quinta-feira, 12 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2931: Não venho falar de mim... nem do meu umbigo (Alberto Branquinho) (2): Da solidão de pides, padres, administradores, mascotes...


Guiné-Bissau > Bissau > Abril de 2006 > Um pobre babuíno, acorrentado, mais conhecido como macaco-cão (sanjiu, segundo o Alberto Branquinho - e não sancu -, termo crioulo para macaco, provavelmente do francês singe) (1).

Em muitos dos nossos aquartelamentos e destacamentos, havia um Zeca Babuíno, mascote das NT, como este que aqui se evoca, numa estória em que se fala das nossas misérias e grandezas em tempo de guerra, da solidão dos pides e das suas esposas oficiais, dos missionários italianos e dos capelães franciscanos e das suas bajudas de mama firme, dos administradores caboverdianos e seus cipaios, sem esquecer as NT e as suas mascotes... (LG).

Foto: © Hugo Costa / Albano Costa (2006). Direitos reservados

1. Texto enviado, em 9 de Junho, pelo Alberto Branquinho, que foi alferes miliciano na CART 1689 (1967/69), tendo passado por Fá, Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá:


Luis Graça:

Obrigado pela atenção dispensada. Aí vai o nº 2 do... UMBIGO (1).

Quanto à MINHA fotografia [para a fotogaleria do nosso blogue], ainda não escolhi. Já pensei enviar uma do MEU casamento, mas o MEU casamento não teve o charme de um casamento à distância, na MINHA ausência representado pelo MEU procurador, desempenhando as MINHAS funções in situ.

Um abraço

Alberto Branquinho

_________

NÃO VENHO FALAR DE MIM... NEM DO MEU UMBIGO (2) > NOTAS SOBRE UM LUGAR E ALGUMAS FIGURAS


No lugar da guerra havia lugares e lugares. Com muito em comum, mas, também, diversos.

Este lugar de que venho falar era maior que o habitual. Tinha uma povoação (atenção, não era “população”) com casas de pedra (ou de tijolo) quase encostada ao arame farpado. Antes da guerra era um entreposto para recolha e saída dos produtos da terra.

Todos os lugares tinham as suas figuras e figurantes, fixados ou de passagem, com mais ou menos capacidade de intervenção, que iam desempenhando o seu papel no palco da vida (e da morte).

Havia um PIDE, mais propriamente, um agente da Polícia Internacional e de Defesa do Estado.

O PIDE estava instalado numa casa junto ao arame farpado do quartel e tinha uma mulher. Ter uma mulher era vulgar. Muitos tinham, também, mulher. Se não oficialmente, pelo menos oficiosamente. No caso do PIDE era a mulher oficial e estava ali naquela casa. Isso era proibido aos militares. Naquele lugar um tanto ou quanto perigoso.

Além disso, o PIDE tinha muitos informadores. Pagava-lhes para trazerem novas sobre as movimentações e intenções da insurreição política. Para ele tratava-se de insurreição política. Para os militares, se havia insurreição, era armada.

Além disso, o PIDE tinha antenas altas. Não era dessas. Eram mesmo antenas de comunicações. Telecomunicações, como agora se diz. Tinha, também, antenas horizontais, que ligavam as tais antenas altas à torre da igreja (das Missões). E, assim, falava com Bissau, ou com Lisboa, passando uma tangente sobre Bissau.

Quando, durante um ataque ao quartel, rebentou uma granada de canhão contra o muro da casa que ocupava, concluiu que a guerra também era com ele. A mulher quase abortou. Saiu em helicóptero e, creio, nunca mais voltou. O PIDE, sòzinho, passou a andar mais fora de portas, procurando o convívio com os militares. ( Os polícias também sofrem de solidão !).

Havia, também, um Oficial de Informações do Batalhão, que andava irritado por duas razões:

(i) porque o PIDE tinha mais informadores e, portanto, mais informações;

ii) porque o PIDE tinha mais antenas que ele e mais altas.

Quando o PIDE lhe aparecia com salameleques e fingindo trazer-lhe informações importantes (que eram os restos das que tinha já transmitido pelas antenas), o Oficial de Informações tratava-o “por cima da burra” (apesar de nesse tempo não haver burros na Guiné) e não o convidava para um whiskey no bar. Aí o PIDE procurava atracação nos oficiais menores (milicianos), mas estes assobiavam para o lado.
- Então e o chefe de posto ? – pergunta do fundo do subconsciente uma voz em off, interpelando o escriba.
- Ah, pois. O chefe de posto....Qual chefe de posto ?

Era Administrador Colonial, depois caiu o “Colonial” e passou a ser só Administrador. (Se era também Executivo não sei, mas não seria). Ocupava uma casa grande, solene, com gradeamento metálico de um verde debotado, estilo colonial, ao cimo de um grande largo com muitas árvores e que, nos tempos em que estaria tratado e limpo, teria sido agradável. Era caboverdiano, como era habitual. Tomava um porte solene e respeitável. Tinha ao seu serviço cipaios, vestidos de camisa e calção caqui, armados de Mausers, tendo no topo um chapéu colonial, igual ao que é usado nos safaris, porque safari sem aquele chapéu não é safari.

De vez em quando visitava o Comandante do Batalhão, que o recebia e que, enfadado, o acompanhava à porta.

Depois, havia um padre (italiano?), que falava assim para o esquisito. Mas só aparecia depois das “monções” [mnpo da chuva] e por pouco tempo. Dizia-se que estranhou as antenas do PIDE na torre da igreja, mas acabou por se contemporizar, como acontece sempre nas relações entre a Igreja e o Estado. Constava que também recolhia informações, mas em sentido contrário, pois dizia-se que andava em “contramão”.

O outro padre era franciscano, capelão voluntário. Liberto do hábito sentia-se livre como um passarinho. Só duas coisas o incomodavam: a boina e os soldados com as mãos nas mamas das “bajudas”, apertando assim como se apertavam as buzinas de borracha das bicicletas do antigamente. Em vez do barulho roufenho das buzinas, ouvia-se:
- Mama firme, mama firmada !

Triste foi vê-lo constatar que havia realidades bem mais cruas e que passaram a incomodá-lo muito mais. Fez-lhe bem e... fez-lhe mal. Mudou, mudou muito e no final... mudou-se para outra associação.

Havia mais, havia mais, muito mais. Havia, por exemplo, um alferes que sabia fazer contas e que tinha adoptado um macaco-cão, cuja principal divertimento era passear pela mesa de jantar já em mise-en-place, mijando sobre a fileira de pratos (sem derrubar os copos). Não entendiam que aquele acto tão simples significava grande apreciação pela organização do tampo da mesa e que, desse modo, demarcava o seu próprio território. Quando o alferes estava ocupado a fazer contas, o Zeca Babuíno era zurzido de pancada. Fugia choroso e a gritar de desespero para os ramos do mangueiro próximo. Se o alferes estava presente (embora “ausente”, como era seu costume), o Zeca chorava abraçado ao seu pescoço e depois entrava-lhe para dentro da camisa, chorando e aninhando-se-lhe no peito.

A concluir: É óbvio que, com tanta gente a querer mandar ou (como mais recentemente se diz) pretendendo ter “poderes executivos”, parecerá que seria difícil determinar quem era “aquel qui na manda” naquele espaço territorial. Não, não era.

Tomando como exemplo a acção do Zeca Babuíno, que tentava demarcar o seu território mijando ao longo das fronteiras que desejava e que, vendo bem, até eram aceitáveis (quanto à sua dimensão...), não conseguia conservar o território demarcado. Quem manda é quem tem armas e tropas. O Zeca, para além de não ter garras nem chifres, só tinha como aliado um alferes armado de canetas e lápis. Portanto...

Alberto Branquinho

Ex-Alf. Mil Op Esp
________

Nota de LG:

(1) Vd. poste de 30 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2903: Não venho falar de mim... nem do meu umbigo (Alberto Branquinho) (1): Palavras e expressões do crioulo

Sem comentários: