quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Guiné 63/74 - P2566: Em busca de ... (21): Malta de Bedanda, do futebol e dos serviços de saúde (Mário Bravo, Alf Mil Médico, CCAÇ 6, 1971/72)





Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 > 1971/72 > O Alf Mil Médico Mário Bravo e o seu grupo das futeboladas... Na última foto, o Mário de pé, à esquerda... O grupo era o que trabalhava com ele na enfernaria... Do lado direito, de pé, está o Fur Mil Enf Dias, natural de Viana do Castelo... Por onde pára esta rapaziada, pergunta hoje o nosso doutor...

Fotos: © Mário Bravo (2007). Direitos reservados

1. Mensagem de 5 de Maio de 2007, do nosso camarada Mário Bravo, hoje médico ortopedista que vive e trabalha no Porto, e que foi Alf Mil Médico da CCAÇ 6 (Bedanda, 1971/72) (1). Por lapso, só agora é publicada, do que pedimos desculpa ao nosso camarada e ao resto da Tabanca Grande. Ainda não conheço pessoalmente o Mário, só nos falámos ao telefone e trocámos alguma correspondência por mail.

Meu Caro Luis:

Permite-me que mande mais umas fotos, para tentar saber de alguns camaradas que andarão para aí, sem saberem de nada das sua passadas vidas ( fotográficas !!) e andanças pela guerra.

Em Bedanda, em 1971 ou início de 1972. As duas primeiras referem-se a camaradas que se divertiam a jogar umas futeboladas. Valerá a pena publicares, se concordas, com o objectivo de alguém se identificar, o que seria muito agradável.

A última foto diz respeito ao pessoal que fazia parte do meu grupo de trabalho da enfermaria, Lembro-me do nome do 3º. da direita, em cima, que era o furriel miliciano Dias ( natural de Viana do Castelo). Onde estará ? O último da direita , em baixo, é o Nelinho, rapaz do Porto e bem comportado.

2. Mensagem do Mário Bravo, de 15 de Fevereiro de 2007, que ficou também encalhada numa das nossas caixas de correio. Julgo entender que ele nos autoriza a divulgação dos seus contactos telefónicos, na expectativa de vi a poder reencontrar malta do seu tempo, tanto do Sul da Guiné como de Teixeira Pinto ou ainda do Hospital Militar de Bissau (onde passou a parte final da comissão). Já o desafiei a contar-nos o dia a dia de um médico no sul da Guiné (ou até mesmo do Hospital Militar de Bissau), mas vejo que o Mário Bravo continua a trabalhar no duro, agora no Hospital da Lapa, no Porto. Sei que em Teixeira Pinto ele conheceu o nosso camarada e amigo António Graça de Abreu e trabalhou com outro alferes médico, o Tierno Bagulho, infelizmente já desaparecido, e na altura casado com uma amiga minha e da Alice, e de quem teve três filhos. Um dia vou-lhe pedir para me falar do Luís Tierno Bagulho, que eu nunca conheci (só conheci a viúva e os filhos) mas sei que voltou à Guiné, já depois da independência, como cooperante, ainda antes da sua morte (que terá ocorrido nos finais de década de 1970). O Graça de Abreu também fala do Tierno Bagulho no seu livro Diário da Guiné.

Luís:

Um grande abraço pelo teu empenho neste BLOGUE de alívio para a saudade e recordação de momentos de grande carga emocional.

Acho bem que limites as admissões ao pessoal com mail, pois será mais fácil a gestão do blogue e também o contacto e conversa entre todos.

Para que a minha posição de tertuliano esteja dentro da legalidade, envio a minha identificação:

Mário Abilio da Silva Bravo
Médico - Ortopedia
Local de trabalho - Hospital da Ordem da Lapa - Porto ( hospital privado)
Rua Damião de Góis, 307-3º. Dtº
4050-227 - PORTO

TM- 936259162
TEL e Fax - 225511414

__________

Nota de L.G.:

(1) Vd. postes de:

23 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1457: Tertúlia: Apresenta-se o Alf Mil Médico Mário Bravo, CCAÇ 6, Bedanda (1971/72)

28 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1467: Bem vindo a Guileje, Doutor (Mário Bravo)

(...) "Habitualmente estava em Bedanda e ia de modo regular fazer serviço a Guileje, Gadamael Porto e Cacine. Passei esporadicamente por Catió e fui uma só vez a Cufar (...).

"Depois de sair do sul da Guiné, fui para Teixeira Pinto onde permaneci até ao fim da comissão. Também estive algum tempo em Bissau, no Hospital Militar, onde me ensinaram a arrancar dentes. Com esta especialização, lá foi este teu amigo dar cabo dos dentes ao pessoal ( salvo seja). Na zona de Teixeira Pinto, fui algumas vezes a Bachile, Cacheu, Carenque e Batucar. Digo-te estes nomes, pois assim poderás publicar no teu blogue e há-de haver tipos que se lembrem de me escrever"! (...)

12 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1517: Tertúlia: Com o António Graça de Abreu em Teixeira Pinto (Mário Bravo)

Sem comentários: