terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2441: Diorama de Guiledje (3): Torpedos bengalórios (Idálio Reis /Nuno Rubim)

Guiné > Região de Tombali > Gandembel > CCAÇ 2317 (1968/69) > O artefacto apoiado ao muro (lado esquerdo) é um torpedo bengalório... Fazia parte integrante de inúmeras apreensões de material que os pára-quedistas obtiveram à volta de Gandembel/Ponte Balana. 

 Foto e legenda: © Idálio Reis (2007). Direitos reservados. 

  1. Mensagem do Idálio Reis, enviado ao Nuno Rubim com conhecimento à Tabanca Grande: 

 Antes do mais, cordiais saudações a todos vós. Na troca de correspondência que venho mantendo com o Nuno Rubim, a quem endereço um particular agradecimento pelo modo como se empenhou na elaboração desse primor, que é o diorama de Guileje, deixa-nos sempre muito sensibilizados este tipo de dedicação. Embora defrontando-se com a falta de elementos, mesmo assim conseguiu reconstruir Guileje, uma terra que bem conheceu. E é admirável, que passados tantos anos, consiga repor todas as infra-estruturas, com quase o mesmo grau de pormenor como ali não houvesse sinais de um qualquer efeito erosivo. Falei-lhe nos torpedos bengalórios (1). O Luís continua a ser um homem da investigação, ainda que não seja esta a matéria que seja mais exímio, conquanto o pareça. Do que me foi dado a conhecer, o torpedo bengalório utilizado pelo PAIGC era uma arma ofensiva que, dadas as suas características, servia para abrir uma clareira por efeito do poder explosivo, nomeadamente para danificar uma cerca de arame farpado. Parecia ser um artefacto artesanal, mas se acaso fosse devidamente colocado e o seu detonador bem concebido, era efectivamente terrível. Num dos ataques a Gandembel, 1 ou 2 unidades foram accionadas, que deterioram uma parte significativa da fiada externa da cerca. Dos despojos deixados, não havia mais nenhum. De todo o modo, julgo que esta(s) localização(ões) não foi(ram) a(s) melhor(es), já que o(s) guerrilheiro(s) incumbido(s) desta missão incorria(m) em perigos à beira do abismo, ainda mais que se aproximaram do local com maior vigilância: o paiol. A fotografia que envio, onde se vê esse artefacto apoiado ao muro (lado esquerdo), é parte integrante de inúmeras apreensões de material que os pára-quedistas obtiveram à volta de Gandembel/Ponte Balana.

 Um apertado abraço amigo do Idálio Reis.


  2. Resposta do Nuno Rubim: Caro Idálio Reis Mais uma vez o camarada e amigo me fornece indicações importantes. E estou sempre a aprender... No que se refere aos torpedos bangalore tenho vária informação, porque também os tivemos cá em Portugal. Mas era um modelo dos EUA. Quando, na minha 3ª comissão, no CIC (Centro de Instrução de Comandos), Grafanil, Luanda, frequentei no BENG o curso de Minas e Armadilhas, tendo obtido a classificação de Mestre, aí estudei, entre outros dispositivos, os torpedos bangalore, cuja origem remonta à 2ª Guerra Mundial ( embora na 1ª GG tivessem sido empregues uns dispositivos primitivos para obtenção dos mesmos fins : abrir brechas nas redes de arame farpado). Mas o camarada Idálio vem agora, a meu ver, clarificar totalmente a questão. E é a fotografia que envia ! Percebe-se agora que o que foi designado na altura por torpedo bengalório, utilizado pelo PAIGC, era afinal um sistema improvisado, artesanal ( como muito bem diz ) desenvolvido talvez por influencia soviética, já que tenho informação que os russos utilizaram um semelhante em operações na Crimeia, entre outras acções, durante a 2ª Guerra Mundial. E o que é que vemos ? Uma simples calha em forma de U, com petardos de explosivo ( provavelmente trotil ), dispostos uns a seguir aos outros e provavelmente ligados ( enrolados ) por cordão detonante. Depois era só aplicar, no 1º elemento de explosivo, um detonador pirotécnico com cordão lento ! Finalmente colocar a calha debaixo da rede de arame farpado e ... fogo ! É claro que o sapador corria grandes riscos ... Normalmente era efectuados ataques de diversão, utilizavam-se meios fumígenos, etc... para proteger o homem. Obrigado, camarada, por mais esta importante achega. 

 Um abraço Nuno Rubim ______________ 



1 comentário:

Torcato Mendonca disse...

Abraços aos Dois extensíveis a Todos;
Torpedos Bengalórios:Parece-me haver razão de ambos- I. Reis e N. Rubim, ver Manual de Minas e Armadilhas(EPEng)a paginas 52 e 210. Pode efectivamente ter a forma apresentada pelo IReis se improvisado. Mas o NRubim descreve-o perfeitamente. Creio, quase uma certeza, nunca as NT os terem utilizado (61/74).Ver a forma apresentada no Post 2436 a mais usual.O Paigc improvisou...Parabéns e votos de cont. bom trabalho.TM