quarta-feira, 16 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2766: Álbum das Glórias (42): As melhores ostras de Bissau, em O Arauto, de 27 de Julho de 1967 (Benito Neves, CCAV 1484)

























Guiné > Bissau > O Arauto, 27 de Julho de 1967 > Anúncios de duas casas especializadas em ostras: Casa Afonso, no Chão de Papel; e o Miramar, que vendia uma travessa gigante de ostras (da rocha!) por 20 pesos...

Guiné > Bissau > Cabeçalho de O Arauto, Diário da Guiné Portuguesa. Ano XXV - Nº 6242. Preço: 1$00. Director e editor: José Maria da Cruz. Quinta-feira, 27 de Julho de 1967
Guiné > Bissau > O Arauto, de 27 de Julho de 1967. Amostra da primeira página:
Crónica internacional – A sentença

No caso do Congo há em verdade dois casos: o do Congo propriamente dito: - isto é: da anarquia endémica, iniciada com a independência, naquele alvoraçdo 30 de Juno de 1960, em que faltaram ao respeito ao Rei dos belgas, que quisera assistir ao acto, para dar à independência toda a solenidade (...). (


U Thant e a África do Sul

Lusaka, 26 – Numa mensagem dirigida à conferência sobre a questão da separação racial e o colonialismo, que se está a realizar numa cidade da Zâmbia, o secretário-geral das Nações Unidas, U Thant, declarou que os esforços realizados para se conseguir a auto-determinação da população sul-africana, encontram uma grande resistência.

Declara igualmente, na mensagem, que a atitude da minoria branca endureceu consideravelmente – (E).

O problema racial dos Estados Unidos

Washington, 26 – O presidente norte-americano, Lydon Johnson, determiniou ontem a intervenção de cinco mil paraquedistas para combater os distúrbios raciais na cidade de Detroit (…).

África do Sul: 54 mineiros mortos

Joanesburgo, 26 – Um desmoronamento ocorrido na mais rica mina de ouro do Mundo, causou a morte de, pelo menos, 54 trabalhadores e ferimentos em mais de 49 (…).

Em luta contra o terrorismo: Boletim Inforfmativo das Forças Armadas da Guiné
Período de 17 a 23 de Julho de 1967


1- No período actual, o inimigo intensificiou as suas acções de intimidação e represália sobre as populações (…)



Guiné > Bissau > O Arauto, de 27 de Julho de 1967 > Notícia: "A Companhia de Cavalaria de Catió termina a sua missão de soberania nesta Província"... A notícia ta não refere o número da unidade (o que estava conforme as normas de segurança militar). Diz apenas que era comandada pelo sr. Capitão Rui Manuel Soares Pessoa de Amorim, que esteve mais de um ano em Catió e que cumpriu "com exemplar dignidade, heroísmo e espírito de sacrifício a sua sagrada missão, arrecadando resultados francamente positivos no campo militar"...

À despedida, houve jantar (melhorado ?), no refeitório do Batalhão local, que serviu para confraternização entre todos os militares do Quartel de Catió, e as autoridades civis e militares. "Aos brindes, falaram o comandante do Batalhão de Catió, o Administrador do Concelho, [o ou um ?] agente da Pide e ainda um representante da Milícia, que puseram em destaque as qualidades reveladas pela Companhia e a simpatia que goza em todos os sectores de actividade do concelho" (...).

Fotos: ©
Benito Neves (2008). Direitos reservados. (Legendas de L.G.)

1. Mensagem do Benito Neves (1), de 26 de Fevereiro último:


Uma saudação muito especial ao editor, aos co-editores e a toda a tabanca.

Alguém se lembra deste jornal? Certamente que não.

Era um diário que então se publicava na Guiné e que, por mero acaso, comprei momentos antes de entrar para o Uíge, no dia 27/07/67, dia em que embarquei de regresso à Metrópole.

Já no barco, ao folhear o jornal, fui surpreeendido com a notícia publicada na página 4, sobre o fim da comissão de serviço da CCAV 1484, a que eu próprio pertencia. E bem ao lado desta notícia, cá estão elas, as ostras, publicitadas :

"Ostras (da Rocha)/ Exclusivo/ Super qualidade, paladar oceânico, limpas, sem lodo./ Abertas à pressão /Travessa Gigante 20$00 /Todos os dias no Miramar" ....e também na Casa Afonso.

À distância de 40 e tal anos, naturalmente, ainda ninguém as esqueceu e o blogue, hoje, voltou a servi-las ao Hugo e a todos nós (2).

Pois bem, não sei se ainda existem a Casa Afonso e o Miramar mas se existirem, a quantos por lá passarem, provem as ostras que foram publicitadas há 40 anos.

Um abraço

B Neves

2. Comentário de L.G.: Obrigado, Benito, pela tua mensagem com a tua valiosa sugestão que eu ainda fui a tempo de ler, antes de partir para Bisssau, em 29 de Fevereiro. Apreciei também, e muito em especial, os recortes do jornal... De qualquer modo, de ostras, só comi uma colher de sopa de ostras (deliciosa, aliás), na casa do Pepito ou de um dos seus amigos e vizinhos (já não sei em qual...). Em Bissau, mal tive tempo de visitar a baixa, a Amura, o cais do Pijiguiti... O Carlos Silva disse-me que agora as ostras comem-se em Quinhamel. Acredito que as ostras da Guiné continuem a ser deliciosas como há quarenta anos. Não me parece é que tenham hoje o mesmo sabor para quem, como eu ou tu, vínhamos do mato, do Vietname, desenfiados, uns dias, até Bissau, oxigenar a mona... Não se pode regressar ao passado, em matéria de sabores, odores, sensações, emoções, cheiros, ruídos, sentimentos, estados de alma... Enfim, é apenas minha experiência pessoal, a minha percepção... LG

__________

Notas de L.G.:

(1) Ex-Furriel Mil Atirador de Cavalaria, Companhia de Cavalaria 1484, Guiné 1965/67 (Nhacra e intervenção ao Sector de Catió de 8/6/66 a finais de Julho/67). Mora em Abrantes.

Vd. postes de:

18 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1673: O blogue do nosso contentamento (Benito Neves, CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67)

19 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2365: O Cap Cav Rui Manuel Soares Pessoa de Amorim foi o único comandante da CCAV 1484 (Benito Neves)

(2) Vd. postes de:

25 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2583: Álbum das Glórias (41): As ostras das esplanadas de Bissau ... ou Quem não arrisca, não petisca ? (Albano Costa / Luís Graça)

6 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2509: Estórias de Bissau (15): Na esplanada do Pelicano, a ouvir embrulhar lá longe (Hélder Sousa)

Sem comentários: