terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Guiné 63/74 - P2530: Guileje: Simpósio Internacional (1 a 7 de Março de 2008) (18): Meios de pagamento, câmbios, telemóveis, Net e saúde (Pepito)


Guiné-Bissau > Bissau > Bissalanca > Abril de 2006 > Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira (um dos históricos dirigentes do PAIGC, morto durante a guerra de libertação)

Foto: © Hugo Costa (2006). Direitos reservados.


Guiné > PAIGC > "Grupo de dirigentes do PAIGC distinguindo-se Mussa Fati, Francisco Mendes, Lay Seck, Amílcar Cabral, Constantino Teixeira, Osvaldo Vieira e Bobo Keita"...
Guiné > PAIGC > "Grupo de dirigentes da luta, distinguindo-se Amílcar Cabral, João Bernardo Vieira (Nino), Osvaldo Vieira, Constantino Teixeira e Domingos Ramos"

Fotos e legendas: Documentos Amílcar Cabral/ Fundação Mário Soares (com a devida vénia...).



1. Mensagem do Pepito, em resposta a pedidos de esclarecimento do editor do blogue, sobre a estadia em Bissau:

Luís

Aqui seguem algumas das informações que pediste e que julgo poderem responder às duvidas existentes. Seria bom que todos os participantes nos pedissem informações práticas deste tipo, pois muitas vezes não nos apercebemos das dúvidas a esclarecer.
abraço

pepito


2. Guileje: Simpósio Internacional > À atenção dos participantes que vêm do Exterior


Mais informações úteis para todos os participantes que vêm da Europa (1):

Meios de pagamento:

Em Bissau só existe uma caixa multibanco, recentemente inaugurada, e que só serve para levantar dinheiro dos clientes que tenham uma conta nesse Banco (BAO).

Aconselham-se os participantes que o pretendam, a trazer consigo dinheiro líquido, euros de preferência.

Câmbios:

Aconselha-se que a troca de euros por CFA (moeda nacional) se faça em casas de câmbio onde a taxa de conversão é de 1 euro por 650 CFA (a taxa oficial é de 655 CFA). Cambiar na rua não é recomendável, uma vez que se corre o risco de receber notas falsas.

Telemóveis:

Quem trouxer o seu telemóvel, deve primeiro desbloqueá-lo para poder comprar em Bissau um número das duas redes funcionais que operam, a MTN e a Orange. O custo de cada número é de 1.000 CFA, para qualquer delas. Ambas têm acesso internacional directo.

Para quem quiser comprar localmente um telemóvel da rede Orange, o mesmo custa 35.000 CFA para um conjunto de 2 telemóveis. No entanto, através da organização do Simpósio pode-se comprar cada um a 7.500 CFA [,cerca de 11,5 euros].


Internet:


Há vários cibercafés espalhados pela cidade. Para quem ficar instalado no Hotel Azalai (antiga messe dos oficiais), local onde irão residir todos os oradores do Simpósio, o acesso à Internet é gratuito.

Saúde:

Embora ainda não seja a grande época dos mosquitos, é sempre conveniente trazer um repelente e um pequeno saco de medicamentos com o essencial (eventual diarreia ou dor de cabeça). Convém só beber água engarrafada.

Temperatura:

A época do calor veio mais cedo este ano. Deve-se trazer a roupa mais ligeira e fresca.

____________

Nota dos editores:

(1) Vd. último poste desta série: 10 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2522: Guileje: Simpósio Internacional (1 a 7 de Março de 2008) (17): Notícias do Nuno Rubim e do Xico Allen (Pepito)

Sem comentários: