quarta-feira, 23 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2792: Dando a mão à palmatória (9): O Cap Jorge Picado foi CMDT da CART 2732 (Carlos Vinhal)




Jorge Picado,
ex-Cap Mil,
CCAÇ 2589 e CART 2732,
Guiné 1970/72



1. No dia 20 de Abril de 2008, o nosso novo camarada Jorge Picado cumpria a formalidade do envio das fotos da praxe para a fotogaleria do nosso Blogue.

De acordo com as normas, anexo envio 1 foto da Guiné, para que o Carlos Vinhal identifique alguns dos camaradas da CART2732.

Enviarei mais 2, uma de cada vez.

Estou procurando alguns esclarecimentos para responder ao solicitado sobre a Emboscada do Infandre.





Foto 1> Bissau> O ex-Cap Mil Jorge Picado em frente ao HM 241


2. No próprio dia 20 era enviada resposta

Caro camarada Jorge Picado

Bem-vindo ao nosso Blogue.

Li com atenção o que escreveu sobre o seu percurso na Guiné. Teve cá uma actividade e peras.

Com respeito à sua passagem por Mansabá, com muito pesar meu, não tenho ideia da sua presença na minha CART 2732.

Estive ausente de férias na Metrópole entre 15 de Fevereiro e mais ou menos 23 de Março de 1971.

Após a minha chegada tive uma actividade operacional muito intensa com uma série de Operações para os lados de Farim. Não sei se participou em alguma. Por outro lado, por motivos que mais tarde poderei aflorar, eu não aparecia na Secretaria da Companhia.

O CMDT da CART 2732 era na altura, e desde o dia 7 de Outubro de 1971, o Cap Alberto Pinto Catalão que deu baixa ao HM241 de Bissau sucessivamente em Fevereiro, Março e Junho de 1971.

Em Agosto de 1971 foi evacuado definitivamente para o HMP de Lisboa, em boa hora, porque aquela alminha não gostava de mim nem um bocadinho e acabaria por me dar uma porrada.

Já agora, para ter uma ideia de quantos comandantes tivemos, vou enumerá-los.

1.º - Cap Prego Gamado que deu baixa ao HMP antes do embarcarmos no Funchal com destino à Guiné.
2.º - Já em Mansabá (17ABR70), herdámos o Cap Carreto Maia que transitou da Companhia que ali substituímos, por lhe faltarem uns meses para acabar a Comissão.
3.º - Em JUL70 chegou o Cap José Maria Belo (de boa memória) que acabou por ser evacuado para o HMP com graves problemas de pele.
4.º - Em OUT70 chegou o famoso Cap Alberto Pinto Catalão (meu inimigo de estimação) que andou sempre a correr para o HM241 até conseguir ser definitivamente evacuado para Lisboa.
Terá sido num destes intervalos que o senhor comandou a CART 2732?
5.º - Finalmente em OUT71 chegou o Cap Mil Santos Caeiro que aguentou até ao nosso regresso em MAR72.

Se bem se deve lembrar, quando esteve em Mansabá havia muita confusão pois estávamos a construir a estrada do Bironque até ao K3. Tinha sido activado em Novembro de 1970 o COP 6 que teve entre vários comandantes o então Major Correia de Campos, já o senhor andaria por sítios bem mais complicados.

Não estaria o Jorge afecto ao COP 6 e comandado esporadicamente a CART 2732?

A História da Unidade CART 2732 não faz menção ao seu comando.

Foto 2> Mansabá, 13 de Abril de 1971> Festa de batizado da filha do senhor José Leal e da dona Olinda (?).
OBS:-Fotografia enviada por Jorge Picado, onde entre outros se encontra este vosso co-editor


Com respeito à foto que mandou, tirada no dia 13 de Abril de 1971 num almoço oferecido pelo senhor José Leal, no dia do batizado da sua filhota, vou dizer quem está nela.

As pessoas estão numeradas.

1 - Eu mesmo, o Fur Mil Vinhal (à civil) (CART 2732)
2 - O Alf Mil Bento, meu comandate de pelotão (CART 2732)
3 - O Alf Mil Médico, Rolando (se não me engano no nome)
4 - Fur Mil Enf Marques (CART 2732)
5 - Chefe de Posto (Autoridade Civil de Mansabá)
6 - Senhor José Leal (nosso anfitrião)
7 - Alf Mil Op Esp Rodrigues (CART 2732)
8 - Alf Mil Casal (Que comandava a Companhia nos intervalos em que não tínhamos Capitão)
Finalmente o Jorge está entre o senhor José Leal e o Alferes Casal.

Outro assunto.
Uma vez que foi Cap Mil, há-de explicar-nos como foi apanhado a laço para fazer a comissão na Guiné. Temos um caso semelhante ao seu, o ex-Cap Mil Ferreira Neto da CART 2340, que já com família constituída foi lá parar, depois de ter feito o serviço normal obrigatório uns anos antes por cá.
(...)
Um abraço com votos de muita saúde do,
Carlos Vinhal


3. Na mesma data Jorge Picado respondia

Finalmente encontrámo-nos. Os Alferes Bento e Casal eram aqueles de quem sabia os nomes e recordava-os. Também fomos mandados a pé a Fátima (1) à procura dum célebre Morteiro 82 no dia 29 de Março de 1971, precisamente com os 2 Pelotões do Casal e do Bento reforçados com 2 secções de Mil.ª, juntamente com 1 Pelotão (?) de Páras que a certa altura se separou de nós, para contornara bolanha a partir de Berecodim, pelo Sul, seguindo nós pelo Norte.

Possivelmente o Carlos também foi.

Tenho cópia do relatório de acção "Urtiga Negra" do Agr. A, que seria aquele que eu comandava.

Nem calcula os tratatos de imaginação que fiz, sem conseguir chegar a uma decisão para decifrar a leitura das coordenadas de modo a localizá-las numa fotocópia da carta que consegui. Binta 8H8-74 e Binta 8I0-79!

Eu não fui colocado no COP 6. Fui colocado na CART, graças às artimanhas desse tal Catalão, de cujo nome não mais me esqueci. Posso acrescentar como se deu tal conhecimento.

Encontrando-me em Bissau desde a manhã do dia 15 de Fevereiro de 1971, depois de ter deixado a coluna do BCAÇ 2885 no desvio para o Cumuré, onde não entrei, fiquei aboletado, não sei se era este o termo usado, nas instalações do Clube de Oficiais, junto ao QG em Santa Luzia, a aguardar futura colocação.

No quarto onde pernoitava apareceu igualmente para pernoitar o Cap Catalão, que já conhecia, visto que, desde 27 de Novembro de 1970 fui colocado em Cutia, para efectuar a protecção das colunas para Mansabá, que se destinavam aos trabalhos de asfaltamento da estrada para Farim (ou melhor até ao rio Cacheu).

Efectuei 23 escoltas e tenho algumas recordações, como o Carlos se deve lembrar, pelo menos do dia 28 de Dezembro de 1970 (2), segunda-feira depois do Natal... mas voltemos ao Catalão que era do QP.

Tinha vindo para consultas ao HM, no intuito, como me confessou, de se livrar de Mansabá. Todos os dias por volta da hora do almoço, encontrávamo-nos no quarto, para uma banhoca antes do dito e depois dele regressar do HM e eu da minha visita ao QG para saber o meu futuro, perguntando-me ele:
- Então já tem colocação? - e a minha resposta era - Não.

Animava-me dizendo saber que havia vagas em Bissau, enquanto as suas diligências iam dando frutos... não sei se uma licença para tratamento...

O pior foi no dia 5 de Março, uma má sexta-feira, quando no QG me informaram que tinha sido colocado no DA, além do QO, indo em Diligência para a CART 2732 substituir, durante o seu impedimento o respectivo Comandante.

Iam-me caíndo os ditos cujos aos pés ao receber logo a respectiva ordem de marcha que me meteram nas mãos, para que não houvesse dúvidas. E eu que já tinha em perspectiva uma ida para o CAOP 1, que era bem melhor... nem calcula o que mentalmente lhe chamei...

Ao chegar ao quarto e perante a cena do costume, quase sem o encarar respondi-lhe: - Fui colocado na CART 2732. Sigo amanhã para Mansoa.
Desapareceu, nunca mais o vi, porque nessa noite não foi dormir ao quarto...
Como vê, também esse nome não me deixa saudades.

Quanto ao meu funcionalismo público, posso dizer-lhe que já era dos antigos Serviços Agrícolas, quando fui caçado para fazer de Capitão e já tinha os meus 4 filhos!

Um abraço e igualmente muita saúde.
Jorge Picado


4. Em 21 de Abril nova mensagem para o Jorge Picado

Caro Jorge
Afinal temos mais em comum do que eu sonhava. Na verdade também participei na operação em 29 de Março de 1971, chegado há poucos dias de férias da Metrópole.

Curioso que o Jorge e o Catalão se tenham cruzado antes da sua nomeação para a CART 2732.

Segundo o que consta na História da CART 2732, no dia 29MAR71 - 2 GCOMB reforçados com 2 SEC MIL/PEL MIL 253, em BINTA 8H8-74, contactaram com GR IN com cerca de 10 elementos. NT reagiram com fogo de armas automáticas, dilagramas e morteiro 60, pondo os elementos IN em fuga para SW, sofrendo 2 mortos confirmados. Capturada 1 Mauser, 3 granadas de Canhão S/R B-10 e destruído 1 celeiro com cerca de 300Kg de milho.
As NT foram flageladas com morteiro 82 sem consequências. (Acção Urtiga Negra).

Acontece que as granadas de canhão S/R capturadas, foram inspeccionadas por mim antes que alguém lhe mexesse, não fosse, estarem armadilhadas.

Já agora, lembre-me se foi sob o seu comando e se foi nesta operação que se passou este caso.

Era já tarde alta, estávamos completamente estourados, quem comandava incluído, até porque era um pouco mais velho que nós, e o Comandante da Operação que de avioneta dirigia a Acção, queria que nós fossemos ainda a determinado objectivo. Lembro-me que o nosso capitão, que eu não conhecia muito bem, ter desobedecido terminantemente às ordens de quem lá de cima não compreendia que naquela altura estávamos completamente esgotados, e ter-se dirigido para o K3 onde nos mataram a sede que nos atormentava há longas horas.

Lá recuperámos as forças, até voltarmos para Mansabá em meios auto.
Ficámos todos contentes e admiramos a coragem do nosso comandante por nos poupar a mais um esforço inútil.

Mais tarde, em 12 de Abril, integrado na Acção Urtiga XXVII, numa emboscada na Bolanha de Iribato, tivemos um contacto de que resultou a morte do milícia Sul Bissau. Quem comandava as forças era o Alf Bento.

Dias difíceis que já lá vão.

Mande a estória da sua convocatória para o curso de capitães e posterior mobilização para a Guiné.
São experiências de vida notáveis, tanto mais que já tinha família constituída.

Um abraço
Carlos

Notas de C.V.

(1) Fátima era uma tabanca ocupada pelo IN, onde cada operação era certeza de contacto e muito fogo de parte a parte. Não havia Fé que valesse nesta peregrinação.

(2) Julgo que o Jorge Picado se refere a um acontecimento insólito que foi o IN ter feito, na estrada alcatroada que ligava Mansabá a Mansoa, na zona de Mamboncó, 5 enormes buracos com cerca de 2 a 2,5 metros de diâmetro e 60 a 80 centímetros de profundidade, ao longo de 200 a 250 metros.
Estes buracos obrigavam as colunas auto a pararem naquela zona, a picar a berma por onde as viaturas tinham forçosamente de passar e a um reforço de segurança enquanto se transpunha estes obstáculos.
Verdade se diga que em pouco tempo a Engenharia Militar repôs a normalidade, procedendo à reparação da estrada.
_______________

Notas dos editores:

Vd. postes de 9 de Abril de 2008> Guiné 63/74 - P2736: Tabanca Grande (60): Apresenta-se o Jorge Picado, ilhavense, ex- Cap Mil, CCAÇ 2589, CART 2732 e CAOP 1 (1970/72)

de 10 de Abril de 2008> Guiné 63/74 - P2748: Para o estimado Jorge Picado (Afonso Sousa)

2 comentários:

Fernando Moura disse...

Boa noite,
Julgo que a operação referida chamou-se "Urtiga Nova" e não "Urtiga Negra"
Tenho em minha posse o exemplar n.º 1 da ordem de operações.
Tem a data de 30 de Março de 1971 e é assinada pelo então Major de Infantaria Fernando Barroso de Moura, Comandante do COP 6. Comandou o COP 6 entre 21/09/70 até 22/05/71.

Com os melhores cumprimentos

Fernando Jorge Barroso de Moura (filho do falecido Cor. Fernando Barroso de Moura)

Carlos Vinhal disse...

Caro senhor
Trata-se efectivamente de uma acção da Operação Urtiga Negra, em que eu também participei, levada a efeito no dia 29MAR71. No relatório da Operação, assinado pelo senhor seu pai, consta a captura de 3 granadas de canhão s/recuo, recuperadas por mim, pois sendo de minas e armadilhas, competia-me verificar a hipótese de estarem armadilhadas. Foi um dia terrível, até fomos atacados à morteirada, com muito calor, condições de terreno desfavoráveis, etc. Lembro-me de o senhor Major Barroso de Moura, que nos sobrevoava no PCA, exigir que fizéssemos determinados envolvimentos que acabaram por não se concretizar por exaustão do pessoal que já nem água tinha para beber.
Já agora, outra informação. O COP 6 foi criado em 13ABR69 e extinto em 20JUL69, sempre comandado pelo senhor TCor Pára Fausto Pereira Marques (Fonte CECA). Foi reactivado em Mansabá, no meu tempo, em 11NOV70, tendo como missão as operações de protecção aos trabalhos de asfaltamento do troço da estrada Bironque/K3 (Operação Faixa Negra). Teve como Comandantes: Maj Inf Fernando Barroso de Moura, TCor Pára Horácio Cerveira Alves de Oliveira, Maj Inf Fernando Barroso de Moura, TCor Cav António Valadares Correia de Campos, Maj Art José Joaquim Vilares Gaspar, Cap Art Carlos Alberto Marques Abreu e Maj Art Mário Júlio Machado da Graça Malaquias. Tenho ainda na memória o senhor Major Barroso de Moura, o TCor Correia de Campos e o Cap Carlos Alberto Marques Abreu, hoje Coronel, com quem tive o prazer de estar este ano num convívio da minha CART 2732.
Se quiser o pouco que tenho da Acção Urtiga Negra, tenho o endereço carlos.vinhal@gmail.com para o efeito.
Carlos Vinhal
ex-Fur Mil da CART 2732
Editor deste Blogue