quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2490: Em busca de... (18) : Malan Camará, comandante do PAIGC, capturado pela CCP 123, no Cantanhez, em 1973 (Manuel Rebocho / Pepito)

Malan Camará, um antigo guerrilheiro do PAIGC, que operou na zona do Cantanhez, um dos convidados especiais do Simpósio Internacional de Guiledje. No âmbito do Projecto Guiledje, foi entrevistado pelas equipas de investigadores da AD - Acção para o Desenvolvimento (que gravaram o seu depoimento, em DVD, sober a sua participação na batalha de Guileje, 18-22 de Maio de 1973).

Foto: Guiledje - Simpósio Internacional (2007) (com a devida vénia...).

1. Em 24 de Janeiro de 2007, o nosso camarada Manuel Rebocho mandou a seguinte mensagem ao Pepito:

Caro Amigo Eng.º Carlos Schwarz:

Acabo de ler no nosso blogue, que a AD tem gravações de entrevistas com alguns antigos guerrilheiros do PAIGC, entre os quais Malan Camará (1). Gostaria imenso de possuir a gravação com este antigo guerrilheiro e, quem sabe, um dia falar com ele. Depois te digo a razão (2). Não te digo agora, porque Malan Camará pode não ser aquele que eu conheci e, então, não interessa colocar outras questões.

Diz-me como posso aceder a estas gravações.
Um abraço
Manuel Rebocho

2. Resposta do Pepito:

Caros Amigos Luís [Graça] e Manuel [Rebocho]:

Com a informação mais detalhada que saiu hoje no blogue sobre o Malan Camará (2) , é muito mais fácil confirmar se se trata da mesma pessoa: O Malan Camará, sendo originário do sul, vive actualmente em Bissau, pelo que o contacto com ele será provavelmente mais rápido.

Apenas uma dúvida minha à partida: como ele foi ferido e preso em Fevereiro de 1973 e transportado para Bissau, creio ser difiícil que tenha participado três meses depois (Maio) na guerra de Guiledje. No entanto vamos esclarecer localmente o assunto.
abraços
pepito

Guiné > Região de Tombali > Cantanhez > Cachambas Balantas, próximo de Jamberém > CCP 123 / BCP 12 (1972/74) >12 de Fevereiro de 1973 > O 1º Cabo pára-quedista Álvaro, o militar à esquerda na fotografia, pouco depois da captura do mais prestigiado chefe da Guerrilha no Cantanhez, o Comandante de Bigrupo Malan Camará, ferido por um disparo de Sneb [rocket de 3,7 cm], "que eu próprio mandei disparar" (Manuel Rebocho)

Foto: Costa Ferreira (gentilmente cedida pelo Manuel Rebocho) (2007). Direitos reservados.

3. Nova mensagem do Pepito, com data de hoje:

Caro Manuel Rebocho: Como prometido entrámos em contacto com o Malan Camará que irá participar no Simpósio. Apresentada a situação que descreves disse não ser ele a pessoa em causa, embora tivesse conhecido o teu Malan Camará, que entretanto morreu, e que se lembra do seu aprisionamento, uma vez que ele estava por perto.
abraço
___________

Notas dos editores:

(1) Vd. poste de 24 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2478: Guileje: Simpósio Internacional (1 a 7 de Março de 2008) (9): Inimigos de ontem, amigos de hoje

(2) 25 de Janeiro de 2008 >
Guiné 63/74 - P2481: Guileje: Simpósio Internacional (1 a 7 de Março de 2008) (11): Malan Camará... e a maldição dos 3 G + 1 J (Manuel Rebocho)

Sem comentários: