quinta-feira, 24 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2794: Poemário do José Manuel (10): Ao Albuquerque, morto numa mina antipessoal em Abril de 1973

Guiné > Região de Tombali > Mampatá > CART 6250 (1972/74) > Vista aérea da tabanca e do aquartelamento de Mampatá.

Foto e poema: © José Manuel (2008). Direitos reservados (1).

Ao Albuquerque (*)

O teu sangue não manchou
só a terra onde caiste
apagou o futuro e
os filhos que não terás
causou dor
nos que te perderam
despertou loucuras
em noites perdidas
a recordar-te
o teu sangue vertido
marcará para sempre
bem fundo, dentro de nós
prometo não mais chorar
quero rir por ti
quero viver por ti
quero gritar ao mundo
como foi inutil o teu sacrificio
assim nunca serás esquecido.

Mampatá 1973
josema
__________

Nota do autor:

(*) Albuquerque era um soldado do 3º grupo de combate. A segunda baixa da nossa companhia em Abril de 1973. Vítima de uma mina antipessoal quando o seu grupo procedia à picagem na frente de trabalhos da estrada [Quebo-Salancaur] que a Engenharia estava a abrir. Todos os dias se fazia a picagem até à frente de trabalhos, foram detectadas dezenas de minas antipessoal e anticarro. Era um trabalho que aqueles homens faziam com muito rigor e segurança, e que correu bem até aquele dia. Albuquerque era um jovem alegre, quase sem barba, ainda hoje o vejo na vespera de Natal de 1972 a tourear uma cabra entre os arames farpados de Mampatá. O Furriel Vieira um dos Furriéis do 3º. grupo assistiu também à cena pois já o ouvi num dos nossos encontros referir-se a ela.

Luís: Se vieres neste fim de semana [, cá acima], na Sexta às 8 horas estou a iniciar uma caminhada da Régua ao Marão, com mais 130 caminheiros que acaba num almoço lá na serra, hoje mesmo vou fazer o reconhecimento do percurso, que é duma beleza e paz impressionantes. O resto do fim de semana estou em casa, o meu contacto é 916651640. Um abraço, jose manuel.
__________

Nota de L.G.:

(1) Vd. poste de 19 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2776: Poemário do José Manuel (9): Nós e os outros, as duas faces da guerra

Sem comentários: