sábado, 5 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2722: Fórum Guileje (12): Bombas de napalm e outras curiosidades da nossa visita ao Cantanhez (Nuno Rubim)

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Mata do Cantanhez , algures no sector de Bendanda, no triângulo Iemberém, Cadique e Cananime, na margem direita do Rio Cacine > Simpósio Internacional de Guiledje > Domingo, de manhã, 2 de Março de 2008 > Visita ao Acampamento Osvaldo Vieira (1)... O Nuno Rubim, com a esposa, Júlia, e um antigo guerrilheiro do PAIGC que lhe mostra umas fotos de aviões, de um velho recorte de um magazine...

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.

O antigo guerrilheiro do PAIGC faz a sua prelecção sobre a organização militar no PAIGC, exibindo um artigo de um revista com fotos de alegados aviões da FAP...

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.


Ó nosso homem... Segundo percebi, e se a memória me não falha, era mandinga, natural de Cacine... Estava em Conacri quando Cabral foi assassinado. Foi ferido em combate e terá estado na União Soviética....

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Acampamento Osvaldo Vieira, 2 de Março de 2008 > Pretensos restos de bombas de napalm, expostos num baga-baga, largadas pelas NT no Cantanhez...

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.


Foto do Nuno Rubim, mostrando em mais pormenor os restos de bombas (de napalm ?) da nossa Força Aérea.

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Júlia e Nuno Rubim, excelentes companheiros desta maravilhosa jornada que eu e a Alice fizemos à Guiné e em especial à Região de Tombali, no âmbito do Simpósio Internacional de Guileje.... O casal fotografado por mim no Acampamento Osvaldo Silva.

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.

1. Mensagem de ontem, do nosso amigo e camarada Nuno Rubim, Cor Art ref, com duas comissões na Guiné (1965/66; 1972/74):

Caro Luís:

Hoje, 4 Abril, fui ao blogue e encontrei uma curiosa foto que tu tiraste: um antigo guerrilheiro com vária documentação ma mão (1).

Ora minutos depois dessa cena pedi-lhe que me mostrasse esse material. Ao mesmo tempo que mo entregava ia-me explicando que uma das imagens se referia aos aviões portugueses que atacavam a zona.

Qual não é o meu espanto quando ele me mostra um recorte de jornal (?) com ... a publicidade a um modelo de plástico de construção ! (ver foto, ao lado, de Nuno Rubim). Tratava-se do P-51D Mustang, um caça americano da 2ª Guerra Mundial !!!

Ora este tipo de aparelho, que Portugal nunca recebeu, era um caça monomotor ( considerado um dos melhores) que nada tem a ver nem com o Fiat G-91, nem com o T-6 !


Foi-me impossível na altura destrinçar este mistério! Tenho pensado sobre este assunto sem ter chegado a qualquer conclusão ... Ter-se-ia perdido o original, que de facto mostraria um dos dois tipos acima referidos e posteriormente alguém tratou de arranjar um substituto?

Há outro mistério que ficou sem resposta. No meio da clareira do acampamento estavam os restos de duas bombas de Napalm. (ver foto). Podiam, naturalmente, ter sido trazidos de outro local, e colocados nos montes de baga-baga, mas eu procedi a uma pequena escavação e notei que parte delas estava parcialmente embebida no terreno. Mas ~isto também pode ser um sinal dos tempos, numa zona onde há grande precipitação.

O facto é que, se as bombas caíram lá (ou onde quer que fosse), os estragos teriam sido consideráveis.

Também não tive tempo de aclarar o assunto.

Muita coisa ficou-me por averiguar! Teria sido necessário lá ter estado o dobro
ou o triplo do tempo que aquele que se verificou. Paciência (2) ...

Um abraço

Nuno Rubim

__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. poste de 5 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2721: Uma semana inolvidável na pátria de Cabral (29/2 a 7/3/2008) (Luís Graça) (13): Visita ao Acampamento Osvaldo Vieira (I)
(2) Vd último poste desta série Fórum Guileje: 4 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2718: Fórum Guileje (11): Relembrando a velha Guileje do Zé Neto e do Eurico Corvacho, onde perdi 2 soldados em combate (Idálio Reis)

Sem comentários: