domingo, 11 de maio de 2008

Guiné 63/74 - P2835: Ser solidário (10): A AOFA (Associação dos Oficiais das Forças Armadas) apoia a ADFA (A. Marques Lopes)


Primeira página do Jornal ELO - Maio de 2008 (, disponível em formato pdf)
Cortesia da ADFA (2008)

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), fruto da tomada de consciência, por parte dos deficientes militares, do seu direito à dignidade, à reabilitação e à participação activa na comunidade, foi criada em 14 de Maio de 1974.
Os mais de 15 mil associados efectivos são cidadãos que se deficientaram durante a prestação do serviço militar, nomeadamente na guerra colonial que se desenrolou no período de 1961 a 1974 nas três frentes, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, assim como aqueles que, à data da morte do militar ou do deficiente, dele dependiam directa e economicamente. (...)




do site da
ADFA
__________

Associação dos Deficientes das FA


Mensagem do A. Marques Lopes, de 11 de Maio:

Para os que são DFA, dou-vos conhecimento de um comunicado da AOFA (Associação dos Oficiais das Forças Armadas).

A. Marques Lopes
__________

Caros camaradas,

Na sequência do desconhecimento de qualquer resposta concreta por parte do M. Defesa Nacional relativamente às questões que a AOFA colocou com carácter de urgência a S. Ex.ª. o MDN em 27FEV08, analisadas em Reunião ocorrida em 24 de Março de 2008 com o Gabinete e diversos departamentos do MDN e decorridos mais de dois meses, tendo-se verificado a continuada degradação das condições de Assistência na Doença dos Militares e das suas famílias, apesar da informação recebida do Gabinete do MDN de que os assuntos colocados estão a receber a atenção e o tratamento adequado, pretendendo o MDN fornecer, em tempo, uma resposta global melhorando o funcionamento da ADM;

Comungando das preocupações, em muitos casos coincidentes, dos Deficientes das Forças Armadas, designadamente no que se refere à degradação das condições da ADM, com especial relevo no que respeita a um universo (parcialmente comum) que importa considerar em absoluto e ao qual todos os militares em geral estão potencialmente sujeitos no futuro;

Constituindo um dever cívico fazer respeitar os compromissos políticos assumidos, o Estatuto da Condição Militar e os serviços prestado à Pátria;

A direcção da AOFA decidiu prestar solidariedade activa à ADFA e participar na Manifestação promovida pela ADFA, através de uma delegação dos corpos sociais e difundir a participação junto dos seus sócios.

Concentração em 14MAIO08 pelas 14h30 junto ao HMP na Estrela, seguindo-se o deslocamento para a Assembleia da República.

Com cordiais cumprimentos,

Alpedrinha Pires, Presidente da AOFA

__________


adaptação do texto da responsabilidade de vb.

Sem comentários: