terça-feira, 10 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2927: História da Cavalaria em Bambadinca (2): Pel Rec Daimler 2046 (1968/70) adido ao BART 1904 e ao BCAÇ 2852 (Jaime Machado)

1. O Pel Rec Daimler 2406 em fotografia

Foto 1> Bambadinca, 1968/70> Brasão do Pel Rec Daimler 2046, junto ao mastro da Bandeira


Foto 2> Bambadinca> Eu próprio de Oficial de Dia, em serviço no Refeitório


Foto 3> Bambadinca> Para o Mecânico Germano não havia impossíveis


Foto 4> Fevereiro de 1970 em Bambadinca> Eu com um belo conjunto de bajudas junto à Capela


Foto 5> Estrago de mina na estrada Bambadinca/Xime


Foto 6> Em escolta a coluna na estrada Bafatá/Nova Lamego


Foto 7> Bambadinca na época das chuvas


Foto 8> Fevereiro de 1970> Adeus Bambadinca> Eu à direita na LDG a caminho de Bissau

Foto 9> Fevereiro de 1970> Camaradas do Pel Daimler na LDG a caminho de Bissau. Missão cumprida e comprida


Foto 10> Fevereiro de 1970> Adeus Bambadinca, até sempre


Foto 11> Abril de 1970> E nessa noite fez-se luz. Ponte sobre o Tejo. Foto tirada do navio Niassa


Foto 12> Abril de 1970> Pel Daimler 2046 no RC6, Porto, na passagem à disponibilidade

Fotos e legendas: © Jaime Machado (2008). Direitos reservados.


Jaime Machado
ex-Alf Mil Cav
Pel Rec Daimler 2046
Bambadinca
1968/70



2. Em 23 de Maio de 2008, Jaime Machado enviava o resumo da actividade do seu Pelotão que cumpriu Comissão de Serviço na Guiné entre Maio de 1968 e Abril de 1970.

C.T.I.G.

PEL. REC. DAIMLER 2046

RESUMO DOS FACTOS E FEITOS MAIS IMPORTANTES DA UNIDADE

I - MOBILIZAÇÃO, COMPOSIÇÃO E DESLOCAMENTO PARA O C.T.I.G.


O Pelotão DAIMLER n.º 2046 tem como Unidade Mobilizadora o Regimento de Cavalaria n.º 6, no Porto e foi organizado em 13 de Março de 1968 destinado a reforçar a Guarnição Normal da Província da Guiné.
Os exercícios de I.A.O. foram efectuados nas regiões limítrofes da cidade do Porto em conjunto com mais nove Pelotões da mesma Especialidade, todos com o mesmo destino.

Após o gozo dos dez dias de licença regulamentares esta Subunidade embarcou no navio NIASSA, no cais da Rocha em Lisboa no dia 1 de Maio de 1968.

A viagem decorreu normalmente e no dia 6 de Maio atingiu-se o porto de Bissau.

Na manhã do dia seguinte foi o Pelotão transferido para uma LDM na qual seguiu directamente pelo Rio GEBA, para o XIME onde chegou ao anoitecer. Daí seguiu em coluna auto para BAMBADINCA, nessa mesma noite.

2 – Constituição do Pelotão:

O Pelotão DAIMLER n.º 2046 teve inicialmente a seguinte composição:





II - ACTIVIDADE NO C.T.I.G.

O Pelotão DAIMLER n.º 2046 iniciou a sua actividade na Província adido ao BART 1904, em BAMBADINCA, onde se manteve durante toda a sua comissão. Além de inúmeras acções de patrulhamento e escolta em todos os itinerários do Sector que seria descabido mencionar num resumo deste tipo, realizou esta Subunidade as seguintes acções:

JUNHO 1968

OPERAÇÃO “GORDOTE”


Iniciada em Ø5Ø3ØØ, com a duração de Ø6 horas e com a finalidade de efectuar cerco e rusga à tabanca de MERO. Tomaram parte na operação o PEL CAÇ NAT 63, PEL REC/CCS E PEL DAIMELR 2046.


OPERAÇÃO “BATE DENTRO”

Iniciada em Ø916ØØ, com a duração de 3 dias e com a finalidade de efectuar ataque e destruição de objectivos na região de POINDON. Tomaram parte na operação a CART 2339 a 4 GC, CCAÇ 2383 a 4 GC, CART 2384 a 4 GC, PEL CAÇ NAT 53, PEL DAIMLER 2046 e PEL ART. O PEL DAIMLER foi integrado no destacamento D que teve a seguinte actuação: saiu do XIME pelas Ø53Ø do dia D deslocando-se pela estrada do PONTA DO INGLÊS e foi emboscar-se junto da junção do trilho de GUNDAGUE, ponto de passagem obrigatório para os elementos IN de BURUNTONI que pretendam flagelar o aquartelamento do XIME, e local ideal para emboscar as NT que recolham de Operações. Protegeu-se a última parte do regresso do DEST A, B, e C, tendo recolhido em último lugar.

OPERAÇÃO “GARBOSO”

Iniciada em 2111ØØ, com a duração de 36 horas e com a finalidade de efectuar patrulhamento e contacto com as populações e pesquisa de notícias na região de BINAFA - ponto de encontro com as forças do BCAV 19Ø5. Tomaram parte na operação o PEL CAÇ NAT 63 e PEL DAIMLER 2046. A população recebeu bem as NT. Não foram vistos vestígios IN. Contactada patrulha do BCAV 1905.


JULHO 1968

OPERAÇÃO “GONDOLA”


Iniciada em 13Ø6ØØ, com a duração de 2 dias e com a finalidade de contactar com as populações, no regulado de Sul BINAFA-PADADA. Tomou parte na Operação o PEL DAIMLER 2046. Sem contacto nem vestígios a população recebeu bem as NT.

OPERAÇÃO “GARGOLO”

Iniciada em 21Ø63Ø, com a duração de 1 dia e com a finalidade de contactar com as populações, controle de armamento e S. Saúde, nas tabancas da região de COSSE. Tomaram parte na Operação o PEL MORT 1192 e PEL DAIMLER 2046. Sem contactos nem vestígios.


SETEMBRO 1968

Durante este mês efectuou-se a rendição do BART 1904 passando esta Subunidade a ficar adida ao BCAÇ 2852.


NOVEMBRO 1968

OPERAÇÃO “HÁLITO”


Iniciada em 11Ø5ØØ, com a duração de 2 dias e com a finalidade de detectar elementos IN, com a duração de 2 dias e com finalidade de detectar elementos IN e efectuar uma coluna de reabastecimentos à Companhia aquartelada no XITOLE. Tomaram parte na Operação:

CMDT – CMDT BCAÇ 2852

Dest B – CART 2413 a 2 GC

Dest A – CART 1746 a 2 GC

CART 2339 a 3 GC

PEL CAÇ NAT 53

1 GC CMD AGR 1980

3 ESQ PEL DAIMLER 2046

1 ESQ PEL MORT 1192

1 SEC MILª

Consistiu esta Operação no Reabastecimento do XITOLE utilizando o itinerário BAMBADINCA/MANSAMBO/XITOLE, fazendo-se a travessia do Rio PULON utilizando uma jangada e 4 barcos de borracha. Foi necessário desobstruir o itinerário das abatizes, fazendo-se a transposição dos reabastecimentos das 1Ø3Ø às 14ØØ. A esta hora iniciou-se a retirada sendo as NT emboscadas por duas vezes por um grupo de 40/50 elementos sendo a primeira com accionamento de mina A/C, causando alguns feridos às NT.

Apesar de ser a primeira vez que os militares deste Pelotão tinham contacto com o IN demonstraram mesmo assim uma calma, presença de espírito e controle de fogo digno de assinalar.

As NT chegaram a MANSAMBO pelas 19ØØ, donde recolheram a BAMBADINCA.

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Ainda neste mês efectuou vários patrulhamentos em itinerários do regulado do COSSE onde se tinha manifestado uma violenta acção IN contra a tabanca de MUSSA IERO a qual fora incendiada.

MARÇO 1969

OPERAÇÃO “CABEÇA RAPADA”


Iniciada em 25Ø4ØØ, com a duração de 2 dias e com a finalidade de proteger a desmatação das bermas do itinerário BAMBADINCA-MANSAMBO, a realizar por 7000 nativos.

Tomaram parte na Operação:

Dest. A – CCAÇ 2405 a 2 GC

- CCS/BCAÇ 2852 a 2 GC

- PEL CAÇ NAT 53 e 63

Dest B – CART 2339 a 2 GC

- CART 1746 a 2 GC

- CCAÇ 2314 a 2 GC

Dest C – PEL MIL 103, 104 e 105

- PEL ART BAC 1 (MANSAMBO)

- PEL DAIMLER 2046

DESENROLAR DA ACÇÃO

Iniciaram a picagem os Destacamentos A e B, respectivamente de BAMBADINCA E MANSAMBO encontrando-se nos pontos previstos iniciando as seguranças laterais do itinerário. O pessoal nativo foi chegando aos pontos de trabalho, trabalhando em bom ritmo e regressando a BAMBADINCA ao anoitecer. O PEL DAIMLER 2046 patrulhou constantemente o itinerário. Em 26Ø5ØØ reiniciou-se a Operação terminando cerca das 18ØØ, sem consequências, regressando a tropa aos quartéis e os nativos aos centros de recrutamento.

ABRIL 1969

OPERAÇÃO “CABEÇA RAPADA II”


Iniciada em Ø9Ø54Ø, com a finalidade de desmatar as bermas do itinerário MANSAMBO-PONTE DOS FULAS e com a duração de 3 dias.

Tomaram parte na operação:

CMDT – CMDT BCAÇ 2852

Dest A – CART 2339 a 3 GC

B – BCAÇ 2856 a 3 GC

C – CCAÇ 2405 a 3 GC

D – CART 1746 a 2 GC

E – CART 2413 a 2 GC

F – CCAÇ 2406 a 2 GC

G – 3.º PEL/CAÇ 2314

H – 4.º PEL/CAÇ 2314

I – PEL DAIMLER 2046

J – PEL/REC 2350

L – PEL CAÇ NAT 63

Outras forças:

8º PEL ARTª BAC (MANSAMBO)

ESQ MORT 10,7 (XITOLE)

PEL SAP BCAÇ 2852

DESENROLAR DA ACÇÃO:

Em Ø9Ø54Ø iniciaram os dest. A e D a picagem do itinerário MANSAMBO-PONTE DOS FULAS, tomando o dispositivo de segurança à medida que iam atingindo os seus locais de estacionamento. Durante a picagem foram detectadas 2 minas A/P e 1 A/C, depois de montada a segurança ao longo de toda a estrada, pelos vários dest., foram lançados para os trabalhos de desmatação 2150 trabalhadores nativos. Em Ø9173Ø retiraram os trabalhadores para MANSAMBO, onde pernoitaram. Na noite de Ø9/1Ø ficou montada segurança ao itinerário por vários destacamentos.. Em 1ØØ5ØØ os picadores apoiados pelo destacamento B iniciaram nova picagem até ao local da 2ª fase, onde são rendidos pelos picadores da CART 1746 que os levam até à PONTE DOS FULAS, tomando seguidamente o dispositivo de segurança ordenado para esse dia. O trabalho decorreu em ritmo normal. Durante a execução dos trabalhos o PEL DAIMLER 2046 patrulhou continuamente o itinerário.

No final do dia, concluídos os trabalhos, os trabalhadores regressaram a MANSAMBO onde são recolhidos em viaturas que os levam para BAMBADINCA. Em 1Ø18ØØ os vários destacamentos regressam a MANSAMBO, onde aguardam a sua vez de recolherem aos quartéis.

OPERAÇÃO “CABEÇA RAPADA III”

Iniciada em 30, com a duração de 3 dias e com a finalidade de desmatar as bermas do itinerário MANSAMBO-GALOMARO.

Tomaram parte na Operação:

CMDT – CMDT BCAÇ 2852

Dest. A – CART 1746 a 2 GC

B – CCAÇ 2406 a 1 GC + 1 GC/CART 2413

C – CART 2339 a 3 GC

D – CCAÇ 2405 a 3 GC

E – 3.º PEL/CCAÇ 2314

F – 4.º PEL/CCAÇ 2314

G – 1.º PEL/CCAÇ 2856

H - PEL DAIMLER 2046

I – PEL REC 2350

J – PEL CAÇ NAT 63

Outras forças:

PEL SAP/BCAÇ 2852

PEL BAC (MANSAMBO)

SEC/PEL MORT 2106

Desenrolar da acção :

Pelas Ø53Ø iniciou-se a picagem do itinerário pelos dest. A, B e C. Em Ø9Ø7 ØØ iniciou-se o transporte dos nativos para o local dos trabalhos. Em Ø912ØØ concluiu-se que para o trabalho ficar mais completo seria necessário mais tempo que o previsto em virtude da falta de pessoal verificada. Prolongaram-se os trabalhos por 24 horas. Os trabalhadores pernoitaram em AMEDALAI tendo sido montado um dispositivo de segurança pelos dest. A, B e C. No dia seguinte pelas Ø53Ø reiniciaram-se os trabalhos tendo sido concluídos cerca das 14ØØ. Em 1Ø15ØØ a operação terminou tendo o dest. A recolhido ao XIME e os dest. B e C a BAMBADINCA.

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Na madrugada de 28 de Maio, durante o ataque ao aquartelamento de BAMBADINCA, o PEL DAIMLER 2046 contribuiu acentuadamente para a defesa, tendo duas Auto-Metralhadoras saído para a pista de Aviação no início do ataque, donde fizeram fogo para o local onde se instalava o IN, o qual retirou mais rapidamente as armas pesadas, notando-se então uma diminuição do potencial de fogo.

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BAIXAS SOFRIDAS, PUNIÇÕES, LOUVORES E CONDECORAÇÕES

1 – BAIXAS SOFRIDAS


Em Ø2DEZ68 foi evacuado para o HM 241, por doença, o 1.º Cabo n.º 07731167 MANUEL MARIA SERRA ALFAIA.

Em 19DEZ68 foi o mesmo militar evacuado para o HMDIC, não tendo regressado ao Pelotão.

Em Ø1ABRIL69 apresentou-se nesta Subunidade para o substituir, o 1.º Cabo n.º 12950268, ANTÓNIO LUIS DOS REIS.

Em 22SET69 baixou ao HM 241 o 2.º Sargento n.º 51517311 JOSÉ CLAUDINO FERNANDES LUZIA. Em 29SET69 foi evacuado para o HMP não tendo sido substituído.

2 – PUNIÇÕES

Soldado n.º o6117967 JOSÉ DO NASCIMENTO LÁZARO, punido com 1Ø dias de detenção pelo Exm.º Comandante Militar em 3ØNOV68.

Soldado n.º Ø769Ø866 ANIBAL JOSÉ DOS ANJOS DUARTE, punido com 2Ø dias de prisão disciplinar pelo Sr. Comandante do Depósito de Adidos em 13JAN69.

3 – LOUVORES

Nada

4 – CONDECORAÇÕES

Nada

CITAÇÕES

NOVEMBRO DE 1968

Foi-me muito grato constatar a boa vontade e a capacidade de esforço revelado por todo o pessoal que tomou parte na acção.

A abnegação do pessoal que se prestou a carregar rapidamente 12 toneladas de géneros, por falta de carregadores, provou-me o seu apreciável espírito de sacrifício. O desembaraço com que efectuou a cambança também.

A serenidade com que se comportou perante as emboscadas que sofremos, foi para mim uma magnífica demonstração de coragem.

(Nota n.º 322/OI/68 Pº .03.05 de 15 de NOV68 do BCAÇ 2852)

Quartel em Bambadinca, 30 de Dezembro de 1969
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Nota de CV:

(1) - Vd primeiro poste da série de 5 de Junho de 2008> Guiné 63/74 - P2918: História da Cavalaria em Bambadinca (1): Pel Rec Daimler 1133 (1966/68) adido ao BCAÇ 1888 e ao BART 1904 (Jaime Machado)

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