segunda-feira, 21 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2784: Ninguém Fica para Trás (2): Mortos e abandonados como se fossem lixo militar (Henrique Cerqueira)

1. Mensagem do Henrique Cerqueira (1), enviada hoje às 15h:


Caro Luís:

Serve este e-mail apenas para dar os meus parabéns ao camarada Bonifácio (2) que está em Toronto. Fico ainda aliviado porque o meu pensamento final do e-mail anterior [, transcrito a seguir,] está certo, ou seja, Já Temos Idade Mas Não Conformados Com a Vontade dos Senhores.

Só consultei o nosso blogue depois de ter enviado o meu e-mail sobre o assunto em titulo. Fiquei de imediato muito feliz por ver que de muito longe e em cima da hora pensou mais ao menos como eu e, segundo parece, há muita mais gente que não dorme nem deixam que lhe "comam as papas na cabeça".

Em frente, Camaradas, não deixemos que o assunto morra nos meandros do mediatismo.

Henrique Cerqueira
Ex-Fur Mil
BCAÇ 4610/72/
3.ª Companhia
Biambe

4.º Gr Comb, CCAÇ 13
Bissorã
1972/74

2. Texto do Henrique Cerqueira, enviado às 12h30h:

Bom dia Luís e restantes camaradas da tertúlia.

Hoje resolvi escrever um pouco para o nosso blogue, para poder fazer algumas considerações sobre o programa transmitido pela SIC sobre os nossos camaradas que ficaram abandonados na Guiné (assim como nas outras províncias).

Foi com grande um grande aperto no peito que assisti ao referido programa. No entanto e quando o programa terminou fiquei estarrecido com a sensação de VAZIO que me acometeu. É que fiquei por saber se este tipo de operação é ou não para ter continuidade com os restantes camaradas MORTOS ao serviço de PORTUGAL, ou se na realidade este programa será mais um dos famigerados, à procura de audiências.

Espero que não,espero ainda que as consciências sejam mobilizadas para que uma vez por todas que o nosso PAÍS resolva assumir todas as atrocidades que cometeu com os filhos de PORTUGAL, que se viram privados da sua juventude e que em milhares dos casos MORRERAM e, como se não fosse suficiente, FICARAM ABANDONADOS como se de simples LIXO MILITAR se tratasse.

Lamento sinceramente que durante o programa nada fosse dito sobre o futuro dos restantes camaradas ABANDONADOS.

Caros Tertulianos e ex-Camaradas da Guerra,temos a responsabilidade de quanto mais não seja utilizar o Blogue para que se pressione todos os Senhores do Poder e até os meios de comunicação, para que não caia em saco roto a OBRIGAÇÃO A TODOS OS NÍVEIS DO ESTADO PORTUGUÊS ASSUMIR O REPATRIAMENTO DOS SEUS FILHOS MORTOS EM COMBATE E VERGONHOSAMENTE ABANDONADOS NAS TERRAS A QUE FORAM OBRIGADOS IR COMBATER.

Não discuto aqui se o que está a ser feito neste momento é ou não a forma mais justa,mas para que não haja maus juízos é URGENTE que o ESTADO divulgue o que pensa fazer e que não se espere que sejam CAROLAS, com mais ou menos PODER, a resolver alguns casos mais ou menos mediáticos.

A razão deste meu e-mail é pura e simplesmente impulsionado pela tal SENSAÇÃO de VAZIO que senti no final do programa.

Uma pequena nota antes de terminar: Às vezes no nosso Blogue, e com demasiada frequência no meu entender,vejo que há em vários temas um excessivo sentimento de derrota e até culpabilização. No meu entender, nós não temos nada que nos sentirmos derrotados. Tivemos vitórias militares e derrotas, mas o que tínhamos, isso sim, eram Vinte e tal anos. Se alguém tem que assumir derrotas, serão as cabeças pensantes que eram muito bem pagas para isso e até nem eram obrigados a ir para a guerra,o que aliás eu nem recrimino,só que eu fui obrigado daí ter autoridade para falar assim.

Bom termino, que isto já vai longo e se calhar vai trazer alguma discussão, o que de certo modo será o pretendido. É que a malta já está avançada na idade,mas não está acomodada a tudo que os poderosos querem, isso foi tempo.

Um abração para todos e seja o que Deus quiser.

Henrique Cerqueira
Ex-Fur Mil 72/74
Biambe/Bissorã

_________

Notas dos editores:

(1) Vd. poste de 18 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2549: Blogoterapia (42): 34 anos depois (Henrique Cerqueira)

(2) Vd. poste de 21 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2783: Ninguém Fica para Trás: Grande Reportagem SIC/Visão (1): A revolta de um veterano, emigrante no Canadá (João Bonifácio)

2 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Não é um comentário. É,isso sim, um BEM-HAJA meu Caro Camarada pelas palavras escritas, pela justeza e pertinência das mesmas. Li a Visão e, ao ver o documentário - não critico a SIC e menos ainda a equipa - fiquei COM A SENSAÇÃO DE VAZIO...mas e agora?
Voltei a ver...e saí triste, senti, mais para com os outros e famílias, um sentimento de gentes humilhadas e ofendidas...e agora? E agora? Nada mais digo. Espero que outros digam algo. Abraços Torcato

Anónimo disse...

Ao meu "xará" Cerqueira quero dizer que partilho totalmente dos seus sentimentos,e daqui vai o meu grande abraço. Henrique Matos