sexta-feira, 16 de maio de 2008

Guiné 63/74 - P2849: Ser solidário (10): Campanha Sementes para as Mulheres Grandes de Cabedu (José Teixeira)



Guiné-Bissau > Região de Tombali > Cantanhez > Iemberém > 2 de Março de 2008 > O Zé Teixeira, o Esquilo Sorridente, um homem solidário mas também bendito, entre as mulheres nalus...
Fotos: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.


1. Mensagem de 15 do corrente, do Zé Teixeira:

Assunto - Sementes para a Guiné


Caro amigo Zé Carioca (1):

É com muita alegria, que te vejo aparecer na Tabanca Grande, blogue de todos nós - Os antigos combatentes da Guiné, de ambas as partes da contenda e seus amigos.

Como antigo combatente e como membro da Companhia Os Gringos de Guileje, fazias cá falta. As tuas estórias são necessárias para cultivar a memórias das gentes futuras deste País para que a História verdadeira da guerra colonial não se perca.

Com muita satisfação e emoção partilhei contigo e outros camaradas a invasão pacífica às gentes simpatiquíssimas de Cabedu, comandados pelo grande Pepito, querido amigo e companheiro de jornada, a alma do Simpósio sobre Guileje, a que tivemos o prazer de assistir e participar. (2)

Em Cabedu, fomos testemunhas da alegria dos seus habitantes, por nos receber e simultaneamente, surpreendendo o próprio Pepito, dar-nos a oportunidade de com eles e sobretudo elas, mudjeres garandi, inaugurarmos a sua fonte de vida, um simples fontenário.

A água extraída das entranhas profundas da generosa mãe natureza, através de um motor alimentado por um gerador de energia solar, faz a partir dessa data, a preciosa diferença, num período de 35 anos, ou seja, desde que os soldados portugueses, terminada a guerra, abandonaram a povoação. Desapareceram os motores e o combustível, seguiu-se a falta do precioso líquido, para matar a sede das gentes e da terra mãe.

Naquele dia memorável, as mulheres de Cabedú, vestidas com as melhores e mais lindas vestimentas, aguardaram-nos em festa. Que festa !

Que belo panorama paisagístico! A floreste verdejante, o azul garrido das suas roupas, a sua alegria efusiante estampada no rosto, o gingar dos corpos nas suas danças e cantares, expressando um estado de alma tão elevado quanto é possível imaginar. O sentirem e viveram com grato prazer o contacto com os Barancos portugueses que em tempos ainda recentes foram companheiros de jornadas e sonhos legitimamente alimentados, para alguns dos presentes, os que ao nosso lado se bateram e a água que de novo ia jorrar graças a um esforço comum da comunidade, alimentado pela acção da AD-Acção para o Desenvolvimento.

Havia ainda os antigos combatentes da libertação, outrora inimigos e que agora sentem como nós o prazer de um abraço quente e fraternal:
-A Guerra na passa há manga di tempo. Dá um abraço - dizia-me um antigo gurrilheiro do PAIGC em 2005, em Sare Tato, antiga povoação inimiga, muito perto de Buba.

Emocionantes discuros das mudjeres garandis a agradecer à AD e sobretudo ao Pepito as ajudas, nas mais diversas áreas, desde o pô-las a sonhar, à dinamica montada para que o milagre pudesse acontecer. Água pura.

Mas muito mais há para fazer dizia uma, a líder do grupo:
- Precisamos de semente: tomato, nabo cibola - E e outras...

Tu, caro amigo e creio que todos nós, ficaste muito emocionado, face a este apelo gritante:
- Agora já temos água, faltam-nos as sementes, para produzir riqueza que mate a fome das crianças e velhos, de toda a gente.

Estou contigo. Vamos organizar uma campanha de recolha de sementes.


CAMPANHA DE RECOLHA DE SEMENTES PARA A GUINÉ

Vamos servir-nos da Tabanca Grande. Aqui e agora um apelo a todos os bloguistas e leitores. Um maço de tabaco que não se fuma, ou um copo a menos no estômago de cada um (A ideia foi tua, no regresso de Cabedu para Iemberém) já dará uns cobres para cada um comprar um pouco de sementes, que faremos chegar à Guiné.

Algumas questões se põm, às quais é preciso dar resposta:

a) Saber o tipo de sementes que se adequem àquele tipo de terra.
b) O período do ano em que são lançadas à terra, creio que na época das chuvas.
c) Quantidades necessárias, para evitar desperdícios.
d) Forma de as angariar e armazenar.
e) Forma de as fazer chegar lá em tempo útil.

As três primeiras questões remeto-as para o Pepito. Ele, mais que ninguém nos pode ajudar.Para as duas últimas, temos de ser nós a encontrar soluções.


FORMA DE ANGARIAR SEMENTES

- Como afirmo atrás, creio que a Tabanca Grande pode e deve ser a grande alavanca,não a única se possível, para dinamizar a campanha de recolha de sementes.

Sugiro que tu, sendo a alma do projecto, centralizes a campanha. Eu, e outros camaradas voluntários que espero apareçam, colaboraremos.


FORMA DE FAZER CHEGAR AS SEMENTES EM TEMPO ÚTIL.

- Como deves ter conhecimento, foi criada recentemente em Coimbra, por um grupo de ex-combatentes, liderados pelo grande amigo Zé Moreira, aos quais se aliarem um grupo de gente mais jovem - grupo fantástico, a quem os veteranos meteram o bichinho da guiné.Chama-se:







"O sorriso enriquece os recebedores
sem empobrecer os doadores"

Rua do Brasil, nº 239 - 3.º
3030-175 COIMBRA

Contacto: E-mail j.moreira@sapo.pt / Telem.: 96 402 80 40 (Paulo Quintana)

Associação sem fins lucrativos / Matriculada na C.R.C. de Coimbra / NIPC 508 343 461

Parceiro especializado da LIGA DOS COMBATENTES para acções humanitárias.


Creio que desde há quatro anos se deslocam anulamente à Guiné, por via terrestre, carregados de bens alimentares, escolares, hospitalares e outros, para distribuição directa às populações e ONG - Organizações Não-Governamentais.Este ano concederam-me o prazer de os poder acompanhar na viagem e assim partilhar da sua amizade.

Já é o segundo ano que fazem chegar à Guiné, um contentor, cheios de bens de utilidade para a comunidade guineeese, sobretudo a mais necessitada do interior. Alguns partilharam connosco algumas Sessões do Simpósio, enquanto outros se batiam ardorosamente para conseguir desalfandegar o contentos sem custos. E lá ficaram mais uma semana a fazer a distribuição.

Aqui deixo também o meu apelo ao Zé Moreira, ao Quim, ao Gustavo, ao Fernando e tantos outros, para entrarem no desafio - Sementes para Guiné e em força.

Ees com a sua máquina já montada e bem oleada, vão concerteza (só se de todo em todo não puderam) dar-nos a ajuda necessária - estratégias, meios, conhecimentos, etc, para que as sementes conseguidas cheguem à Guiné em tempo útil.

Mãos à obra, caro amigo.

Um abraço fraternal do
Zé Teixeira
_________________

Notas de L.G.:

(1) Vd. poste de 11 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2834: Ser solidário (9): Sementes para a população de Cabedu, Cantanhez, Região de Tombali (Zé Carioca)

(2) Vd. poste de 7 de Maio de 2008 de Guiné 63/74 - P2816: Simpósio de Guileje: Notas Soltas (José Teixeira) (5): Água, fonte de vida para as gentes de Cabedu

Sem comentários: