terça-feira, 17 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2953: Com os páras da CCP 122/ BCP 12, no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (5): Fomos capazes do melhor e do pior (Virgínio Briote)

1. Mensagem do Virgínio Briote, com data de 24 de Maio último:


Caro Luís,

Estive a ler hoje o texto, recolhido do livro do Vicente do Carmo (1), que o Lepoldo te enviou [e que te pediste para comentar] (2).

Tem, de facto, algumas passagens que podem pôr em causa o comportamento militar e moral de, entre outros, o Cmdt Batalhão e do então Cap Terras Marques, que eu conheci quando ambos ainda não tínhamos vinte anos.

Trata, contudo, de uma página importante da nossa passagem pela Guiné. Gadamael deixou sequelas que estão bem visíveis no livro, para além de uma questão que me parece estar sempre na sombra - o oficialato e as medalhas.

É um texto cruel, contra a guerra, contra os poderes, contra Camaradas, contra a Natureza, contra a carreira que o próprio Carmo Vicente escolheu, de livre vontade, e que prosseguiu durante 6 anos. Até lhe aparecer um IN pela frente, digno, combativo e que o obrigou a reflectir. Por isso também, é um texto contra ele próprio.

É um retrato da odisseia de Gadamael, que serve de espelho a outros escritos sobre o mesmo tema. E, apesar do tom recriminatório que se sente em cada linha, também nelas se lêem o espírito de abnegação (o transporte dos mortos, as lanchas a virarem...) e o heroísmo daquela gente.

Foi a Guerra que vivemos (é sempre assim em todas), em poucos minutos, horas ou dias, somos capazes do melhor e do pior.

Um abraço,
vb
___________

Nota de L.G.:

(1) Vd. postes de:

4 de Junho de 2008 >
Guiné 63/74 - P2915: Com os páras da CCP 122/ BCP 12, no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (1): Aquilo parecia um filme do Vietname

5 de Junho de 2008 >
Guiné 63/74 - P2917: Com os páras da CCP 122/BCP 12 no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (2): Quase meia centena de mortos... Para quê e porquê ?

12 de Junho de 2008 >
Guiné 63/74 - P2933: Com os páras da CCP 122/BCP 12 no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (3): Manuel Peredo, ex-Fur Mil Pára, hoje emigrante

16 de Junho de 2008 >
Guiné 63/74 - P2950: Com os páras da CCP 122 / BCP 12, no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (4): Opiniões (Carlos Silva / Nuno Almeida)

(2) Mensagem de 13 de Maio enviado pelo editor L.G.:

Amigos e camaradas Victor Tavares, Manuel Rebocho, Casimiro Carvalho, Coutinho e Lima, Jorge Canhão e Pedro Lauret (c/c ao Virgínio Briote e ao Carlos Vinhal, ao Leopoldo Amado, ao Nuno Rubim e ao A. Marques Lopes):

Junto vos envio um excerto do livro do Vicente Carmo sobre Gadamael. É já antigo, esse livro. Chegou-me às mãos, ou melhor, foi-me enviado por e-mail pelo Leopoldo Amado, com a sugestão de ser publicado, no todo ou em parte, no nosso blogue...

Acontece que tenho reservas, devido à críticas, muito pessoais, que o autor faz ao comandante do seu batalhão (BCP 12) e a alguns dos seus camaradas... Não sei se são justas ou não... Mas vão contra o espírito do nosso blogue. Não conheço o livro nem o autor (de quem já publicámos em 11 de Fevereiro de 2007 uma versão sobre os distúrbios ocorridos em Bissau, em Janeiro de 1968). Gostava de ouvir a opinião dos nossos páras, o Victor e o Rebocho, nossos camaradas do BCP 12 (o Vicente era sargento da CCP 122), mas também daqueles que conheceram, de perto, Gadamael, na época em causa (Maio/Junho de 1973): caso do Casimiro Carvalho, do Jorge Canhão, do Coutinho e Lima... Mas também do Pedro Lauret...

Enfim, também solicito o parecer do A. Marques Lopes e do Nuno Rubim, nossos "assessores", bem como do Leopoldo, e dos meus queridos co-editores. Interessa-me sobretudo o relato (objectivo, isento ?...) sobre os acontecimentos de Gadamael, e não propriamente os juízos de valor sobre os homens...

Podem-me dar-me uma ajuda ?

Um abraço do Luís Graça

Sem comentários: