segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2488: Ser solidário (3): Notícias do Pe. Almiro Mendes e do Xico Allen na rota do Dakar, a caminho de Bissau (Álvaro Basto)

1. Notícias de hoje, da viagem do Pe. Almiro e do Xico Allen (1), enviadas pelo nosso camarada Álvaro Basto.

Diama> Fronteira entre a Mauritânia e o Senegal. Foto do Google Earth.


Tan Tan Plage


Tan Tan Plage> Villa Ocean


Tan Tan


Tan Tan


Luis:

Tal como pediste, aqui vão mais notícias sobre a viagem à Guiné do Xico Allen e do Padre Almiro.

Acabo de receber um telefonema do nosso camarada globetrotter das viagens à Guiné. Estava na fronteira de Diama entre a Mauritânia e o Senegal.(Vd. foto de satélite do Google Earth, anexa)

Conta ir hoje dormir ainda a St. Louis, no Senegal. Trata-se de uma fronteira numa barragem no rio Senegal a oeste de Rosso, fronteira tradicional entre a Mauritânia e o Senegal, mas muito movimentada e complicada de atravessar.

Tiveram um problema na viatura que ia para o Saltinho, que queimou a junta da colassa, obrigando-os a ficarem em Tan Tan Plage, a trezentos quilómetros a sul de Agadir, para resolverem o problema.

Este incidente provocou um considerável atraso em toda a caravana, mas de momento parece que está tudo mais ao menos resolvido embora a velocidade de progressão seja mais baixa do que o que se contava.

Falta atravessar o Senegal todo, contornando a Gâmbia, para entrarem finalmente em Pirada e seguirem para Bafatá, Bambadinca e finalmente Bissau.

O Xico reafirma que o moral é excelente e, não fora o incidente com a viatura, esta travessia de África estaria a ser um autêntico passeio turístico sem vestígios dos perigos anunciados pelo cancelamento do Raly Lisboa-Dakar.

Envio-te ainda algumas fotos tiradas do Google Eath, de Tan Tan, de Tan Tan Plage e do Resort bem conhecido de todos quantos têm feito esta viagem já que é paragem obrigatória de pernoita.

Um grande abraço.

Álvaro Basto
_________________

Nota dos editores:

(1) Vd. posts da série, de:

24 de Janeiro de 2008> Guiné 63/74 - P2476: Ser solidário (2): Notícias do Almiro Mendes e do Xico Allen na rota do Dakar, a caminho de Bissau (Álvaro Basto)

21 de Janeiro de 2008> Guiné 63/74 - P2466: Ser Solidário (1): Pe. Almiro Mendes, Pároco da freguesia de Ramalde, Porto, partiu hoje de jipe, para a Guiné-Bissau

Sem comentários: