresquinha ao Regimento de Cavalaria 3, em Estremoz, a qual tu deves ter sem dúvida, pois há camaradas teus que já a têm, por distribuição do Paulo Bastos, do Pel Ind 953 (Canjambari e Jumbembem), e que vai aos vossos almoços no último fim de semana de Maio. Aliás que coincide com o meu e que organizo há vinte e tal anos.

Pois é, temos muito que falar. E, sendo assim, passemos a falar de coisas sérias.
Não sei navegar no vosso extraordinário site. É normal, sou periquito, mas vou aprender. Pois o método das minhas visitas é entrar e percorrer o conteúdo que me é dado a conhecer. Mas deve haver uma maneira de pesquisar, não só pelos nomes, como é indicado no blogue.

Contudo, aproveito para perguntar e sugerir. Não será possível criar ou sistematizar os sites, blogues, as páginas ou pastas por Sectores? Tal como vocês têm para Bambadinca? E outras situações?

Eu sou um leigo na matéria, mas digo isto, porque nas visitas encontrei esporadicamente os vossos registos P2207 sobre o Vasco Lourenço, que é do meu Batalhão, P1976 referente a mim, P2335 relativo ao Artur Conceição, da CART 730/BART 733, Jumbembem, e P2245 do Vítor Silva, meu contemporâneo da CART 3331 (Cuntima) e, como tal, se houvesse uma pasta relativa ao Sector era muito mais fácil de procurar, porque as buscas eram direccionadas para lá, conforme os interesses. Penso eu.

Se criarem uma situação destas, penso que há muita coisa para lá meter. Gostaria de saber a vossa opinião.

Recebam um abraço
Carlos Silva


2. Porque nós não demos resposta ao mail acima, Carlos Silva, em 26 de Dezembro de 2007, voltava ao ataque:

Olá Amigos:

Há dias enviei um mail para o vosso mail geral, mas ainda não recebi qualquer resposta, pois estamos no período natalício.

Caro Virginio:

Vi agora em recente busca ou consulta que tens uns itens sobre Cuntima e naquele de Notícias de Farim, para o nosso amigo Anízio em S. Paulo, dizes que Cuntima fica a 30 Kms de Farim, pois, olha, fica a 46 Kms, e que Canjambari é uma povoação a sul de Farim, [para lá do rio Cacheu, fica o K3, Mansabá] também aqui a tua memória falha, na medida em que fica a nordeste daquela vila e a leste de Jumbembem.

Segue uma foto do Paulo Bastos do Pel Ind 953 que esteve em Canjambari e Jumbembem em 1965/66, convivendo com o BCAV 490 e com o BART 733, onde está a placa com as distâncias entre Farim e as povoações do sector. Actualmente já não existe tal placa, pois tenho lá ido várias vezes desde 1993, sendo a última em Março passado e não a vejo lá.

Fazes também uma descrição sobre um ataque em Farim durante um batuque onde num saco, misturaram granadas de todos os tipos, projecteis de balas, até, uma bomba de avião que não tinha rebentado. E foi tudo pelos ares, população incluída"... Estes factos passaram-se durante a tua permanência em Cuntima? Ou ouviste contar a história?

Enfim, faço esta pergunta, porque estou interessado em escrever sobre a guerra no nosso sector e tenho feito investigação, principalmente lendo as Histórias das Unidades que passaram pelo Sector de Farim, incluindo a História do BCAV 490 e não li nada disso. Aliás, a versão que li, consta na História do BART 733 a págs. 116 e que se passou no dia 1 de Dezembro de 1965 e já o BCAV 490 não se encontrava em Farim, foi que:

Secção da CART 731 (+), Secções da CCS transportaram feridos e mortos devido ao rebentamento de um explosivo lançado por elementos subversivos durante um batuque que se realizava no Bairro de Morucunda pelas 21h 30m. O rebentamento do engenho causou a morte de 27 indivíduos, 70 feridos graves e vários feridos ligeiros, todos civis. As NT sofreram um ferido grave que foi evacuado com os feridos civis mais graves num DAKOTA….

Tenho um livro do Armor Pires Mota - Guiné, Sol e Sangue, Editora Pax, [Braga] - da CCAV 488/BCAV 490 que é bastante interessante. Conheces?

Brevemente, falarei do maior ronco da Guiné, 24 toneladas, efectuado em Faquina Fula e Faquina Mandinga, bem como de Sitató, onde a minha CCAÇ 2548 teve o primeiro morto e 4 feridos.

É com muito interesse que leio o blogue e principalmente as histórias sobre os factos que se passaram no nosso Sector de Farim, por isso, gostaria de saber uma forma mais simples de busca sobre escritos relativamente ao sector, na medida em que não conheço os posts. Será possível fazer a busca de forma diferente sem ser pelas palavras?

Recebam um abraço e feliz quadra natalícia


4. Comentário de L.G.:

Carlos: Obrigado pela tua insistência e pelas tuas críticas e sugestões. A pesquisa sobre os conteúdos do nosso blogue pode ser feita de várias maneiras: (i) directamente no blogue (inserindo um ou mais descritores na janela do canto superior esquerdo do blogue: por exemplo: Jumbembem + "CCAÇ 2548"); (ii) procurar na página pessoal de Luís Graça (infelizmente não há ainda uma página sobre Farim ou outros sectores importantes); e (iii) procurar no Google (utilizando três ou mais palavras-chaves: por exemplo, Guiné + blogue + Farim + "Carlos Silva")...

As dúvidas que levantaste em relação à inscrição no Simpósio Internacional sobre Guileje já foram, em sede própria, esclarecidas ou ultrapassadas, independentemente da conveniência de maior e melhor divulgação deste assunto, nas páginas do nosso blogue.

O Virgínio Briote terá, de certo, oportunidade de responder às questões que lhe puseste. Quanto a mim, espero (re)encontrar-te em Bissau, dentro de dois meses, para termos o tal Bate-Papo no antigo Chez-Toi e matarmos saudades de Tavira e da nossa instrução de especialidade (armas pesadas de infantaria) ...

Até lá um Alfa Bravo.
Luís Graça
____________

Notas de CV:

(1) Vd. post de 20 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1976: Tabanca Grande (27): Carlos Silva, mais um 'apanhado do clima' (CCAÇ 2548, Jumbembem)

(2) Obrigado, Carlos, não fazia a mínima ideia que era o antigo Chez Toi, um dos bares chungas do nosso tempo (1969/71)...Aqui ficam algumas dicas sobre o Restaurante Bate-Papo:

Localização: Rua Eduardo Mondlane, junto à Estação Meteorológica, Bissau
Telefone: 7202122
Com música ao vivo
Comida europeia e africana
Entradas: 1.000 a 3.500 Cfa
Prato principal: 3.000 a 25.000 Cfa
Sobremesa: 1.000 a 1.500 Cfa

1 comentário:

ilidio reis disse...

grandes malucos, eu tambem nao sou muito certo da mona ainda me lembro quando o camilo chegou a jumbembem e eu e o bragança assamos uma galinha já preta do frio. bons tempos amigos. um grande abraço Reis ex furriel