sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2451: O Nosso Livro de Visitas (4): António Alberto Alves, sociólogo, cooperante na região de Canchungo, Caió e Calquisse

1. Em 14 de Setembro de 2007, António Alberto Alves, dirigia-se assim ao nosso Blogue

Caros amigos

Vivo na Guiné-Bissau, em Canchungo (Teixeira Pinto), onde trabalho para uma ONG portuguesa no âmbito da Cooperação, apoiando os directores e professores de Escolas de tabanca da região de Canchungo, Caió e Calquisse - incluindo Pelundo e Canhobe (Carenque).

Estive no ano lectivo de 2006-07 e regresso a 28 de Setembro para o ano lectivo de 2007-08.

De passagem por Portugal descobri o vosso blogue e tenho tentado ler algumas partes, louvando o vosso objectivo geral de escrever a História pelo contributo dos próprios intervenientes. No entanto, lamento que a parte da Guiné-Bissau não possa igualmente participar: não havendo electricidade, também não há acesso a meios infomáticos e à Internet (e ao vosso blogue).

Se necessitarem de algum contacto ou iniciativa do lado de lá, do Chão Manjaco, deixo os meus contactos: 938488308 ou 00 245 6726963.

António Alberto Alves
(Sociólogo)


2. Em 18 de Janeiro de 2008 respondemos assim:

Caro António Alberto Alves

A demora na resposta à sua mensagem, não significa que as suas palavras não nos tocaram.
Na realidade ficamos sempre confortados quando alguém, que não sendo ex-combatente, mas que tendo alguma ligação à actual Guiné -Bissau, como é o seu caso, nos dá apoio, compensando assim o nosso trabalho.

A nossa ideia é escrever a história da Guerra Colonial na Guiné, contada na primeira pessoa, isto é, por todos os intervenientes, portugueses (militares ex-milicianos e do Quadro Permanente), ex-combatentes guineenses que lutaram ao lado dos portugueses e ex-combatentes do PAIGC.

Como muito bem diz, o poder de participação dos ex-combatentes guineenses é muito limitada pelos condicionalismos técnicos existentes na Guiné-Bissau, em termos, por exemplo, de Internete por falta de energia eléctrica em quase todo o país.

Temos pena, porque o testemunho de ambos os lados era essencial para uma narrativa que se quer, seja o mais fiel possível.

Melhores dias virão e a história faz-se com calma e distanciamento.

Ao terminar, queremos deixar o nosso pedido de desculpas pela demora na resposta a que tinha direito e o pedido para que nos continue a ler e a criticar.

Desejamos os melhores êxitos para o serviço que presta em benefício dessa gente maravilhosa.

Muito obrigado pelos contactos que deixou, porque podem vir a ser preciosos.

Com os nossos melhores cumprimentos

Em nome do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné,

Carlos Vinhal
(Co-editor)

Carlos Vinhal
Leça da Palmeira
Tlm 916032220
e-mail: carlos.vinhal@oniduo.pt
Ex-Fur Mil Art MA/CART 2732
CTIGuiné/Mansabá/1970/72
Co-Editor do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné
Email: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

Sem comentários: